3 pontos fundamentais para superar a crise com o apoio da equipe

3 pontos fundamentais para superar a crise com o apoio da equipe

Para sair da crise ou não deixar que ela avance na sua empresa, seguem 3 pontos fundamentais que você deve implantar na sua empresa agora mesmo e junto com a sua equipe instalar o diferencial competitivo e transformar a dificuldade em oportunidade

Este é o momento da empresa estar ainda mais focada em seus resultados sem esquecer dos microelementos. Este é o papel do empresário hoje e acredito que sempre foi, porém, em momentos de abundância as empresas se permitem deixar um pouco de lado alguns pontos importante para alcançarem realmente resultados surpreendentes e se satisfazem com os resultados sem buscar o potencial máximo.

O que vou dizer parece bem simples e muitos empresários sabem, o único problema é que mesmo sabendo é algo que não é colocado em prática. Então, o momento é agora, deixe de procrastinar e passe a focar no que realmente é importante para ter resultados melhores.

Atualmente, muitos empresários e profissionais estão com o olhar voltado para os pontos negativos, onde não se consegue ver as oportunidades que estão à sua frente. Estas oportunidades devem ser encaradas e, mais do que isto, devem ser compreendidas. Não é um momento fácil de se lidar, portanto, vencem aqueles que realmente tiverem garra para transformar uma dificuldade em oportunidade, e no seu dia a dia, vencerem uma batalha todos os dias. Os fortes sobreviverão e aprenderão muito, o que resultará em uma empresa mais harmoniosa, fortalecida e com um diferencial competitivo que se traduz em excelentes resultados.

Para que isto aconteça, eu acredito que deve-se ter um excessivo cuidado com 3 pontos fundamentais. Estes não dependem do ramo de atividade e nem se presta serviço ou vende algo, todas as empresas devem ter como base, fazer funcionar perfeitamente este três pontos.

Comunicação

Empresa que não possui uma cultura de comunicação hoje não consegue motivar a equipe de forma a obter resultados com eficiência e eficácia.

Uma atenção especial deve ser dada a este item, pois comunicar não é informar, comunicação envolve vários aspectos importantes onde é uma via de mão dupla, que deve ser levada a todos os sentidos. A comunicação deve funcionar tanto internamente como externamente, de forma limpa e clara, envolvendo as pessoas e a organização.

Para uma boa comunicação deve ser levado em consideração vários aspectos, como saber ouvir, se expressar adequadamente, confirmar o entendimento da informação, perguntar mais, tentar compreender a outra pessoa, praticar a empatia, saber argumentar e focar no objetivo da comunicação.

Qualidade

Um dos grandes erros das empresas é logo que se alarma uma crise perder na qualidade, seja ela de produto, serviço ou de atendimento ao cliente. A qualidade não é mais um diferencial das empresas e sim um dos pilares fundamentais para se garantir o cliente. Hoje, com tantas opções disponíveis para os clientes, eles não querem apenas o serviço ou produto, eles querem o que é de direito, não ter problemas futuros, visto que o objetivo de todos é sanar um problema atual com a aquisição de um produto ou serviço. E vamos incluir na qualidade o atendimento ao cliente, onde para sobreviver e se destacar no mercado é necessário saber atender de forma a encantar o cliente. A equipe vai atender a este ponto, desde que se tenha uma excelente comunicação e um ambiente propício de trabalho que o satisfaça. Sendo assim, a empresa deve atender a qualidade no atendimento aos seus funcionários também. Este é um jogo de ganha a ganha, funcionário ganha sentindo-se de qualidade, empresa ganha tendo qualidade e destacando-se no mercado e cliente ganha por estar feliz e satisfeito com o atendimento e o produto/serviço.

Agilidade

Vivemos em um mundo globalizado e competitivo, onde o tempo é um dos nossos inimigos, que podemos transformá-lo em aliado, bastando apenas trabalhar com a agilidade, tanto no atendimento ao cliente, quanto na prestação de serviços ou oferta de produtos.

A agilidade vem junto com qualidade e uma boa comunicação, saber entender o que precisa ser feito se comunicando de forma adequada proporciona uma melhor agilidade.
O destaque aqui é se preocupar com o micro, ter agilidade e transformar a equipe em “cuidadoras de tempo”. Exemplo: se o cliente liga querendo um produto e no momento não tenho disponível, tenho que respeitar e não perder o cliente, informando quando terei disponível, se este prazo atende o cliente e solicitando autorização para dar-lhe o retorno. O profissional deve ser comprometido ao ponto de finalizar esta comunicação, retornando ao cliente conforme combinado, amarrando todos os pontos e não fazendo o cliente perder tempo, e a empresa garantindo o atendimento dos seus clientes, melhorando assim os seus resultados.

Agora, é colocar tudo em prática. Tarefa dada, que não é fácil ser cumprida, onde manter o foco e a atitude todos os dias, praticando o levará a superar as dificuldades, transformando em oportunidade para sua empresa, pois hoje os clientes estão em busca de atenção e respeito, economia de tempo e alguém que se preocupe com as necessidades dele. Se a sua empresa atende a estar necessidades, você conquista o cliente e fideliza, a empresa atinge melhores resultados e pode gerar satisfação aos seus funcionários, formando um ciclo que alavanca os resultados da empresa.

Então, foco e ação, rumo a transformação. Vamos nessa!


Fonte: Artigos Administradores / 3 pontos fundamentais para superar a crise com o apoio da equipe

Os comentários estão fechados.