4 Passos para vencer a indisciplina, gerar novos resultados e mudar de vida

4 Passos para vencer a indisciplina, gerar novos resultados e mudar de vida

A indisciplina tem sido a principal inimiga de quem tenta alcançar os próprios objetivos e gerar novos resultados na vida. Nesse artigo veja quatro importantes passos para você se tornar uma pessoa mais disciplinada e como isso irá contribuir na conquista do seu sucesso pessoal.

Disciplina, uma condição indispensável para todos aqueles que querem ter sucesso em qualquer área da vida. Sem esse atributo, qualquer pessoa torna-se incapaz de se concentrar de maneira produtiva em fazer qualquer tipo de atividade. A disciplina envolve negação pessoal no momento presente em benefício de um resultado almejado no futuro.

“a disciplina é a alma de um exército; torna grandes os pequenos contigentes, proporciona êxito aos fracos, e estima toda a gente”

George Washington, primeiro presidente dos EUA

Disciplina envolve o cumprimento de uma tarefa independente do quanto você quer fazer aquilo ou não. O esforço mental por trás dessa atitude é entender que determinada ação irá criar um resultado desejável, seja esse resultado uma progressão profissional, melhorar a forma física ou criar um negócio. O preço a se pagar pela indisciplina é muito alto pois significa amargar uma vida vazia de conquistas pessoais e cheia de frustrações. Mas como se tornar uma pessoa disciplinada quando já estamos tão acostumados à uma vida conduzida de forma tão indisciplinada ao longo dos anos? Como vencer a preguiça, o desânimo e mudar nossa programação mental passando a cultivar a disciplina pessoal como pilar central das nossas atividades?

Confira abaixo 4 preciosos passos que o ajudarão a desenvolver a disciplina em sua vida:

Comprometer-se

Comprometer-se consigo mesmo gera o impulso necessário para que você entre de cabeça nas tarefas que precisam ser executadas para que você esteja alinhado a seus objetivos e à sua missão de vida. Se você decidiu que precisa emagrecer ou melhorar sua forma física, isso precisa gerar em você um compromisso inquebrável com suas razões para alcançar esse objetivo e, portanto, com a execução das tarefas necessárias ao cumprimento dessa decisão. Talvez você queira ser mais saudável, ter uma aparência melhor, levantar sua autoestima ou simplesmente inserir algo novo em sua rotina, qualquer que sejam suas razões para o início de atividades físicas, elas precisam gerar em você uma energia capaz de te colocar em movimento e somente a disciplina te fará continuar em movimento. Haverá dias em que não surgirá a menor vontade de executar tarefa alguma, mas seu senso de comprometimento tornará possível que, disciplinadamente, você se coloque em movimento e execute sua tarefa diária rumo ao alcance dos seus objetivos. Comprometa-se hoje com você mesmo e alinhe suas razões para se tornar um amante da disciplina.

 

Faça acontecer

Se você sabe que precisa fazer algo, não pense muito, apenas FAÇA. Uma das grandes falhas que cometemos em executar tarefas é focarmos demasiadamente no que precisamos fazer ou em como iremos fazer mas no momento que precisamos de fato entrar em ação, não entramos como deveríamos. Se você sabe que precisa estudar para uma prova importante, não adianta somente pensar em como vai estudar ou gastar horas aguardando o “momento perfeito” para iniciar o estudo, é necessário tão somente sentar e começar os estudos, sem longas reflexões ou devaneios, apenas agir naquele exato momento iniciando a tarefa que é estudar. Você precisa se treinar para que sua mente funcione assim, ou seja, no momento em que a letargia começar a inundar seus pensamente, você simplesmente age.

 

Saia da escravidão das vontades

A suas vontades irão militar constantemente contra sua necessidade de realizar. O que é mais agradável e fácil de fazer? Assistir tv ou estudar? Ficar horas vagueando pelas redes sociais ou ir fazer uma corrida? Deitar no sofá ou ler um livro? Esses conflitos são absolutamente normais e somente quando você opta por não se escravo das vontades e do seu conforto, você faz a disciplina vitoriosa. Não podemos ser escravos de nossas próprias vontades momentâneas quando sabemos da urgência em executar tarefas difíceis naquele momento, mas que irão gerar um resultado positivo no futuro. Você tem que estar no comando das suas vontades e não o contrário.

 

Não procrastine

Procrastinar significa deixar para fazer amanhã o que você tem que fazer hoje, e na prática o que acontece é que quando chega o “amanhã” você deixa para fazer depois de amanhã, se tornando assim um ciclo onde sua mente se acostuma a colocar no amanhã o que precisa ser feito hoje mas que na realidade você nunca irá fazer, e eventualmente quando faz, faz mal feito ou não faz por completo. É fundamental que você vença a procrastinação para ser uma pessoa disciplinada. Procrastinar é enrolar, e quando você se percebe enrolando precisa retornar imediatamente ao momento presente, recuperar a ação e iniciar a tarefa. A procrastinação pode se tornar um hábito nocivo e para isso é importante desconstruir esse hábito trocando ele pelo hábito de somente agir no lugar de enrolar. Você tem que fazer o que precisa ser feito e sem enrolar.

Construa suas pontes para o sucesso

Só é possível alcançar sucesso em alguma área da sua vida  com disciplina. Sem esse requisito fundamental, você será incapaz de empreender os esforços diários necessários ao alcance dos seus objetivos. A disciplina é o motor de energia que fará sua vida avançar dia após dia rumo ao alcance dos seus sonhos. Cultive-a.


Fonte: Artigos Administradores / 4 Passos para vencer a indisciplina, gerar novos resultados e mudar de vida

Os comentários estão fechados.