3 tecnologias que vão impactar diretamente seu mercado

3 tecnologias que vão impactar diretamente seu mercado

As tecnologias estão evoluindo numa velocidade incrível! E isso tem tudo a ver com o seu negócio!

Estamos presenciando uma explosão de avanços tecnológicos numa velocidade nunca vista antes, tornando muito difícil até tentar acompanhar tudo isso.

Por isso resolvi separar três tecnologias emergentes, que se popularizarão nos próximos dois anos, e que têm um potencial de impactar diretamente o seu negócio.

Blockchain

 

Essa é a tecnologia por trás da moeda digital mais poderosa do mundo, o Bitcoin. Ela possibilita que uma transação entre dois indivíduos seja validada sem a necessidade de um intermediário. Por exemplo, hoje para eu enviar R$ 10,00 para outra pessoa, preciso do intermediário Banco, ao qual nós dois confiamos. Ele faz essa transferência e atualiza minha conta com menos 10 e a da outra pessoa com mais 10. No entanto, no Bitcoin, através da tecnologia blockchain, isso não é necessário, pois ela usa criptografias e um sistema totalmente distribuído para dar essa confiabilidade.

Na verdade isso não é novidade. O que é novidade e promessa de mudar toda a indústria e os mais diversos setores da economia, é a utilização do blockchain para criação de sistemas diversos, não necessariamente uma moeda. Por exemplo, já existem projetos para criação de uma espécie de cartório onde você pode transferir seus imóveis para outras pessoas sem a necessidade de um intermediário. Ou seja, tudo que envolve contratos, confiança, poderá ser criado no blockchain. A empresa que está despontando nisso é o Ethereum.org, vale a pena conhecer.

Inteligência artificial

Esse assunto é bem antigo, já protagonizou diversos filmes de Hollywood e parece que está sempre há poucos anos de aparecer, mas nunca aparece. Porém agora esses sistemas e robôs inteligentes estão surgindo de uma forma surpreendentemente eficiente.

Um dos mais famosos é o IBM Watson, que lá em 2011 ganhou um prêmio de perguntas e respostas contra humanos, o Jeopardy. Ele é uma inteligência artificial que consegue aprender e se desenvolver a partir de bases de dados não estruturados, como artigos, notícias, etc. Por isso ele evolui de uma maneira muita rápida. A partir dele foram criadas algumas soluções que já estão sendo aplicadas, desde o IBM Watson For Oncology, que auxilia médicos no diagnóstico de câncer, até o ROSS, um sistema inteligente que consegue analisar milhares de documentos de processos antigos, trazendo informações relevantes para os advogados. Inclusive já foi utilizado para substituir vários advogados em processos grandes, economizando milhares de dólares.

Claro, o Watson é apenas uma das várias inteligências artificiais desenvolvidas e aplicadas em áreas das mais diversas. Por exemplo, temos o Narrative Science que consegue criar artigos completos baseados em alguns dados. E ele já escreve artigos para a Forbes, é incrível.

Essas tecnologias tem um potencial grande de impactar todas as atividades que iremos realizar num futuro próximo, então é muito importante nossa atenção para o que está acontecendo.

 Impressora 3D

Essa é daquelas tecnologias que não damos muito atenção a primeira vista. Parece mais uma engenhoca que não vai ter muita utilidade a longo prazo. Porém é uma das invenções mais disruptivas dos últimos tempos. Ela está seguindo o mesmo caminho de democratização dos computadores. Lá trás não se via muita utilidade para o PC, era grande, caro e não fazia o menor sentido tê-los em casa. Mas em poucas décadas isso mudou radicalmente, como pudemos presenciar.

E isso acontecerá também com as impressoras 3D, que assim que atingirem um preço acessível e sua capacidade aumentar, veremos uma explosão de aplicações. Hoje mesmo já temos a criação de próteses humanas, roupas, sapatos, brinquedos, maquetes e… casas. Sim, casas!

As impressores 3D virão com muita força e irão impactar diretamente o mercado industrial e de logística, e indiretamente vários outros setores que é até difícil de imaginar agora.


Fonte: Artigos Administradores / 3 tecnologias que vão impactar diretamente seu mercado

Os comentários estão fechados.