12 dicas para você destacar seu perfil no LinkedIn e conquistar uma vaga

12 dicas para você destacar seu perfil no LinkedIn e conquistar uma vaga

Entre as redes sociais, existe uma particularmente interessante para quem está buscando uma vaga de emprego ou até mesmo que está interessado em fazer negócios. Trata-se do LinkedIn, uma plataforma com mais de 20 milhões de usuários no Brasil1, usada principalmente por profissionais. O simples fato de possuir um perfil no LinkdedIn, passa uma boa impressão ao recrutador

Rede social focada no profissional

Entre as redes sociais, existe uma particularmente interessante para quem está buscando uma vaga de emprego ou até mesmo que está interessado em fazer negócios.

Trata-se do LinkedIn, uma plataforma com mais de 20 milhões de usuários no Brasil1, usada principalmente por profissionais.

O simples fato de possuir

um perfil no LinkdedIn,

passa uma boa impressão

ao recrutador.

Faça conexões: construa uma boa rede de relacionamentos, o que não significa quantidade, adicione de preferencia pessoas que conhece. Colegas atuais, antigos, turma da faculdade. A seguir você encontra 12 dicas para destacar seu perfil.

Como destacar seu perfil no LinkedIn

  1. Adicione uma foto profissional: Você aumenta suas chances de ser visto até 14 vezes2 mais e as pessoas se lembrarão da sua imagem.
  2. Adicione um título de sucesso: Logo abaixo do nome, adicione um título que pode ser o cargo que pretende atuar ou já atua. Este título fica em evidencia logo abaixo da sua foto em resultados de pesquisa e toda vez que alguém acessa seu perfil.
  3. Customize a URL do seu perfil: Você pode personalizar sua URL de perfil público, é um endereço web que você pode acrescentar no seu currículo de papel, no seu cartão de visitas, em outras redes sociais, compartilhar, incluir na assinatura de seus e-mails. Crie uma URL semelhante ao seu nome (ex.: br.linkedin.com/in/mariaangelicanascimento)

Siga o passo a passo3 abaixo:

  • Posicione o cursor sobre Perfil no topo da sua página inicial e selecione Editar perfil.
  • Você verá o link de uma URL abaixo da sua foto do perfil, como www.linkedin.com/in/seunome Posicione o cursor sobre o link e clique no ícone Configurações ao lado dele.
  • Sob a seção Sua URL de perfil público à direita, clique no ícone Editar ao lado da sua URL.
  • Insira a parte final da sua nova URL personalizada na caixa de texto.
  • Clique em Salvar.

 

4. Inclua suas informações de contato

Adicione o seu endereço de e-mail e o telefone para facilitar o contato entre você e as suas conexões. As suas informações de contato são apenas visíveis para as suas conexões diretas.

  1. Faça um resumo de suas qualificações: Descreva suas realizações principais, neste resumo procure seguir uma estrutura que responda estas perguntas chaves: 
  • Qual é a solução ou oportunidade que você oferece com seu serviço ou experiência?Qual é a área / mercado que atua, qual é o seu nicho principal?  
  • Qual é o seu diferencial? Destaque seus pontos fortes. 
  • O que você está buscando?

Se você tivesse 30 segundos para me apresentar seu perfil profissional

 e suas experiências o que você me diria?

 6. Inclua suas Experiências, Cursos e Idiomas

  1. Destaque sua formação acadêmica: coloque suas ultimas formações acadêmicas, além de demonstrar sua qualificação, isso também faz com sua rede se expanda, pois fica muito mais fácil seus ex-colegas/professores te encontrarem.

 8. Monte seu portfólio: Acrescente materiais como: vídeos, artigos, apresentações, imagens.

Localize o botão Adicionar mídia nas seções do seu perfil de Resumo, Formação acadêmica e Experiência.

Como isso você fortalece seu perfil além de deixar amostras do seu trabalho.

9. Acrescente Habilidades: no item “competências e especialidades”, acrescente palavras chaves para que seu perfil apareça nos resultados de buscas dos recrutadores.

10. Recomendações: O LinkedIn, oferece a possibilidade que as pessoas conectadas em seu profile possam escrever detalhes sobre como você trabalha. Ter uma boa referência pode ser essencial para garantir uma vaga. Siga as dicas:

Para solicitar uma recomendação, posicione seu cursor sobre a foto do seu perfil, na área superior direita de qualquer página do LinkedIn, e selecione Gerenciar, próximo a Configurações e privacidade. Na guia Perfil, clique em Gerenciar suas recomendações e, em seguida, clique na guia Solicitar recomendações.

  • Quando se tratar de pedir referência e recomendação para o seu Currículo ou para um novo emprego, tenha o cuidado de solicitar à pessoa uma autorização para citá-la e seus contatos de telefone e e-mail, leve impresso para entrevista.

11. Atividades extras curriculares: Se você presta ou já realizou algum serviço comunitário, contribuiu para algum trabalho voluntário cite esta informação no seu perfil LinkedIn.

 12. Faça um currículo utilizando seu perfil do LinkedIn

 Ao clicar na seta ao lado do botão azul, “Visualizar perfil como”, aparecem  opções para você solicitar uma recomendação ( ver dica 10), criar seu perfil em outro idioma e a opção de gerar um PDF de seu perfil,  que você salva no seu computador

Outra forma de elaborar um currículo usando os dados do seu perfil do LinkedIn é através do site  http://resume.linkedinlabs.com/

Você consegue fazer ótimos currículos automaticamente conectando os dados que já foram inseridos no Linkedin, e tem como escolher diversos Modelos e ajustá-los conforme seu estilo e necessidade, exportar para PDF e imprimir.

Tem poder quem age! Pesquise, aumente seus conhecimentos, mas não faça coleção deles! Use-os!

 Referências

1 – http://idgnow.com.br/ti-corporativa/2015/02/09/linkedin-supera-marca-de-20-milhoes-de-usuarios-no-brasil/

2 e 3 – https://www.linkedin.com/help/


Fonte: Artigos Administradores / 12 dicas para você destacar seu perfil no LinkedIn e conquistar uma vaga

Os comentários estão fechados.