10 Livros sobre o mercado de ações para você investir melhor

10 Livros sobre o mercado de ações para você investir melhor

Uma pequena lista com 10 excelentes livros sobre o mercado de ações que pode ajudar desde o iniciante até o mais experiente investidor a melhorar seus resultados na bolsa e acelerar a conquista da liberdade financeira.

Quando comecei a me preparar para entrar no mercado de ações, lá pelos anos de 2005, eu devorava muitos livros sobre o mercado financeiro, principalmente os que falavam sobre Análise Técnica (só mais pra frente comecei a estudar os de Análise Fundamentalista, mais pra frente você vai saber o porque disso).

Entretanto, muitos amigos meus falavam que isso era perda de tempo, pois se desse dinheiro, porque alguém iria ensinar para os outros?

Nunca concordei com esse tipo de afirmação, pois se sou um profissional e ganho dinheiro com que faço, eu não posso ensinar aos outros como fazer? Vamos fechar todas escolas e faculdades então, elas devem estar nos enganando!

Em alguns momentos até fiquei meio balançado com esse tipo de “conselho”, pois os resultados demoraram a aparecer, só que hoje posso dizer com toda segurança que todos os livos que li, de alguma maneira contribuíram para a minha evolução como investidor.

Hoje, olhando para trás, eu vejo que valeu a pena cada minuto investido na leitura desses livros.

Por isso achei interessante criar para você uma lista com os livros que mais me influenciaram e me transformaram em um investidor mais consciente, seguro e lucrativo.

Gostei de elaborar essa lista pois ela acaba contando um pouco da minha trajetória.

Os primeiros livros são sobre Análise Técnica, que retratam bem o meu começo, quando eu era somente um iniciante e queria ficar rico mais rapidamente ao aproveitar as oscilações de curto prazo (doce ilusão!).

Mais pro final você verá livros mais voltados ao Buy and Hold, Análise Fundamentalista e a idéia de enriquecimento através da construção de renda passiva com dividendos e ações.

Foi nesse ponto que, antes de desistir de tudo, mudei o tipo de investidor que eu era, troquei de estratégia e finalmente comecei a ver meus primeiros lucros consistentes aparecerem.

Graças à essa mistura de livros com visões tão diferentes, hoje consigo analisar o mercado tanto através dos gráficos quanto através dos fundamentos, o que me dá mais clareza na hora de investir, gera um retorno muito maior e com muito mais segurança.

Então vamos agora à minha pequena mas valiosa lista de livros sobre o mercado de ações.

1. Análise Técnica, Teoria, Ferramentas e Estratégias – Márcio Noronha

Livro muito bom para quem quer ter uma noção básica sobre Análise Técnica. Foi escrito por um dos traders mais famosos do Brasil.

Ele aborda de maneira bem didática temas como: tipos de gráficos, figuras gráficas, indicadores técnicos, Candlesticks, ondes de Elliot, Fibonacci, delta, teoria da reflexão etc.

Apesar de abordar muitos temas, infelizmente não apresenta, na minha opinião, as melhores estratégias para realmente ganhar dinheiro de maneira consistente no mercado de ações. Essa deve ser uma habilidade que você terá que desenvolver por conta própria a partir das ferramentas que ele apresenta.

Enfim, foi o primeiro livro que li sobre Análise Técnica, depois desse li muitos outros, mas por incrível que pareça, hoje utilizo somente as ferramentas mais básicas que aprendi nesse livro e consigo ter um resultado excelente.

Recomendo a leitura para quem não sabe nada de Análise Técnica.

2. Stocks for the Long Run – Jeremy Siegel

O autor é um professor de finanças na Wharlton School of the University of Pennsylvania (chique hein) e de acordo com a própria descrição de sua obra, o livro é um guia definitivo sobre a rentabilidade do mercado e estratégias para investimentos de longo prazo.

Excelente leitura, principalmente para quem, assim como eu, gosta do buy and hold com reinvestimento dos dividendos.

O livro apresenta diversos estudos feitos com dados de negociação coletados desde meados de 1800. Ou seja, é dado pra caramba!

Utiliza muitos gráficos e estudos baseados em evidências passadas para provar o seu ponto: o investimento em ações é o mais RENTÁVEL e ao mesmo tempo o mais SEGURO no longo prazo.

Se você souber o que está fazendo.

Vale muito à pena a leitura se você quiser vencer na bolsa de valores!

Mas, espere um pouco… 

A essa altura você pode estar se perguntando: ué, mas ele só leu UM livro sobre Análise Técnica? Achei que ele tivesse dito que foram vários antes de se aventurar pelo mundo da Análise Fundamentalista!

Sim, se você pensou isso, quer dizer que você está prestando atenção e sim! Você está certo, eu li muitos outros excelentes livros sobre AT e AF!

Caso você queira descobrir quais foram eles, convido você a clicar aqui e continuar sua leitura dentro do meu blog.

Eu até ofereceria um cafezinho Nespresso (meu vício) por ali se fosse possível, mas por motivos óbvios, dificilmente isso vai acontecer 😉

Por outro lado, você pode dar uma olhada no eBook gratuito que eu mesmo escrevi e ofereço aos visitantes da minha página. 

Nele dou mais detalhes do método que criei a partir de toda essa leitura e que foi responsável por me gerar mais de 250% de lucro desde 2009 (+ de 30% ao ano), muito acima do Ibovespa (33,14%) e do CDI (111,11%).

É um método inovador e que pode parecer estranho à primeira vista, já que nunca conheci ninguém que fizesse o mesmo: utilizar gráficos e fundamentos para uma análise mais clara e segura das empresas.

Enfim, não quero estragar a surpresa. Clique aqui e continue a leitura no meu blog.

Nos falamos por ali!

Abraços!

– Bruno Kataoka

 


Fonte: Artigos Administradores / 10 Livros sobre o mercado de ações para você investir melhor

Os comentários estão fechados.