5 dicas para aperfeiçoar o inglês e alavancar a carreira

5 dicas para aperfeiçoar o inglês e alavancar a carreira

Pesquisa mostra que profissionais bilíngues têm, em média, salários 52,89% mais altos

Falar um segundo idioma é crucial para deslanchar no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa da Catho, pessoas bilíngues têm, em média, salários 52,89% mais altos se comparados a profissionais que não dominam outra língua. Nesse cenário, saber falar inglês fluentemente é um diferencial importante para conseguir aquela tão sonhada promoção, mas manter um curso tradicional ou uma viagem para aprimorar o idioma podem ser difíceis investimentos em tempos de crise e com o dólar nas alturas.

Apesar disso, com um pouco de criatividade e disposição, dá para praticar sem colocar a mão no bolso ou então gastando quase nada. Se o seu inglês “avançado” se tornou insuficiente para alçar voos maiores na carreira, confira as dicas que o Cambly separou para te ajudar nessa conquista.

1. Ouça música

Existe sempre um horário no dia em que as tarefas mais operacionais, que exigem menos concentração, são necessárias, por isso, tenha sempre em mãos um fone de ouvido. Não importa qual o seu estilo favorito, ouvir música em inglês ajuda a treinar o ouvido e a se acostumar com a pronúncia das palavras. Se você não sabe por onde começar, aplicativos como Spotify e Rdio trazem playlists com músicas sugeridas. E o melhor, tudo online, sem precisar fazer download.

2. Compre um livro bilíngue ou totalmente em inglês

Há uma infinidade de livros disponíveis totalmente em inglês ou em versões bilíngues nas livrarias. Aproveite para procurar os que se relacionam à área em que você trabalha, ou na que deseja se especializar. E-books e Ipads podem ser também boas opções, se você estiver na correria ou preferir soluções online. Se sentir necessidade, não pense duas vezes, use o dicionário.

3. Incentive um English Day na empresa

Depois de ter renovado o vocabulário, nada melhor que colocar tudo em prática! Proponha na empresa um dia em que só seja permitido falar inglês. Reuniões internas e brainstormings também podem ganhar um tom mais descontraído quando feitas em outro idioma. Além de proporcionar uma imersão completa, afiar o vocabulário de business é sempre bem vindo. Também combine com seus colegas de corrigirem um ao outro em caso de erros na escrita ou na construção da frase.

4. Informe-se em inglês

É comum procurar saber sobre o que acontece no mundo pela manhã, seja em portais, jornais ou pela televisão, então por que não fazer isso em inglês? Alguns jornais como New York Times ou The Guardian atualizam seus portais diariamente. Aproveite para conhecer também um novo ponto de vista.

5. Use apps, faça exercícios e pratique

Se a dificuldade em compreender a gramática é grande, aplicativos podem ajudar na hora de aprender ou praticar. O Duolingo oferece diversos níveis de exercícios, que posteriormente são corrigidos por estrangeiros. Mas se o problema for praticar a conversação, o aplicativo Cambly permite interação via vídeo conferência com falantes nativos do idioma. Dá para selecionar tutores de diferentes países e, assim, ter contato com os diferentes sotaques, o que contribui para melhorar a compreensão e ajuda a ter mais desenvoltura na hora de falar.


Fonte: Notícias Administradores / 5 dicas para aperfeiçoar o inglês e alavancar a carreira

Os comentários estão fechados.