4 passos para mudar um hábito ruim

4 passos para mudar um hábito ruim

Descubra como alterar hábitos na sua vida e ser mais realizada e feliz

Hello Dears,

O texto de hoje é sobre hábitos. Quer você queira ou não, o seu dia a dia é um conjunto de hábitos que você adquiriu ao longo do tempo, esses hábitos somados aos seus deveres/responsabilidades como estudo e trabalho fazem o seu dia a dia.

Não é estranho dizer que esse dia a dia vai definir como será seu futuro, afinal seu dia de hoje é o seu presente e tudo antes disso já se tornou passado (ou seja não temos mais como modificar nem mudar mesmo com muito choro, birra, reza ou simpatia).

Dito isso, também não será estranho dizer que se você quer mudar alguma coisa na sua vida, qualquer coisa, é preciso mudar hoje e depois amanhã e assim por diante.

A teoria é linda, mas o dia a dia é complexo. Sabemos disso. Mas é um complexo mutável. Não venha me dizer que você não consegue mudar tal coisa porque não é verdade. Você diz isso porque não quer mudar, porque acha que não consegue mudar, porque não acredita no seu próprio poder de mudança. Seus hábitos, aliás, só podem ser alterados por você.

 Você adquiriu o hábito e por isso também pode exclui-lo da sua vida ou modificá-lo e isso incluir: fumar, ir na academia, voltar a estudar constantemente, poupar mais dinheiro. Hoje estamos falando de hábitos, situações recorrentes na sua e na minha vida e não de mudanças com grandes planejamentos como troca de carreira ou casamentos e afins.

A grande diferença é que os grandes projetos de nossas vidas são de longo prazo e exigem uma enorme energia para se concretizarem, alguns hábitos podem ser mudados em menos de um mês. O primeiro passo é entender o que você quer mudar em cada área da sua vida.  

Lembre-se que vários hábitos juntos representam uma mudança grande na sua vida. Okok?  

Agora que você já está ansiosa para saber, vamos as dicas que você precisa para conseguir mudar o seu dia a dia?

 Dica 1: Lista dos hábitos

Faça realmente uma lista dos hábitos que você quer criar como começar uma academia e uma outra lista dos hábitos que você quer mudar como parar de comer chocolate. Importante escrever em um papel literalmente ou no word, isso vai permitir que você fixe dentro de você o que precisa ser mudado e você pode ler e reler todos os dias.

Lembre-se que o seu dia a dia resulta no seu futuro, então para mudar um habito você precisa saber qual o seu objetivo maior, seu sonho, seu projeto de vida. E mudando vários hábitos você chega no tão desejado sonho.

 Dica 2: Prioridades

Sim, sempre elas. E você precisa começar por elas antes de qualquer ação. Assim você organiza e entende o que precisa fazer primeiro. A prioridade vai depender de você e somente de você. Veja o que é mais importante na sua vida, o que precisa de mais trabalho, o que vai precisar de mais ou menos tempo e tome essa decisão.

Se você tentar vários caminhos ao mesmo tempo, não sairá do lugar ou vai ficar tonta de rodar em círculos. Se você acha que está nesta situação, repare na sensação de overdose de informação e atividades como se tudo acontecesse ao mesmo tempo e você simplesmente não conseguisse resolver tudo. Se identificou? Pare e reveja suas prioridades.

Depois que você tomar a decisão, siga por esse caminho e mantenha o foco. Não fique pensando que poderia ter começado por outra coisa, ter feito diferente. Seja prática: defina e vá em frente.

 Dica 3: Ação

Agora que você tem duas listinhas e sabe por onde quer começar, realmente comece. Um hábito para ser quebrado precisa de 21 dias aproximadamente, um livro legal para quem quer saber mais sobre o assunto é o Poder do Hábito de Charles Duhigg. Todo hábito tem um gatilho, algo que desencadeia aquela ação, esse estopim faz com que você haja de um certo modo e te traga um resultado X. Por exemplo, você quer começar na academia de vez, você já é matriculada mas nunca apareceu lá. Quando você volta do trabalho, ao invés de comer algo e se trocar para já sair, você senta no sofá para ver só 5 minutos de Tv que claro se transformam em 2 horas.

O sentar no caso é um ato corriqueiro, mas que desencadeia a preguiça e por consequência anula qualquer possibilidade de chegar na academia.

Então, ao invés de entrar pela sala de estar, você passa a entrar pela porta de serviço que dá diretamente na cozinha, assim você já come e passa para o quarto para se trocar. Mudança de gatilho que gera uma nova ação e por consequência um novo resultado, um resultado melhor e mais alinhado com o que você quer na vida.

Outro exemplo, o docinho depois do almoço também é um hábito. Roer as unhas ou fumar também são hábitos. E mesmo sabendo que são ruins para nós, continuamos a fazer. Quebrar a rotina e alterar mesmo que seja uma coisinha, já pode significar uma mudança de hábito.

Dica 4: Compartilhe

Ninguém vive sozinho nem quer viver. Mudanças de hábitos exigem esforço e persistência. Você vai tentar e vai falhar. E vai tentar de novo e vai falhar de novo. E isso é normal, o fracasso também é caminho para o sucesso. Ninguém vence sem errar. A diferença entre o sucesso e o fracasso é justamente a determinação. Com sua listinha em punho, leia sempre o que você escrever e procure sempre atualizar. Isso te ajuda a ser mais confiante e segura.

E como passar por todo esse mix de sentimentos e medos sozinha? E aliás, você não precisa, viu? Compartilhar com pessoas que você confia vai te deixar ainda mais forte, vai te abrir mais portas e alternativas. Quando estamos em uma situação é difícil de ver as possibilidades.

Se você já tentou mudar, mas não conseguiu; se dê outra chance. Pense que daqui um ano seu desejo de mudar ainda estará aí e você já vai ter perdido mais tempo…

Obrigada

Beijos.


Fonte: Artigos Administradores / 4 passos para mudar um hábito ruim

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