5 dicas para tirar sua empresa do vermelho

5 dicas para tirar sua empresa do vermelho

Contas negativas nem sempre significam a morte da companhia, mas é preciso cuidado

A economia, tanto no Brasil quanto no mundo, está passando por momentos de instabilidade e isso afeta bastante o desempenho das empresas. Se não estiverem preparadas para os altos e baixos desse período, é bem provável que acabem ficando com as contas no vermelho. Mas estar em uma má situação financeira não necessariamente significa que os negócios irão à falência. Com planejamento e reorganização dos gastos, é possível inverter a situação e fazer com que a companhia alcance novamente sua estabilidade no mercado.

Confira abaixo cinco dicas para apagar o saldo negativo das contas da empresa e reassumir o controle das finanças:

1 – Aperfeiçoar o controle do fluxo de caixa

O planejamento financeiro está entre as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários. Mas acompanhar o fluxo de caixa é algo indispensável para manter sob controle os gastos da empresa. Esse processo deixou de ser algo complexo e confuso com a ajuda de ferramentas digitais, como o Quickbooks Zeropaper, que permite controlar o fluxo de caixa pelo computador e também pelo smartphone, disponibilizando relatórios periódicos que ajudam o empresário a rever e controlar os gastos.

Comece a usar o ZeroPaper agora. É simples e grátis!

2 – Observar os juros das dívidas

Se o acúmulo de dívidas deixou o caixa no vermelho e a baixa do mercado não permite a quitação de todas elas, chega a hora de selecionar. Para que com o passar do tempo a situação da empresa não se agrave mais, é importante selecionar quais são as contas que têm os juros mais altos e priorizar o pagamento delas.

3 – Vender ativos subaproveitados

Para ajudar no pagamento das dívidas acumuladas, uma boa opção é obter capital com a venda de ativos subaproveitados, como prédios, veículos, maquinário e por aí vai. Muitas vezes eles não geram resultados significativos para os lucros da empresa e a sua venda pode ser um bom meio para ajudar a reverter a má situação financeira.

4 – Rever as margens de lucro

Não tenha dúvidas que reajustar as margens de lucro da empresa pode ser uma boa opção para tirar o vermelho das contas da empresa. No entanto, é preciso ter bastante cautela para fazer isso. Lembre-se de estudar e calcular bem antes, analisando todas as variáveis, porque isso pode gerar resultados inversos do esperado e agravar a crise da empresa. Preços mais altos podem afastar clientes e derrubar as vendas.

5 – Reduzir gastos

Quando se está no vermelho, o essencial é economizar naquilo que for possível. Desde pequenos detalhes, como redução de gastos fixos com água e energia, até o adiamento de planos de crescimento da empresa que envolvam gastos extras. Nesse momento, antes de investir mais em seu negócio, o primordial é recuperá-lo.

Comece a usar o ZeroPaper agora. É simples e grátis!


Fonte: Notícias Administradores / 5 dicas para tirar sua empresa do vermelho

Os comentários estão fechados.