11 exercícios comprovados para desenvolver o foco

11 exercícios comprovados para desenvolver o foco

A falta de foco é um problema para a maioria das pessoas, por isso escrevi este artigo com 11 exercícios incríveis para o foco que mudaram a minha vida.

Escolher uma atividade e direcionar todo meu foco para ela nunca foi uma tarefa fácil pra mim. Haviam sempre muitas informações chegando, tantas oportunidades e mais uma série de distrações e eu não conseguia ignorá-las.

Eu acreditava que deveria absorver todas as informações, abraçar todas as oportunidades e atender a todos os chamados que surgiam durante o tempo todo. Além de sempre estar respondendo mensagens, dando uma olhadinha no Facebook, assistindo aquele vídeo que alguém me indicou etc. Nem preciso dizer que meu tempo nunca rendia da melhor forma possível e a qualidade de toda minha produção jamais era a melhor.

Você se identificou? Claro, quem nunca teve esse tipo de problema?

Mas há uma explicação para essa dificuldade de concentração, segundo Gary Marcus, da Universidade de Nova York, nosso cérebro não foi feito para estar focado em uma única atividade e a resposta para isso está em nossos ancestrais, para eles o tipo de concentração que queremos ter agora não era necessária, assim como os animais, eles deveriam focar em no máximo de estímulos que pudessem ao mesmo tempo, na presa, nos predadores, na busca por abrigo e em várias outras preocupações que tinham, para eles, isso significava a sobrevivência.

Hoje, em pleno século 21, não precisamos mais nos preocupar em caçar, com criaturas gigantescas querendo nos devorar ou sair por aí buscando uma caverna para passar a noite. Nossas necessidades são outras e, assim como nossos ancestrais, precisamos nos adaptar e evoluir. Continue lendo e é isso que você descobrirá como fazer.

Pesquisas científicas descobriram que nosso cérebro leva aproximadamente 23 minutos para se concentrar completamente em algo, diz Gloria Mark, professora de informática da Universidade da Califórnia, Irvine e pesquisadora do tema de distrações digitais, no entanto, outro estudo, realizado em parceria entre a própria Gloria Mark e a Humboldt University, na Alemanha, mostra que em nosso mundo contemporâneo somos interrompidos em média a cada 3 minutos e meio.

Mas como manter o foco com tantos estímulos externos surgindo durante todo o tempo?

Como se concentrar sendo que somos convocados a desviar nossa atenção a cada minuto?

Foco é uma habilidade e, assim como qualquer outra, pode ser desenvolvida. É necessário treino, esforço e um pouco de paciência, mas tudo isso sairá bem barato perto de todo tempo que você economizará após aprender a se focar nas coisas importantes.

Mas como desenvolver o foco?

Como disse no início do texto, estar focado em algo nunca foi tarefa fácil pra mim, eu me distraia até com a sombra de alguém por baixo da porta, mas chegou um ponto que isso começou a me atrapalhar. Eu estava sempre planejando uma série de coisas, mas no final das contas não conseguia levar nenhuma até o final. Foi um caminho e tanto até aprender a me concentrar de forma que eu pudesse ser o mais produtivo que eu consigo.

Uma forma fantástica de aprender a dominar sua mente e seus pensamentos, consequentemente desenvolver a habilidade do foco, é a meditação. Meditar proporciona a qualquer um que se engaja nesta atividade, calma, controle emocional, menos estresse e o aumento da quantidade de neurônios no cérebro, algo que te fará mais hábil em qualquer atividade que te exija algum esforço intelectual.

No entanto, a meditação não é a única forma de treinar a habilidade do foco. Você sabia que o simples fato de estar lendo este texto já está aprimorando sua capacidade de se focar? Se não sabia, fique sabendo agora, inclua o hábito da leitura em seu cotidiano, além de aumentar seu foco, te deixará bem mais informado e inteligente.

11 exercícios para o foco

Exercícios para o foco

Vamos agora aos exercícios que deixarão seu cérebro extremamente afiado, mas lembre-se, assim como toda a habilidade, é preciso prática, portanto não adianta fazer um dia e achar que já é a pessoa mais focada do mundo, isso não é pílula mágica, é necessário um pouco de disciplina e força de vontade.

Mas tenho certeza que isso não é problema pra você rsrs

Seguem agora os 11 exercícios que incluí no meu dia a dia e que aumentaram de forma fantástica minha produtividade em tudo que faço.

Antes de iniciar os exercícios encontre um lugar tranquilo, desligue o celular e se certifique de que não será interrompido por pelo menos 10 minutos.

Exercício 1

Escolha um livro qualquer e conte as palavras de algum parágrafo, repita a contagem para se certificar de que está correta.

Aguarde um minuto e conte as palavras de dois parágrafos.

Quando isso ficar fácil, conte as palavras da página inteira, mas conte mentalmente e sem usar os dedos para apontar.

Exercício 2

Conte de 1 a 100 em sua mente e assim que terminar, conte de 100 a 1.

Repita esse exercício ao menos 3 vezes ao dia.

Exercício 3

Conte de 1 a 100 em sua mente de 3 em 3 (1,4,7,10 etc.) e assim que terminar, conte de 100 a 1 da mesma forma (100, 97, 94 etc.)

Exercício 4

Escolha uma frase ou palavra inspiradora e a repita em sua mente por 5 minutos. Assim que se tornar mais fácil, aumente o tempo para 10 minutos.

Exercício 5

Pegue uma fruta qualquer, uma banana, maçã, laranja, pêra etc. e a segure em suas mãos.

Agora examine a fruta em toda sua superfície e lados. Não pare pra pensar em qualquer coisa como onde essa fruta cresceu, seu valor nutritivo ou qualquer uma dessas coisas.

Simplesmente observe sua forma, seu cheiro e as sensações que ela te dá ao tocá-la.

Exercício 6

Esse exercício é bem semelhante ao anterior, mas você olhará para a fruta por 2 minutos e fechará seus olhos.

Agora, com os olhos fechados tentará ver a imagem da fruta em sua mente, lembrará de sua superfície, todas as características da fruta, como as deformações da casca, o cheiro e as sensações que ela te desperta.

Se a imagem começar a se apagar de sua mente, abra os olhos, observe a fruta por mais algum tempo e repita o processo.

Exercício 7

Pegue um objeto qualquer que você usa em seu cotidiano, um copo, colher, caderno ou qualquer outra coisa e o observe, mas sem qualquer tipo de pensamento a seu respeito, simplesmente o contemple sem qualquer palavra.

Exercício 8

Depois de já estar eficiente nos exercícios anteriores você pode avançar para este:

Desenhe um triângulo em uma folha de papel e colora da cor que preferir.

Após o desenho estar pronto, pegue a folha, coloque-a em sua frente e a observe.

A partir desse momento nada mais importa, somente o triângulo desenhado na folha. Evite qualquer tipo de pensamento ou distração, tudo que existe é você e o triângulo a sua frente.

Exercício 9

Faça o mesmo que fez no exercício 8, mas agora com mais uma etapa.

Após observar o triângulo e estar bem concentrado, feche os olhos e visualize o desenho em sua mente. Se a imagem se apagar, abra os olhos por um momento, olhe para o triângulo e repita o processo.

Exercício 10

Faça o mesmo que realizou no exercício anterior, mas agora ao invés de fechar os olhos, apenas tire o desenho de seu campo de vista e o visualize com os olhos abertos.

Exercício 11

Após ter dominado todos os 10 exercícios anteriores você poderá realizar este sem nenhum problema.

Por pelo menos 5 minutos ao dia (de preferência pela manhã) tente parar seus pensamentos. Tire um momento para apreciar o silêncio mental.

Se você realizou todos os exercícios com disciplina, parar a mente por um momento não será nada difícil.

Continue praticando todos os exercícios e nunca pare de evoluir.

Para se alcançar seu grande objetivo é necessário foco durante o caminho. Muitas distrações surgirão e oportunidades que parecerão imperdíveis seduzirão você, o problema é que a maioria dessas coisas não contribuirão na sua verdadeira busca. A única forma de superar tudo isso e não se desviar da estrada é estar completamente focado em seu objetivo e disposto a realizar as escolhas necessárias que te levarão até onde deseja ir.


Fonte: Artigos Administradores / 11 exercícios comprovados para desenvolver o foco

Os comentários estão fechados.