3 dicas para encontrar oportunidades online

3 dicas para encontrar oportunidades online

Encontre os experts e crie o hábito de acompanhar; isso pode ajudar

O mundo está tão dinâmico e maluco que o fato é: você só não empreende se realmente não quiser. Oportunidades estão por todos os lugares, as formas de lançar e trazer suas ideias para a realidade são cada vez mais amplas e baratas. Tornou-se uma questão de encontrar algo que você realmente queira fazer e colocar força de vontade para isso.

Muitas pessoas estão encantadas com esse universo de possibilidades, mas ele também assusta um pouco. “Ok, se eu posso fazer tudo, como escolher então?”. Essa é a ideia do artigo: apresentar algumas dicas para você verificar boas oportunidades nesse oceano de coisas legais que é a web.

Antes de apresentar as dicas, outra coisa que espero com elas é diminuir um pouco o seu medo de lançar um negócio. Pois quanto mais você começa a conhecer esse universo, aprender sobre o mercado em que está interessado e a dinâmica daquele meio, mais confiança você vai ganhando, parcerias e tantas coisas que te darão autoconfiança para começar.

As dicas parecem simples, porém, como muitas das coisas simples da vida, na maior parte das vezes sabemos e não fazemos. Portanto, por mais que pareça óbvia, veja a profundidade do que elas podem fazer por você e aproveite. Por fim, é necessário que você pense uma área de interesse que tenha – seja o mercado de roupas, logística, suprimento alimentar, peças para motos, qualquer coisa…

Vamos a elas:

Encontre os experts e crie o hábito de acompanhar

Aqui está a primeira grande sacada: muitas pessoas já ouviram falar de alguns grandes nomes da área que gostam, mas a brincadeira normalmente para por aqui – e infelizmente não deveria. Os experts são tão importantes devido à quantidade de informações relevantes que expõem, são pessoas que normalmente apresentam as tendências (muitas oportunidades estão aqui), falam dos maiores problemas do meio (outras muitas oportunidades estão aqui), entendem e explicam a dinâmica desse mercado (o que ajuda você a planejar suas ideias).

Note, que é importante definir bons experts para ter acesso a esse conhecimento, mas para realmente tê-lo é preciso estar próximo. Nem todos tem e-mail marketing, ou site, ou rede social, mas se eles são considerados experts, de uma forma ou outra se comunicam, e é preciso você estar habituado a olhar constantemente o que estão falando.

E se não tiver? Sempre tem algum blog próximo ao que você quer, ou revista, ou algumas pessoas que apresentam boas ideias… Caso realmente não achar, você tem uma oportunidade maravilhosa de ser o primeiro!

Procure grupos e fóruns

Essa parece um tanto obvia, mas ela normalmente é uma ação de um ou dois dias. O que isso quer dizer? As pessoas pensam sobre seu mercado e as vezes lembram de procurar um fórum no Yahoo, Terra, Uol da vida e grupos de discussão no Facebook e Linkedin, só que visualizam um dia, no máximo dois e depois abandonam aquele centro de informação.

Para encontrar oportunidades você precisa continuar indo ali, não é todo o dia e toda hora que saem informações excelentes ou debates inspiradores. Mas, volta e meia surgem coisas bem promissoras e você deve estar lá se quer encontrar oportunidades. Às vezes experts soltam coisas por lá (você pode encontrá-los) ou mesmo pessoas relatando informações e comentando seus problemas (mais oportunidades à vista).

Só não esqueça de ser uma pessoa ativa lá, não fique apenas lendo e pensando. Coloque a cara, assim outros entusiastas do tema poderão falar com você, debater suas ideias e tudo mais.

Não encontrei nenhum! Eu duvido muito, por que já vi discussão de tudo na web, mas se não tem especifico sobre o que você quer… Crie!

Fortaleça seu networking

Tanto quanto você acompanha os experts e começa a participar das discussões provocadas por eles, quanto participa dos fóruns, pessoas com opiniões similares ou curiosidades podem querer se aproximar, o que é ótimo. Imagine, alguém que tem interesse no mesmo assunto, pode ter informações e percepções que vão agregar a sua busca por oportunidades.

Seja ativo também na busca por networking, se você viu um post legal, um comentário, uma notícia interessante compartilhada, procure a pessoa e relate isso. Às vezes é o início de uma ótima relação de parceria ou até você pode receber mais informações privilegiadas…

A questão é que quanto mais pessoas daquele assunto que você ambiciona encontrar oportunidades estiverem na sua rede, melhor será para você entender a dinâmica e as tendências e quem sabe até testar as ideias que começam a surgir na sua mente.

Aqui estão 3 dicas muito simples, mas que você pode ver na profundidade poucas pessoas as usam. Claro que existem mais formas de você encontrar oportunidades, mas considero essas 3 ótimas formas de você começar.

Outras alternativas seria você mesmo começar a postar conteúdos, ideias e notícias para atrair pessoas e até mesmo participar de competições de ideias ou eventos daquela área e assim aumentar ainda mais sua percepção.

Lembre-se que encontrar oportunidades é apenas um bom primeiro passo, está longe da caminhada inteira, pois depois você deverá tirar essa ideia da mente para a realidade. Tenho vários outros artigos sobre isso, que você pode encontrar por aqui ou até mesmo falar comigo, porém meu objetivo hoje era só abrir sua mente para as possibilidades. Que elas venham e você agarre a melhor.

Esse vídeo pode ajudar você um pouco mais sobre suas ideias:


Fonte: Artigos Administradores / 3 dicas para encontrar oportunidades online

Os comentários estão fechados.