5 dicas para o verdadeiro Networking

5 dicas para o verdadeiro Networking

Após a leitura do texto “How To Network The Right Way: Eight Tips”, é possível reunir os pontos mais importantes em 5 dicas que irão contribuir para que você realize um networking eficaz e verdadeiro.

Pense em um manual do bom profissional, seja ele Marketeiro ou Não. Pensou? Adianto que neste material deve haver um item importantíssimo: a construção da carreira.

Saber se conectar com as pessoas certas é  sinônimo de passos  largos em direção ao sucesso. Seja de forma online ou offline, desenvolver uma rede de relacionamentos é de extrema importância para seus negócios e seu crescimento pessoal. Por isso fala-se tanto em networking. Mas você sabe o que é o verdadeiro networking?

Muita gente trata o networking como sendo algo interesseiro, um caminho de via única. Antes de iniciar efetivamente as dicas é necessário destacar que o verdadeiro networking exige troca e abertura para  o desconhecido, além de se colocar a disposição do outro.

Para Andrew Vest “O verdadeiro networking ocorre quando há um entendimento de que todos têm igual valor. Em sua forma mais pura, é sobre pessoas aproveitando o contato com outras pessoas para comunicar paixões e se conectar com outras pessoas que compartilham essas paixões.”

Após a leitura do texto “How To Network The Right Way: Eight Tips”, é possível reunir os pontos mais importantes em 5 dicas que irão contribuir para que você realize um networking eficaz e verdadeiro.

1. Comece antes de precisar
Muitas pessoas se atentam ao networking somente quando precisam – por exemplo, de um emprego, de uma parceria ou de um investimento. Nesse momento, as pessoas identificam quem são aqueles que estão somente interessados em ter algo em troca. É necessário enxergar o networking, não como uma fase, mas sim como uma postura que deve ser adotada constantemente.
Quando você não está, diretamente, focado em um objetivo, as relações e as trocas fluem naturalmente. Em muitos casos ocorre exatamente o contrário: ao invés de você buscar a oportunidade com o networking, é o networking que vai gerar uma oportunidade.

2. Participe de outros eventos
Expandir a mente e as relações é uma atitude saudável e profissional em todos os sentidos. É preciso ter consciência de que enquanto você se relacionar com as mesmas pessoas e ir nos mesmos lugares você terá as mesmas informações.
Participe, sempre que possível, de eventos, projetos e cursos, sejam eles da sua área ou não. E, principalmente, interaja com pessoas diferentes de você. É na diversidade que ocorrem as melhores experiências.

3. Não julgue para não ser julgado
Isso vale para a vida! Não menosprezar o que o outro tem para te oferecer é algo essencial na construção do caráter.
Muitas pessoas que, às vezes, julgamos não ter nada a nos oferecer, podem ser aquelas que irão nos surpreender, em vários aspectos. Afinal de contas, o conhecimento não é único. Além disso, elas podem também estar precisando de uma ajuda extra.

4. Faça conexões
Quando utilizamos a palavra networking para nos referir à rede de contatos, não é à toa. Você já viu uma rede com somente dois fios se conectando?
Para que o verdadeiro networking funcione é preciso pensar em várias conexões. Mesmo que você não consiga ajudar diretamente o outro, pode conhecer alguém para indicar. Neste contexto é preciso muito mais que uma boa memória como também uma pré-disposição em conhecer as pessoas e fazer uso da empatia.

5. Cumpra suas palavras
Se você disser que vai fazer algo, faça! Seja uma ligação para indicar alguém, seja para enviar seu currículo. As pessoas que cumprem sua palavra, por mais simples que seja, demonstram credibilidade, organização e respeito pelo outro.

A partir dessas, você pode realizar diversas outras atitudes que irão contribuir para o verdadeiro networking. Pense nisso e crie suas próprias regras. Como todo hábito, um dia isso se tornará uma excelência. Quando você perceber muita coisa irá acontecer naturalmente. Você vai perceber o quanto tem influenciado positivamente na vida de outras pessoas.

Esse é o verdadeiro ganho. Pense que o que você receber em troca é o meio, não o fim.


Fonte: Artigos Administradores / 5 dicas para o verdadeiro Networking

Os comentários estão fechados.