10 dicas que separam os chefes dos líderes – Atividade prática

10 dicas que separam os chefes dos líderes – Atividade prática

Chega de teorias! Vamos ver na prática o quanto estamos realmente próximos de uma postura de líder

Olá! Aqui é o Fabiano, Leader, Life e Business Coach e gostaria de compartilhar com você alguns aprendizados que tive durante a minha jornada profissional de praticamente 18 anos atuando em posições de gestão e liderança em grandes empresas.

Antes disso gostaria de trazer alguns números importantes:

  • Em uma pesquisa feita pelo The Conference Board (New York) constatou-se que 64% dos entrevistados disseram que: o que torna uma empresa um péssimo lugar para se trabalhar são os líderes despreparados.
  • Outra pesquisa realizada em uma rede varejista de 68 lojas no Brasil aponta que o comportamento do líder favorece no clima corporativo e no resultado dos negócios.
  • Pesquisa realizada pela PUC com 10 executivos aponta que 70% deles conseguiram melhorar o ambiente e relacionamentos.

Esses são dados conhecidos, e muito provavelmente você já os viu. E também já sei que virou clichê dizer que chefe é diferente de líder, que líder é o que as empresas precisam, e assim por diante. O fato é que mesmo sendo clichê, as dificuldades relacionadas com a Liderança ainda existem, e os desafios são gigantes. E isso ocorre principalmente pelo fato de que Liderança está ligada com comportamento.

Obviamente que não podemos generalizar. Passei por algumas grandes empresas e encontrei alguns líderes que realmente fazem a diferença. Líderes que estão sempre junto da equipe, eliminando barreiras, enxergando os problemas como oportunidades e motivando nos momentos de crise. Porém também me deparei com líderes autoritários, com dificuldades de comunicação, dificuldades de ter o carisma da equipe, enfim.

Mas e aí Fabiano, o que diferencia um do outro? O que diferencia líder de chefe? Separei aqui 10 itens simples, e gostaria de te convidar para uma atividade. Sei que você já leu muito sobre Liderança, portanto, gostaria de convidar todos para uma atividade um pouco mais prática!

Pegue um papel e caneta, e faça uma simples tabela. Lista os 10 itens abaixo, e ao lado de cada um desses itens abaixo coloque uma numeração de 1 a 10:

Delegar, Ousadia, Trabalhar em Equipe, Foco, Desenvolvimento em Equipe, Visão de Futuro, Priorizar, Dar feedback, Criatividade, Inspirar.

Agora, para cada uma desses 10 itens, pergunte para si mesmo onde você está, em uma escala de 1 a 10. Por exemplo, eu como líder considero que minha capacidade de delegar está em 7. Então, devo pintar do 1 ao 7 na linha do Delegar. E assim por diante.

Isso vai te mostrar o que você precisa desenvolver para se aproximar cada vez mais de uma postura de Líder, e se afastar cada vez mais de uma postura de chefe! E vai te mostrar também os teus pontos mais fortes, que você deve cultivar cada vez mais.

Essas são as 10 dicas, e também fazem parte da ferramenta que utilizamos em treinamentos e processos de Coaching, chamada de Roda da Liderança. São as 10 posturas indispensáveis para quem deseja se transformar em um líder, e após isso transformar pessoas!

Espero que você tenha gostado e agora é criar um plano de ação para desenvolver o que precisa! Forte abraço! Nos vemos logo mais!

Publicado originalmente em http://www.e-volv.me/artigos-videos/comportamentos-do-lider/


Fonte: Artigos Administradores / 10 dicas que separam os chefes dos líderes – Atividade prática

Os comentários estão fechados.