4 insights para engajar sua equipe

4 insights para engajar sua equipe

Descubra como desenvolver uma equipe engajada e de alta produtividade.

Assim como em um carro turbinado, que possui o sistema turbocompressor para dar mais força ao veículo, você vai ver agora que existem as empresas turbinadas, e a responsável por essa força extra à empresa é a própria equipe, que precisa do ingrediente chamado engajamento que é desenvolvido pela liderança da empresa.

Tenho conhecido diversas empresas que se destacam pelo engajamento e outras que me procuram para ajudar a engajar a equipe nos desafios da empresa.

Os gestores têm confundido muito a motivação e engajamento, e cobram da equipe a missão de se engajar pela empresa. A motivação está ligada à emoção da recompensa pelo esforço extra, um motivo pelo qual a equipe age. Já o engajamento está ligado ao compromisso emocional e intelectual do trabalhador em mostrar alto desempenho, ou seja, se ele sabe exatamente o que deve ser feito na empresa, como fazer e porque deve ser feito, ai ele se engaja para entregar o melhor trabalho. As pessoas só se engajam em algo quando sabem por que devem se engajar, quando sabem qual é o caminho e o destino projetado.

E os empresários reclamam da dificuldade em contratar profissionais, não só pela falta de qualificação profissional mas também pessoal, tal como valores, atitudes e o baixo nível de engajamento dos profissionais. “Poucas pessoas têm vestido a camisa, se comprometido com o sucesso pessoal e com a empresa, passam por uma miopia e só enxergam a carreira a curto prazo.” diz o empresário do ramo de pizzaria Gilberto Seabra.

Assim, enquanto os profissionais não mudam essa visão míope da carreira, precisamos ajudá-los a se engajar melhor na empresa. Preparei 4 atitudes que tem sido aplicadas em diversas empresas pelo mundo, como AB InBev (proprietária da AMBEV), Pixar, Facebook, P&G, Southwest Air Line, e outras.

 Como tornar sua empresa turbinada

  1. Dissemine a ideia da excelência

Se está difícil aplicar à sua equipe toda, faça como a P&G, que criou grupos chamados de bolsões de excelência para que praticasse a excelência nos seus serviços e atitudes e estimulou para que esse grupo contaminasse outros grupos e departamentos pela empresa. A AB InBev fez o mesmo para espalhar a Gentileza.

  1. Comunique mais e de várias formas

Alguns funcionários ficam sabendo mais sobre a empresa pelos jornais e boatos internos e externos do que pela própria empresa. É preciso se comunicar mais com a equipe, em reuniões, informativos internos, cartas nos murais, é preciso andar mais pela empresa, tocar os funcionários, conhece-los mais, saber suas ansiedades, sonhos e dificuldades. As pessoas e a mídia podem confundir sua equipe. Diga a eles o sentido do trabalho deles e suas expectativas sobre cada um, se você não consegue ter acesso a todos, comece engajando os  supervisores para que eles também engagem suas equipes.

  1. Busque a satisfação com os líderes

Nenhuma equipe embarca num ônibus em que não confia no motorista. Os líderes da empresa, em todos os níveis, devem buscar a satisfação da equipe. Sabemos que não dá para agradar a todos, mas precisamos de esforço, quando a equipe está satisfeita com o líder, ela se engaja onde e como ele pedir por respeito, admiração e até gratidão.

4. Desenvolva o orgulho pela empresa

Quando a equipe entende a emoção que envolve a marca e a empresa ela se identifica melhor. A Pixar, da Disney, busca desenvolver o orgulho através da filosofia da “inquietação constante” – a busca por melhoria contínua – e, “a qualidade é o melhor plano de negócio”. Com isso, todos na empresa sabem que só é esperado o melhor deles, e que fazendo o melhor, o dinheiro obrigatoriamente virá. Quando o funcionário sente orgulho da empresa, ele fala bem dela, e assim é um ótimo meio de ter os melhores profissionais buscando fazer parte da equipe.

Sabemos que isso não é tudo, mas é o suficiente para você começar a mudar a história do engajamento na sua equipe, independente do tamanho dela.

Mais sucesso e forte abraço!


Fonte: Artigos Administradores / 4 insights para engajar sua equipe

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