4 etapas para atingir metas e objetivos

4 etapas para atingir metas e objetivos

O que lhe falta para atingir seus objetivos?

Coaching consiste em um processo de co-criação de novas possibilidades envolvendo “SER” e “FAZER” para dessa forma, “TER”.  Ou seja, é uma dinâmica onde um facilitador (coach) promove no seu coachee (cliente), por meio de processos e técnicas, a autoconsciência, a autoimagem, a percepção de valores pessoais e o estabelecimento de metas claras. Ainda, o inventário de competências e recursos necessários para atingir tais metas e, sobretudo, a elaboração e ações práticas (plano de ação) que favorecerão a transformação pessoal pretendida pelo cliente. Tudo é feito em conjunto.

No processo de coaching o cliente é levado a buscar, a expandir e a desenvolver novos entendimentos, ampliando assim, suas alternativas de ações assertivas que impactarão positivamente nas suas realizações e conquistas, tanto no campo pessoal quanto no profissional.  Nas palavras de João Alberto Catalão e Ana Teresa Penin, ambos Master Coaches:

O coach não ensina, o Coach facilita a tomada de consciência, a identificação de potencial, a obtenção ou esforço da autoestima, a definição de objetivos, a elaboração e monitorização de planos de ação para a performance do seu Coachee”.

Coaching é um “processo”, uma vez que possui procedimentos definidos; tem começo, meio e fim; e transcorre em determinado período de tempo, geralmente 10 encontros (sessões), embora possa variar para menos ou para mais a quantidade de sessões.                                                                           

Coaching então é uma jornada de análise, de reflexão, de desafio, de estratégia, de feedback e de operacionalização efetiva e objetiva, onde o cliente adquiri maior consciência do seu potencial, de seus talentos, das suas competências e das suas crenças (ou fatores) que o limitam no momento, e dessa forma, o cliente se torna mais apto a sair de uma “zona de conforto” e enfrentar os desafios que lhe apresentam.

Conforme pesquisas, o mercado de coaching anda em alta e com ligeiro crescimento contínuo. Conforme reportagem na revista EXAME, José Augusto Figueiredo, presidente do ICF (International Coaching Federation) Brasil e vice-presidente de operações da LHH/DBM para a América Latina cita:

“Na América do Norte e Europa são 40 coaches em atividade para cada milhão de habitantes, segundo pesquisa do ICF. No Brasil, são 4 coaches para cada milhão de habitantes e a média mundial é de 7 por milhão”. Logo, “há espaço para o crescimento deste mercado”.

Já segundo o jornal Folha de S. Paulo, entre 2005 e 2011 o mercado de coaching registrou crescimento de mais de 200%. Tratando-se de coaching para executivos, a Sociedade Brasileira de Coaching ressalta que entre os executivos os números são ainda mais expressivos:

– 45% dos altos executivos já passaram pelo coach e entre os CEOs 71%.

– 92% dos executivos que fizeram coaching pretendem fazer de novo. 

– No Brasil, o mercado de coaching também apresenta números promissores: 84% das grandes empresas usaram o coaching em seus treinamentos.

Levando em consideração o exposto, de forma a oportunizar ao leitor vivenciar uma determinada técnica do processo de coaching, convido-o para aplicar e responder as perguntas abaixo tendo em mente uma determinada “situação ou comportamento que queira mudar”, seja no campo pessoal ou no campo profissional. Caso o leitor prefira, imprima e use-a constantemente nas tomadas de decisões. A ferramenta de coaching que está relacionada às questões a seguir, que inclusive aplico com meus clientes, se chama G.R.O.W. Fiz algumas adaptações da ferramenta para o presente artigo.

O modelo G.R.O.W foi desenvolvido a partir do trabalho de Alexander e Whintmore. Esse modelo consiste na aplicação de 4 etapas e suas respectivas perguntas: 

1. Estabelecimento de um destino; definição de metas para curto e longo prazo (Goal):

– O que pretende atingir?

– Isso é positivo, desafiador e concretizável para você? Ou seja, defina a meta de forma específica, mensurável, alcançável, com sentido para você e ainda, defina prazo.

– Como saberá que atingiu sua meta? O que verá ou ouvirá ou sentirá ao atingir?

2. Identificação e verificação da realidade, do “sítio” que você se encontra; situação atual ou de onde vai partir (Realiy): 

– O que está acontecendo agora (o quê, quando, onde, como, quanto, com que freqüência)?

– Que resultados isso origina?

– O que está te impedindo de dar um passo a frente?

– Como se sente em relação a essa situação?

3. Exploração de caminhos, opções e estratégias de ações para conseguir chegar ao destino e metas definidas. Em outras palavras, o que pode ser feito (Options):

– Que opões tem para sair dessa realidade atual e caminhar na direção do seu objetivo pretendido?

– O que mais poderia fazer (escreva tudo sem clivo da razão neste momento)?

– O que é necessário (tempo, competências, habilidades, dinheiro, materiais, etc) para realizar as opções encontradas?

– Quais os benefícios e os custos das diferentes opções encontradas?

– Qual opção se sente mais à vontade e é mais razoável de realizar neste momento?

4. Plano de ação envolvendo o que deve ser feito, quando, por quem, por qual motivo, de que forma, em quanto tempo, outros (What/ Wrap Up):

-Frente a opções que escolheu, em que medida ela contribui efetivamente para tornar seu objetivo em realidade?

– O que deve ser feito? Quando? Por quem? Quais recursos (internos e externos)? Como vai mensurar as suas ações?

– O que irá fazer para obter apoio?

– Em que momento irá precisamente iniciar ou concluir cada um dos passos (etapas) para chegar no seu objetivo?

– Existe algum tipo de resistência em relação a cada um desses passos (etapas)? Caso sim, o que irá fazer para eliminar esses fatores (interno e ou externo)?

As perguntas foram adaptadas para este artigo, mas na prática, devido à interação entre o coach e o coachee, as perguntas são mais diretivas. Caso queria conhecer mais sobre o processo de coaching acesse:  Personal Coach Leandro Zavam.

Compartilhe essa ideia!

 

 


Fonte: Artigos Administradores / 4 etapas para atingir metas e objetivos

Os comentários estão fechados.