30 dicas para promover mudanças em sua vida

30 dicas para promover mudanças em sua vida

Pessoas desmotivadas, sabemos, tem vocabulário negativo, repelem as pessoas a sua volta e não conseguem ver luz no fim do túnel. Mas, felizmente, para você, que deseja promover algumas mudanças em sua vida, preparei essa série de dicas.

Cada um de nós têm suas próprias alavancas de motivação. Antes de pensarmos em motivar alguém, se é que isso é possível; é preciso compreender suas necessidades, ou seja, o que cada pessoa realmente procura. Também vale lembrar que sofremos influência direta do meio em que vivemos, o que na maioria das vezes, interfere em nosso humor, consequentemente alterando nossos níveis de motivação. Pessoas desmotivadas, sabemos, tem vocabulário negativo, repelem as pessoas a sua volta e não conseguem ver luz no fim do túnel. Mas, felizmente, para você, que deseja promover algumas mudanças em sua vida, preparei uma série com 30 dicas. As dicas funcionam como pequenos drop´s, cada uma com um sabor diferente. Alguns são mais ácidas, outras refrescantes, mas todas com o mesmo intuito, adoçar a vida.

1. Assertividade

Num estado de espírito assertivo, nosso primeiro reflexo é buscar soluções. A assertividade emite a confiança necessária para pensarmos criativamente, eliminando bloqueios que impedem o sucesso.

2. Atitude

Para compreendermos melhor as repercussões de nossas atitudes, basta analisarmos o comportamento das pessoas a nossa volta. Repelimos ou atraímos conforme as nossas atitudes.

3. Automotivação

A capacidade de “se levantar” é diferente em cada pessoa. Tudo depende de sua disposição para buscar dentro de si os motivos necessários para recomeçar. Automotivação é dar-se nas costas, o próprio tapinha de incentivo.

4. Autonomia

Pessoas dependentes queixam. Geralmente são: insatisfeitas, ingratas, rebeldes e ansiosas. Para obter autonomia é preciso ser responsável por si mesmo. Só assim é possível conquistar a liberdade de ser dono do próprio nariz.

5. Autoprojeção

Se você almeja um trabalho melhor, relacionamentos melhores, uma vida melhor… Projete-se! A autoprojeção é a capacidade de lançar-se de forma melhor para obter melhores resultados.

6. Compaixão

Algumas pessoas confundem compaixão com dó. Perceba, compaixão é fazer algo para alguém “com + paixão” é servir, estender a mão. É fazer algo por outro ser humano com amor e por amor ao próximo.

7. Compromisso

Uma das melhores definições sobre compromisso, para mim, foi dada por uma criança de 4 anos. Segundo ela, comprometer-se é pintar o desenho todo, mesmo as partes pequenas e sem graça.

8. Confiança

Dizem que o homem que tem confiança em si ganha à confiança dos outros. De fato. Agir com confiança atrai olhares e oportunidades.

9. Consideração

As influencias que recebemos na infância são fundamentais para definir nossa personalidade e determinar a capacidade que temos em reconhecer, respeitar e dar importância às outras pessoas.

10. Determinação

Segundo o escritor espanhol Antônio de Guevara, determinação é seguir em frente “nem um passo para trás, nem para tomar impulso.” Existem aqueles que desistem. Outros insistem, estes são os que vencem.

11. Empatia

Outro dia, quando eu ia “perder a cabeça” com um atendente, pensei… Eis aqui um ser humano, errante, imperfeito. Agir com empatia é compreender, ponderar e flexibilizar o relacionamento humano. Compreender. Colocar-se no lugar do outro.

12. Entusiasmo

Muitas pessoas confundem entusiasmo com otimismo. São coisa bem diferentes. O otimista é aquele que acredita que algo dará certo ou torcer para que dê certo. Já a pessoa entusiasmada acredita em si e nos outros, potencializa a força humana, luta contra as suas limitações e com sabedoria, transforma expectativa em realidade.

13. Escolhas

São as escolhas que determinam o nosso futuro. Perceba, escolhemos o tempo todo: Chá ou café, ônibus ou metrô, carne ou frango… Existem também as escolhas que necessitam de um olhar mais cauteloso como: um bom emprego, o parceiro ideal para um relacionamento afetivo… Enfim, faça escolhas racionais.

14. Fé

Acredite firmemente que tudo está como deveria estar e acontece no tempo certo. Limpe a névoa da incredulidade e enxergue além do óbvio. Ter fé é acreditar que existe um mistério e que ele é maior do que nós.

15. Flexibilidade

Muita gente pensa que, para ser flexível é preciso abrir mão de suas crenças e valores, mas não é bem assim. Flexibilidade tem mais a ver com respeitar a opinião dos outros e saber ouvir. Ser flexível é saber aceitar.

16. Introspecção

Silenciar é preciso. Uma atitude introspectiva pode ser uma boa saída quando for necessário ouvir a voz interior. Momentos de introspecção são curativos, libertadores e nos ajudam a tomar decisões mais assertivas.

17. Liderança

O maior desafio do momento em que vivemos envolve um melhor entendimento no que diz respeito à figura do líder. As pessoas carecem de exemplos de vida. Necessitam de mentores, incentivadores e modelos.

18. Liberdade

O grande comunicador Hélio Ribeiro já dizia “A liberdade é a melhor coisa do mundo, quando a gente sabe o que fazer com ela.” O problema é que as pessoas querem ser livres sem assumir responsabilidades.

19. Metas

Todos temos que percorrer alguma distância em nossas vidas, isso é preciso. Pessoais, profissionais, afetivas, ambiciosas ou modestas, tais metas devem existir. Mas, para atingir o ponto mais alto, tem de se começar pelo mais baixo.

20. Personalidade

Cada indivíduo é um ser único, com seus defeitos e qualidades. Tentar imitar o outro é esquecer-se de si. Quem tenta ser outro, perde sua identidade e por fim torna-se um ninguém.

21. Persistência

Quando não desistimos, cada conquista tem um sabor especial. Por mais difícil que seja uma situação – é fato – uma hora a “sorte” muda. Mas nós temos que torcer a nosso favor.

22. Prosperidade

A prosperidade é a verdadeira felicidade, é a fartura de alegria e de energia. A pessoa realmente prospera é aquela que sabe viver com gratidão.

23. Relacionamentos

O que impede as relações de serem melhores são as atitudes. As pessoas: magoam, desconsideram, humilham e entristecem umas as outras e depois dizem: “Foi mal!”

24. Resiliência

Ser resiliente na realidade é saber encontrar forças para superar seus próprios fantasmas e encarar a vida tal como ela é com fé e otimismo.

25. Respeito

Seja absolutamente honesto com você mesmo, e descreva como se sente quando é desrespeitado… Pois é, respeito todos gostam, todos querem e nunca sai de moda de moda.

26. Sabedoria

Estamos na era do já, aqui, agora. Envolvidos por turbilhão de acontecimentos. Somos engolidos pelo tempo… Quando nos damos conta, percebemos que tudo é uma grande tolice.

27. Seguidores

Sabe quando é que a gente descobre que as pessoas confiam na gente? Quando a gente diz: Vem comigo. E a pessoa vai sem perguntar para onde.

28. Negativismo

Elimine a palavra “problema” do seu vocabulário. Assim como todas as outras expressões negativas que utiliza no dia a dia. Aproveite e também pare com os palavrões. Promovendo essas limpezas as nuvens negras se dissipam. Acredite!

29. Reconhecimento

Há pessoas que sofrem por não serem reconhecidas ou aplaudidas. Porém, mais importante do que obter reconhecimento, é se dar seu próprio valor.

30. Valor

Conheça a sua própria capacidade de se autovalorizar. Um dos segredos da vida é trabalhar e ser feliz com o que se faz. Então, ame e valorize seu trabalho.

Durante os próximos trinta dias reflita sobre quais dicas adotar. Experimente, faça prova. Para conseguir se motivar e preservar a motivação, é necessário assumir um compromisso consigo mesmo, um comportamento que leve em conta a gestão dos seus sentimentos e emoções


Fonte: Artigos Administradores / 30 dicas para promover mudanças em sua vida

Os comentários estão fechados.