10 dicas para te ajudar a passar no seu exame de certificação

10 dicas para te ajudar a passar no seu exame de certificação

Antes de sua prova começar, tente procurar em seu cérebro e pensar em toda a informação que você aprendeu nas últimas semanas. Prepare sua memória para buscar essas informações quando chegar o momento

1- Prepare-se!

Você deve começar a se preparar para o seu exame pelo menos algumas semanas antes para que você não se sinta sendo apressado. Comece devagar e gradativamente aumente a intensidade da prepração. É difícil enfatizar o suficiente o quanto é importante se preparar devidamente para sua prova. Muitos operadores pensam que porque eles trabalham na área, não tem necessidade de se preparar para a prova porque afinal, eles já dão conta de seu trabalho, certo? Errado! Independente de quanta experiência você tenha, as provas estão constantemente mudando para levar em conta regras novas e assuntos novos. Se você não possui experiência na área, existem mais motivos para você se preparar. Você está provavelmente se perguntando “pois então como eu me preparo”? A resposta é bastante simples. Revise todo o material esperado para o exame que você planeja realizar. Muitos lugares publicam essa informação para ajuda-lo a focar no que cairá na prova; aproveite isso. Assim que voê tiver uma ideia do que a prova irá cobrir, revise os documentos que possuem o material. Uma dica onde você pode checar se está pronto em todas as áreas do conhecimento está em nosso site CertBest, onde temos diversas questões para avaliar seu conhecimento.

2- Encontre o que funciona para você

Nem todo mundo aprende da mesma forma, então você precisa encontrar qual procedimento funciona melhor para você. Você é uma pessoa visual? Talvez vídeos sejam seus melhores amigos. Se você depende da sua memória, leia tudo que você puder antes da prova. Talvez você seja uma pessoa mais auditiva. Se for, procure no YouTube por vídeos explicativos e “como fazer”. Independentemente de como você aprende, matemática é algo que você deve praticar. Comece com problemas que você saiba a resposta usando amostras de provas, depois tente criar seus próprios problemas de matemática e veja se você pode provar que você escolheu a resposta certa.

3- Teste-se

Se você trabalha na área ou não, você deve se preparar para a prova testando à você mesmo diariamente. Você deve tentar descobrir as respostas sozinho. Muitas vezes as pessoas guardam melhor as informações quando elas tem que ir atrás, ao invés de quando alguém explica a resposta a elas.

4- Treine fazendo provas

Encontre um exame de estudo que possua o material que você espera cair na sua prova. Faça cópias da prova sem as respostas pois você deve praticar a prova até que você consiga responder todas as questões facilmente. Tenha em mente que após algumas tentativas você vai começar a memorizar a resposta correta. Se isso ocorrer, corte a prova em diferentes partes e cole-as em outra folha de papel em ordem diferente. Saber o porque uma resposta é a correta é muito melhor do que memorizar um questão especifica e sua respectiva resposta, porque não é nada provável que você veja exatamente a mesma questão na sua prova.

5- Prepare-se para o pior

Dependendo de qual level de certificação você irá realizar o teste, não pense que você pode decidir o quão difíceis as questões da prova serão. Muitas pessoas tentam determinar se uma questão estará na sua prova e se eles decidirem que é muito difícil, eles não estudam. Esta é uma atitude falha. A maioria das pessoas procuram por um caminho mais fácil, então, antes que elas saibam realmente, elas assumem que a maioria das questões são difíceis demais e as pulam. Nunca pense que uma questão é difícil demais para uma prova. Se você ficar preso em alguma questão e não entendeu algo, peça ajuda, NÃO PULE!

6- Curso de revisão para a prova

Algumas semanas antes de uma prova de certificação, procure por um curso de revisão para a prova. Geralmente esses cursos são uma ótima forma de aprimorar seu conhecimento e fazer você focar no que é importante. Outro benefício de fazer um curso de revisão é que você provavelmente sairá do curso com material extra para estudo, material que você poderá revisar antes da prova. Uma coisa para checar antes de se matricular para um curso de revisão; tenha certeza que você estará fazendo um curso de revisão que é ensinado por alguém que já realizou o exame para o qual você está se preparando. Você não iria querer alguém com uma certificação de nível menor te dizendo qual é o material que deve ser estudado se ele ou ela não tiverem realizado a prova anteriormente. Você ficaria surpreso se soubesse a frequência em que isso acontece. Adicionalmente, você deve perguntar se o instrutor do curso é um operador real. Não importa o quão inteligente a pessoa é se ele ou ela não pode relacionar o material com a realidade. Por último, tente encontrar um curso de revisão oferecido o mais perto possível da data da prova. Isso vai garantir que a informação esteja fresca na sua memória. Por incrível que pareça, você pode esquecer uma tonelada de informações num curto período de tempo.

7- Prática leva à perfeição

Eu não consigo reforçar o suficiente como é importante continuar praticando para sua prova; mesmo no último minuto se você sentir que precisa. Muitos operadores irão levar seu material de estudo junto com eles para a prova e planejam estudar por 20 minutos em seus carros antes da prova. A realidade disse é que você provavelmente não vai aprender nada novo, mas sua memória de curto prazo irá reter algumas informações extras que poderão ser úteis durante a prova, lembre-se faça simulados para alcançar a perfeição.

8- Remédios caseiros

Existem vários “remédios caseiros”para ajuda-lo enquanto você está estudando e até quando você está realizando a prova. Vários estudos mostram que mascar chiclete enquanto estudamos nos ajuda a reter mais informações por aumentar o número de informações guardadas na sua memória de longo e curto prazo. Além disso, chiclete ajuda a reduzir o estresse e aumenta a atenção; dois fatores que podem causar perda de foco quando você estiver realizando a prova. Um segundo remédio caseiro para melhorar sua habilidade na prova é comer uma refeição completa antes da prova. Se o seu corpo está cheio, seu cérebro permite que você foque na prova ao invés do quão faminto você está. Se você é uma pessoa que gosta de cafeína, um pouco pode ajudar. Um pouco de cafeína é bom, mas muito pode deixar você nervoso, ansioso e inapto para focar na sua prova, especialmente se você estiver focando no banheiro. Similarmente, beba água o suficiente para se manter hidratado, mas não o bastante para que você tenha que usar o banheiro a cada 20 minutos.

9- RELAXE!

Antes de qualquer prova você precisa ter uma boa noite de sono. Existem incontáveis estudos que provam que os resultados das provas decaem com um sono irregular. Se o seu corpo está cansado, ele não vai permitir que você foque e sua memória ficará confusa. Seu corpo não se importa se você tem uma prova importante, ele só se importa consigo mesmo, então tome conta dele. Uma boa regra é se comprometer a pelo menos 7 horas de sono. Quanto mais, melhor, mas não passe o dia todo jogado na cama; você tem uma prova, lembra?

10- DIA DA PROVA! 

Finalmente chegou, sua hora de brilhar! Tenha certeza de que você tenha todos os materiais essenciais para a prova; lápis, calculadora com bateria e chiclete. Antes da prova, não se esqueça de ir ao banheiro para que você não fique com pressa querendo acabar logo a prova para que você possa ir ao banheiro. Antes de sua prova começar, tente procurar em seu cérebro e pensar em toda a informação que você aprendeu nas últimas semanas. Prepare sua memória para buscar essas informações quando começar sua prova.

Assim que a prova começar, passe por toda a prova e responda todas as questões que parecem fácil. Se você tem se preparado de forma correta, a maioria das questões vão parecer fáceis. Assim que você terminar de responder todas as questões fáceis, volte e tome um segundo para olhar as questões que você não respondeu. Provavelmente terão algumas que parecem fáceis agora que seu cérebro está preparado para puxar informações mais antigas e para responder questões. Depois da sua segunda vasculhada pela prova, volte novamente e comece a trabalhar nos problemas que não foram resolvidos instantaneamente. Não se preocupe se levar um minuto para resolver a questão, é para isso que você está preparado. Se você se encontrar empacado em um problema mais do que alguns minutos, siga em frente, você poderá voltar a ele depois. O objetivo é responder o máximo de questões possíveis. Por último, depois de você responder todas as questões revise suas respostas e tenha certeza que elas ainda parecem corretas. Preste atenção e tenha certeza de que você estará preenchendo a lacuna correta da questão. Existem várias pessoas que acidentalmente pulam uma linha no gabarito, o que causa todas as outras questões ficarem erradas. Assim que você se sentir confiante em relação às suas respostas, respire fundo e saiba que você fez tudo que podia. Você provavelmente passará na prova se tiver seguido todas estas dicas.


Fonte: Artigos Administradores / 10 dicas para te ajudar a passar no seu exame de certificação

Os comentários estão fechados.