10 qualidades dos profissionais de comércio exterior

10 qualidades dos profissionais de comércio exterior

Quais são as características mais valorizadas na área? Quais aptidões desenvolver para se adaptar ao mercado? Essas são algumas questões que este artigo busca responder. Uma dose de conhecimento a mais é sempre bem-vinda.

Existem habilidades que são imprescindíveis para quem escolheu o território dos negócios internacionais. Pode ser que você já esteja no mercado ou esteja pensando em dar este grande passo em sua vida, mas ainda não possua todas as características a seguir. Se for esse o caso, acalme-se! Sempre é tempo de se aprimorar. O grande lance do sucesso não é saber tudo, mas estar disposto a aprender.

 1- Liderança:

Algumas pessoas confundem “liderar” com “mandar”, mas é preciso saber que essas duas palavras têm diferentes significados. A liderança pode ser aplicada independentemente de cargo ou função e é uma característica daqueles que estão dispostos a motivar, desenvolver e direcionar sua equipe para o sucesso. 

O mercado de comércio exterior é repleto de altos e baixos. É por isso que as empresas buscam profissionais com o perfil de liderança, já que a positividade e a capacidade de tomar decisões pode ser benéfica para as situações que ocorrem em nosso dia a dia.

2- Automotivação:

Quem lida com negócios internacionais, sabe dos desafios que se encontram pelo caminho. São muitos obstáculos e entraves que deverão ser resolvidos com máxima eficiência. O profissional com automotivação se manterá firme e disposto a alcançar seus objetivos, mesmo em tempos de crise. Pessoas assim se destacam por conseguirem encontrar soluções, mesmo nas situações mais complicadas.

3- Espírito de equipe:

Importações e exportações são processos grandiosos, que envolvem tempo, dinheiro, riscos, documentações, cargas, dentre outras particularidades. Quem está na área, sabe que o trabalho de uma equipe é necessário para concluir os processos e alcançar resultados. Por isso é essencial que o colaborador saiba da importância da união para atingir os objetivos. Esse profissional está disposto a falar e também a ouvir, além de saber compartilhar informações e conhecimentos, agregando valor à equipe.

 4- Criatividade:

Criatividade é o talento para inovar, isto é, fazer o que todo mundo já faz, de uma forma completamente diferente. As empresas de comércio exterior, buscam profissionais inovadores, com uma mente aberta a ideias novas e com disposição para criar soluções logísticas e mercadológicas. Boas ideias serão sempre bem-vindas.

5- Comunicação efetiva:

Em nosso mercado, se comunicar claramente é essencial, tanto para os clientes, que não têm tempo a perder, quanto internamente, para nossa equipe de trabalho. Uma comunicação clara e aberta pode ser um ótimo terreno para boas ideias além de evitar falhas nos processos. Em nosso mundo, comunicação é tudo.

6- Capacidade de negociação:

Ela é uma das principais características do profissional de comércio exterior, já que a negociação com fornecedores e clientes é algo fundamental para nosso cotidiano. Esse profissional avalia os riscos e toma decisões que beneficiam todos os lados. Isso proporciona melhores resultados para todos os públicos.

7- Adaptabilidade:

Quem lida com diversas culturas e hábitos diariamente, deve ter a capacidade de se adaptar. Um profissional flexível, que consegue se sair bem em qualquer situação, ganha muitos pontos na área. Para isso é essencial olhar para o outro com paciência e compreensão, levando em consideração que a realidade dele pode ser diferente da nossa.

8- Busca por conhecimento: 

Atualização é tudo! Sabemos que nosso mundo está em constante movimento e transformação. O profissional que lida com o mercado global, deve estar disposto a aprender cada dia mais. Por mais experiência que se tenha, atualizar os conhecimentos é sempre importante.

9- Bom humor:

Como é bom trabalhar com pessoas positivas e felizes, que estão sempre animadas e conseguem enxergar o lado bom de tudo. Ser positivo é estar preparado para a vitória. Pessoas assim sempre alcançam ótimos resultados. O bom humor é importante não apenas para o comércio exterior, mas para todas as áreas.

10- Relacionamento interpessoal:

Uma característica essencial para tudo. Para se relacionar bem é preciso ter inteligência emocional, isto é, não permitir que situações exteriores afetem nossa produtividade, além de buscar a verdadeira parceria dos colegas de trabalho. Saber aceitar críticas, ouvir e analisar o que não deu certo é um ótimo caminho para o crescimento pessoal.

Agora sabemos que não ter todas as qualidades acima, não representa um fracasso. O importante é exercitarmos cada uma delas durante nossa carreira. Quando temos foco, os resultados são certos.

 


Fonte: Artigos Administradores / 10 qualidades dos profissionais de comércio exterior

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