4 dicas para driblar as dificuldades no relacionamento com o cliente

4 dicas para driblar as dificuldades no relacionamento com o cliente

A construção de relacionamento é uma ação contínua, que deve estar em casa etapa da venda

Engana-se quem pensa que o processo de relacionamento com o cliente deve acontecer apenas na etapa do pós venda. Esta é uma ação contínua, que se inicia a partir do primeiro contato com o cliente, antes mesmo de converter a ação em uma venda.  

Assim como nos relacionamentos pessoais, o relacionamento com o cliente é um ciclo, dividido em etapas. E para que se torne algo duradouro, deve ser constantemente renovado. 

Pensando nisso, preparei algumas dicas que podem ser aplicadas imediatamente no atendimento de sua empresa, tornando-o ainda mais agradável ao cliente. 

1) Conquiste
 
Tudo começa no primeiro contato com o cliente. Este é o momento de conquista-lo através do olhar, palavras e comportamento. Prepare uma boa recepção e faça com que ele se sinta a vontade no ambiente de compra. 
 
2) Desenvolva
 
Em todo início de relacionamento, a primeira impressão é crucial para o andamento dos próximos passos. Mas caso você não continue interessante, todo o esforço inicial será em vão. O cliente pode até gostar de seu produto ou preço, mas ao longo da experiência, um pequeno deslize pode fazer com que ele desista da compra e tenha uma impressão distorcida de sua empresa. Ouça o que ele tem a dizer e mostre-se interessado em solucionar o problema.
 
3) Domine o assunto
 
Após o cliente compreender que você está disposto a solucionar o seu problema, diversos questionamentos aparecerão. Neste momento, mostre que você realmente entendeu a sua necessidade e sabe exatamente o que deve oferecer. Tenha domínio sobre o produto / serviço ofertado e passe segurança. Mas lembre-se: não ofereça nada que não vá suprir as reais necessidades do cliente apenas por vender. Cumpra com a sua palavra!
 
4) Encante-o dia após dia
 
Não deixar que o relacionamento caia na rotina e esfrie é uma das principais preocupações numa vida a dois. E isso também se inclui à relação empresa x cliente. Mostre ao consumidor que ele não foi esquecido após a compra, deixando claro o quanto é importante. Para isso você deve usar a criatividade, oferecendo, por exemplo, programas de fidelização e benefícios para as próximas compras. Mas não pense apenas em vendas. Você também pode enviá-lo mensagens de agradecimentos ou aproveitar datas especiais, como o aniversário, para felicitá-lo. 
 
Em momentos de crise, como o que vivemos atualmente no país, pode ficar ainda mais explicita a importância de um relacionamento efetivo com os clientes. Pois em situações assim, a exigência na escolha é ainda maior, e sem dúvidas, a melhor experiência é que será lembrada e referenciada.
 
Deseja melhorar o relacionamento com os seus clientes e garantir a qualidade no atendimento? Conheça o programa de “Relacionamento com o Cliente para vendas no Varejo”: http://veruskaolivieri.com.br/contato


Fonte: Artigos Administradores / 4 dicas para driblar as dificuldades no relacionamento com o cliente

Os comentários estão fechados.