5 COISAS QUE APRENDI AO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO

5 COISAS QUE APRENDI AO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO

Ao entrar no mercado de trabalho, levei algum tempo para perceber certas coisas que, podem parecer simples, mas são lições valiosas que farão muita diferença:

Nos tempos atuais, quando se é jovem o que mais ouvimos é: “ah… essa geração Y, sempre surpreendendo e criando algo novo”. Que a geração Y é fantástica, isso já sabemos, não é motivo de dúvida para ninguém. Porém cuidado! Entrar no mercado de trabalho se achando “a última bolacha (ou biscoito) do pacote” vai te trazer sérios problemas.

Ao entrar no mercado de trabalho, levei algum tempo para perceber certas coisas que, podem parecer simples, mas são lições valiosas que farão muita diferença:

1)      Escutar mais do que falar: Todos nós temos muito o que falar e compartilhar com o mundo, porém, para aqueles que estão iniciando uma carreira é necessário desenvolver a arte da escuta ativa. Quando se desenvolve a escuta ativa, passamos a perceber quando é o momento certo para expressar nossas opiniões, e quando devemos ouvir as opiniões alheias. Lembrando que, quando se escuta mais do que fala, estamos mais propícios a desenvolver o próximo item.

2)      Aprender a Aprender: A questão aqui não é o conhecimento em si, e sim como você recebe este conhecimento. Em todos os lugares que frequentamos está cheio de vivências, experiências e lições valiosas, porém deixamos passar despercebido pelo fato de não nos colocarmos no papel de aprendiz. Se colocar no papel de aprendiz é estar aberto a aprender de tudo e com qualquer pessoa, acredite, é possível aprender algo com todo mundo, basta apenas olhar pelo ângulo correto.

3)      Menos é mais: Não se preocupe em ser um especialista em tudo, saber de tudo e ter todas as respostas, afinal você está começando! Foque em aprender de tudo, e o principal: colocar em prática tudo o que você sabe! Não fique ansioso por fazer todos os cursos possíveis, foque em aplicar aquilo que você já tem. Depois que ficar “craque” naquilo que faz, busque complementar com outras áreas e conhecimentos.

4)      Trabalho em equipe: “A união faz a força!”, ninguém é capaz de fazer de tudo dentro de uma empresa, ao mesmo tempo, e com qualidade! Então tenha em mente que você precisará trabalhar em equipe, manter uma boa relação profissional com os demais membros de sua equipe fará grande diferença no seu desempenho e no dos demais.

5)      A importância da comunicação: Para se trabalhar bem em equipe e otimizar suas relações, é necessário saber se comunicar da forma correta com as pessoas corretas.

Essa geração é sem dúvida uma das mais talentosas, com potencial incalculável, mas todo diamante precisa ser lapidado. E ao seguir estes passos, você evitará algumas “dores de cabeça” logo no início da sua jornada profissional. Lembre-se que você está começando e precisa agregar o máximo de experiência daqueles que já estão no mercado a mais tempo que você, coloque-se na posição de aprendiz, sempre!


Fonte: Artigos Administradores / 5 COISAS QUE APRENDI AO ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO

Os comentários estão fechados.