10 lições de liderança do filme "Perdido em Marte" para inspirar o dia a dia

10 lições de liderança do filme “Perdido em Marte” para inspirar o dia a dia

Os filmes são poderosas ferramentas de motivação. Seja qual for o gênero, eles podem contribuir significativamente com nosso crescimento, desenvolvimento e aprendizagem por meio das valiosas lições de vida e carreira que transmitem

Na última semana, fui ao cinema assistir ‘’Perdidos em Marte’’. O filme conta o drama do astronauta Mark Watney (Matt Damon), enviado a uma missão em Marte. Após uma severa tempestade ele é dado como morto. Sozinho no misterioso planeta, com escassos suprimentos, sem saber como reencontrar os companheiros, ele tenta retornar a Terra. 

Até aí, tudo bem! Um filme normal como todos os outros, se não fosse a minha mente criativa e sempre voltada para fazer um paralelo com a vida real e a carreira profissional. Então, fui anotando em meu bloco de notas, algumas lições que o filme me fez refletir.  Seguem abaixo:

1-    Criatividade – Logo após sobreviver ao acidente, o ator tem que usar a criatividade para permanecer vivo, reaproveita ferramentas antigas e até mesmo cria novas técnicas.

2-    Conhecimento – O astronauta, que é formado em botânica, teve que colocar em prática todo seu conhecimento, pois ele foi vital para que pudesse permanecer por muito tempo alimentado. Ele fez uma plantação de batatas em um lugar que era impossível plantar qualquer coisa.

3-    Comunicação – Essa parte do filme foi vital e crucial para o seu resgate, pois sem ela, jamais o teriam encontrado. Mas não foi fácil, ele utilizou um ‘’alfabeto’’ ( não sei o nome) para que pudessem se comunicar e dar as coordenadas do local para o resgate. 

4-     Trabalho em equipe – O sucesso do resgate só foi possível, graças ao empenho e o compromisso de todos os membros em executar a missão, tendo em vista que, a missão só seria concluída se todos estivessem de acordo com o plano. 

5-    Prazo apertado –  Os engenheiros da Nasa deram um prazo de 6 meses para criar uma sonda para enviar alimento, porém, o diretor informou que o prazo era de apenas 3 meses. Imaginem o desespero do time?! Heheheh 

6-    Acreditar em jovens talentos  – Às vezes, as soluções e as grandes ideias vêm de pessoas que você menos espera, por isso, acho muito importante o líder ter a humildade de ouvir e confiar nos jovens talentos. Em um trecho do filme, um jovem astronauta, foi o principal responsável sucesso do resgate. 

7-    Assumir riscos – O líder sempre tem que assumir o papel de líder, ou seja, assumir riscos. No filme, o comandante assume a tarefa sair da nave para realizar o resgate, colocando-se em perigo em prol da missão.

8-    Foco na resolução do problema: Toda a equipe, inclusive a equipe da ‘’Nasa japonesa’’ estava focada e empenhada no sucesso da missão, não mediram esforços, horas extras, dedicação, etc…

9-    A importância de ter uma equipe talentosa – Na equipe de astronautas, todos tinham habilidades diferentes. Ex: botânico, químico, etc… E isso foi fundamental para o sucesso do resgate, pois, teve o momento de criar uma bomba ( precisava do químico), plantar batatas ( botânico). 

10- Quando tudo conspirar contra, tenha fé e vá em frente –  Quando tudo estava correndo bem, eis que a plantação das batatas é detonada, se perde, a primeira sonda enviada explodiu…Tudo parecia que estava caminhado para um final trágico, eis que surge uma luz no fim do túnel, uma equipe de astronautas japoneses resolvem ajudar no resgate e, no final, deu tudo certo!

 A grande lição filme está no final, onde o astronauta encerra o filme com uma linda reflexão: Na vida, você tem duas escolhas: aceitar o momento difícil e se entregar ao fracasso ou lutar com todas as suas forças para chegar ao sucesso.

 Gostou? Então compartilhe essa leitura!

Um grande abraço!


Fonte: Artigos Administradores / 10 lições de liderança do filme “Perdido em Marte” para inspirar o dia a dia

Os comentários estão fechados.