11 dicas para atualizar sua gestão do tempo

11 dicas para atualizar sua gestão do tempo

Aumente sua produtividade!

A gestão do tempo não é foco de pesquisas de hoje, mas já faz cerca de uma década que indústrias, organizações e pessoas estão destinando sua atenção à ela com o objetivo de maior produtividade e efetividade. Procuramos dicas genéricas destinadas à aplicação em qualquer tipo de situação.

Dica 1 – Liste de 1 a 10 aquilo que realmente é importante!

Seja para sua vida, uma organização ou uma indústria, o que realmente importa? Liste de 1 a 10 (com no máximo 10 palavras cada) deixando 2 linhas em branco logo abaixo, em ordem de importância quais são as necessidades/objetivos vitais. Pode ser aumentar as  vendas, a produção, reduzir custos, aperfeiçoar os conhecimentos, implantar uma nova filosofia… etc.

Dica 2 – Nas duas linhas em branco, escreva COMO alcançar

Tente explanar, de forma bruta, como você pretende realizar essas necessidades/objetivos. Sim aqui você vai listar o modus operandi destas necessidades/objetivos.

Dica 3 – Qual é possível começar imediatamente?

Depois de pensar rapidamente sobre como fazer, para aperfeiçoar a gestão do tempo, coloque na ordem da possibilidade de início de cada um deles. Saber por onde e quando começar muitas vezes é mais importante do que fazer em si.

Dica 4 – Quando?

Coloque datas para início e fim de cada atividade, sem esquecer-se de adicionar os ciclos de avaliação e novas metas, objetivos e necessidades. Como o mundo está evoluindo cada vez mais rápido, pode ser que mudanças de estratégias sejam necessárias, sendo assim, procure ser mais flexível e menos rígido.

Dica 5 – Mantenha o olhar fixo na linha de chegada

Por mais que o mundo mude e os caminhos cada vez apresentem-se de forma diferente para você, não perca de vista o ponto onde deseja chegar. Objetividade é arma fundamental para a gestão do tempo.

Dica 6 – Instantaneidades

Sempre urgências aparecem…Então em seu planejamento já preveja atividades que podem ser substituídas por outras. Uma estratégia interessante é a do Kanban, que separa visivelmente estas atividades por ordem de importância, atribuindo cores à elas (vermelha =  atividades indispensáveis, amarelo = atividades importantes, verde = atividades dispensáveis, por exemplo)

Dica 7 – Melhoria contínua

Quanto mais repetimos uma atividade dentro deste cronograma de gestão do tempo, a probabilidade de despendermos menos tempo na execução dela é maior, portanto procure prestar bem a atenção em como você desempenha cada uma delas e procure achar formas de dinamizá-la.

Dica 8 – Anote o tempo

Anote o tempo dispendido em cada atividade, você ficará impressionado quanto tempo perde realizando coisas inúteis. Inicialmente da um pouco de trabalho, mas os frutos futuros valem muito a pena. Isso serve para atividades pessoais e também atividades organizacionais.

Dica 9 – Utilize programas

Com a revolução tecnológica que estamos passando, aplicativos e programas que nos auxiliam nessa gestão do tempo só têm a adicionar nestas tarefas burocráticas. Agendas, check-lists, programas de kanban e muitos outros existem para as mais diversas plataformas.

Dica 10 – Da mecanização à criatividade

A gestão do tempo vem através de atitudes mecanizadas, pragmáticas, mas não esqueça que o objetivo delas é dispensar tempo gasto de forma incorreta, para que você e sua organização possam dedicar este tempo ao que realmente interessa.

Dica 11 – Quebrar paradigmas não é fácil

Quebrar os paradigmas de como agimos ou de como uma organização funciona não é fácil. Quando falamos de nós mesmos é até tarefa simples, mas quando o assunto é um time ou uma indústria inteira é necessário um bom planejamento da gestão do tempo prévio.

Conclusão

Gostou do artigo? Estas dicas ajudaram a pensar melhor sobre a gestão do tempo? Comente abaixo,
pois sua experiência é o que faz estas dicas terem efetividade.


Fonte: Artigos Administradores / 11 dicas para atualizar sua gestão do tempo

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