10 hábitos para economizar

10 hábitos para economizar

Dicas simples para economizar em tempos de crise e instabilidade econômica

Devido aos aumentos recorrentes de preços, impostos e taxas, nos vemos em um momento econômico delicado que nos leva a reduzir gastos, e precisar de mais recursos para manter o fluxo de caixa. Pensando nessa necessidade, criei uma lista de 10 hábitos que podemos adquirir para suavizar os impactos econômicos e economizar.

  1. Faça orçamentos.  Pode até parecer banal e irrelevante, mas pesquisando preços de forma sistêmica, você pode economizar muito no final do mês. E é muito importante ficar atento aos impostos e fretes (quando houver), para que os custos adicionais não comprometam o preço baixo.
  2. Planeje e tenha registrado seus gastos previstos no  mês. Tenha uma agenda para registrar sempre os eventos, compromissos, viagens e contas do mês. Assim, fica mais fácil prever e visualizar os gastos, a fim de não ter surpresas, como aquela duplicata que foi esquecida.
  3. Separe e conheça seus custos. Além de anotar e planejar, separe em categorias de relevância seus compromissos, e reserve uma quantia estimada para cada item. Tendo assim um “limite” para não gastar mais que o esperado.
  4. Troque saídas e passeios caros por programas saudáveis e mais baratos, como passeios ao ar livre.
  5. Peça descontos. O que parece ser até embaraçoso e constrangedor, pelo contrário, é muito normal e necessário em tempos de crise. E como hoje em dia nos preços já vem embutidas taxas de serviços de cartão de crédito, é bem provável que você sempre conseguirá um desconto para pagamentos em espécie.
  6. Deixar de gastar é tão importante quanto ganhar. Um gasto desnecessário é prejuízo, e, pensando nisso antes de colocar a mão no bolso, podemos chegar ao final do mês com um resultado bem melhor.
  7. Sempre reveja as necessidades. Quando achar que precisa de algum bem novo, espere. Escolha, olhe os preços e aguarde uma ou duas semanas. Se continuar precisando muito, olhe o melhor preço novamente e compre, ou aguarde mais ainda por uma promoção.
  8. Cuidado com os cartões de crédito. Principalmente em um shopping, viajem ou balada, é comum ficarmos impressionados com o ambiente, as propagandas e acabarmos gastando muito mais que podemos. Antes de sair, defina um limite de gastos e não o ultrapasse.
  9.  Reveja seus investimentos. Se tem algum dinheiro investido, ou guardado, reveja os contratos, e, se possível, estude outras opções. Você pode diminuir os riscos de perda, aumentar as taxas de retorno e diminuir despesas financeiras.
  10. Faça do seu hobbie, uma forma trabalho. Hobbies geralmente são muito onerosos, e acabam até sendo deixados de lado pelo seu custo. Mas, vendo com um olhar empreendedor, o que você faz bem pode te trazer retorno, quase sem investimentos.

Espero que tenha contribuído, e que minhas dicas gerem resultados positivos no seu cotidiano. Caso tenha dúvidas, críticas ou sugestões, fique à vontade para me enviar um e-mail. Terei muito prazer em ajudar ou ter um feedback.


Fonte: Artigos Administradores / 10 hábitos para economizar

Os comentários estão fechados.