5 elementos indispensáveis para o sucesso no marketing digital

5 elementos indispensáveis para o sucesso no marketing digital

Conheça os elementos em que você precisa começar a investir hoje mesmo para ter uma estratégia de sucesso

O marketing digital reúne basicamente as mesmas estratégias do marketing tradicional, ou seja, tem como objetivo descobrir as necessidades e desejos dos consumidores e assim oferecer as soluções corretas.  E isso, logicamente, de forma totalmente online.

Isso não significa que o Marketing Digital é indicado apenas paras negócios online. Muito pelo contrário. Cada vez mais vemos as empresas físicas marcando sua presença na internet. Ou vai me dize que você confia em uma empresa que não possui um site?

Não estar presente na web pode significar a perda de muitos novos negócios e a chance, além de não agregar valor à marca. E nem falamos ainda que os investimentos em Marketing Digital são muito menores do que os nos meios tradicionais.

Mas não acaba por ai!

As métricas obtidas durante o processo são mais fáceis de obter e bem mais próximas da realidade. Ou seja, não há motivos para não investir no Marketing Online, especialmente na produção de conteúdo de qualidade e que seja do interesse de seu público-alvo.

A importância do Marketing Digital já está mais do que provada.

Mas será que você sabe o que deve começar a fazer para ter uma estratégia de sucesso?

As atividades de do Marketing Digital incluem buscar estabelecer relacionamento com os consumidores, gerar valor através do conteúdo e aumentar o alcance com técnicas bem aplicadas de SEO. E muito mais.

Portanto, se você quer alcançar sua audiência através do Marketing Digital e ao invés de atrapalhar, gerar valor, conheça os 5 elementos do Marketing que você precisa começar a investir hoje mesmo. 

São eles:

#1 Blog

Você sabia que empresas que possuem blog geram 67% mais leads que as empresas que não possuem?

Mesmo que você já possua um site, faça seu blog. Ele será a porta de conexão entre você e sua marca e seu público.

Você receberá muito mais feedbacks de seus clientes e assim conseguirá entender melhor se está no caminho certo. acredite, vale a pena.

Sem falar que somente com um blog você possui o controle total das ações que deseja fazer. Simplesmente porque aquele é o seu ambiente, e você dita todas as regras.

Resumindo, o blog é a ferramenta mais importante do Marketing Digital porque consegue estabelecer uma conexão com a audiência, onde você não é o único que emite opiniões, e também porque você possui controle absoluto sobre o que está fazendo naquela plataforma.

#2 Email Marketing

Se o blog é a melhor ferramenta, sua lista de emails é seu maior tesouro. E podemos até dizer que um não vive sem o outro.

Claro, você pode montar sua lista de emails através das redes sociais também, mas continuo afirmando: cuidado ao colocar todos seus esforços em um ambiente no qual você não possui controle algum.

Com ela, é possível estreitar o relacionamento com a audiência, seja através de campanhas exclusivas para quem assina sua newsletter ou até mesmo a melhor forma de vender seus produtos.

E os números são bastante atraentes e justificam toda essa importância do email no Marketing Digital.

  • 92% dos usuários de internet possuem pelo menos uma conta de email;
  • Ou seja, 3,5 bilhões de usuários;
  • Quem recebe uma oferta por email gasta em média 83% a mais nas compras online;
  • As chances de uma pessoa que assina sua lista comprar um produto seu é muito maior, pois ele já o conhece e confia em você.

O público que assina sua lista de emails é aquele mais interessado em seus conteúdos. E os mais propensos a comprar algo de você, sejam produtos próprios ou afiliados.

#3 Infográficos

Infográfico é um tipo de conteúdo visual que apresenta informações complexas de forma extremamente simples.

Quem acompanha o Viver de Blog sabe que gosto muito deste tipo de material e publicamos pelo menos um por mês.

Apesar da grande complexidade envolvida em um processo de produção de infográficos, desde  a pesquisa até o design final, o esforço compensa em tráfego., já que este tipo de conteúdos tem 30 vezes mais chances de ser consumido.

Um número que não pode ser ignorado com tanta facilidade!

E o público adora porque é um material que trata de um assunto complexo de forma extremamente simples e visual, sendo muito fácil de assimilar. Realmente vale todo o esforço.

#4 Mídias Sociais

A estratégia de divulgação do seu blog ou de sua marca não estará completa se não contar com o apoio das redes sociais.

Elas complementam seu trabalho em Marketing Digital já iniciado com um blog e com o intuito de montar e crescer uma lista de emails.

Isso se deve ao simples fato de que todos os seus possíveis clientes estarem presentes não em uma, mas várias das redes sociais mais populares.

Além de desejarem se conectar com pessoas, os indivíduos também se interessam por conteúdos publicados por marcas.

Antes de começar a gerar conteúdo nessas mídias, pesquise sobre o comportamento do seu público, saiba o melhor horário para postar e também a frequência ideal com que fazer isso, para não se tornar escasso ou maçante.

#5 Video Marketing

Em 2017, vídeos serão responsáveis por 69% de todo o tráfego do consumidor na internet. Número bastante significativo.

Ou seja, em algum tempo, quem quiser continuar marcando presença na internet com uma estratégia de Marketing Digital que dá resultados, terá que entrar para o mundo do video marketing.

Isso claro, quando os vídeos não são feitos eventualmente, mas sim com a mesma frequência que você publicaria artigos em seu blog, por exemplo, respeitando um planejamento de conteúdo.

Além disso, outros estudos mostram que aqueles que assistem vídeos estão muito mais propensos a comprardo que aqueles que não assistem, uma vez que os vídeos são mais explicativos que outras formas de conteúdo.

Excelente alternativa para quem não gosta ou sente que não escreve tão bem.

Todos os 5 elementos que apresentei neste artigo deverão fazer parte de sua estratégia de Marketing Digital. Um não sobrevive muito tempo sem o outro.

Mas, esses não são os únicos 5 elementos indispensáveis. No artigo ” 7 elementos indispensáveis na nova era do Marketing Digital: repense sua estratégia antes que seja tarde demais.”, falo sobre outros dois elementos importantíssimos e também:

  • A história por trás do conceito de Marketing Digital
  • Por que as empresas estão apostando cada vez mais no Marketing Online
  • Revolução do marketing: o novo marketing 3.0 na visão de Philip Kotler
  • Outbound Marketing x Inbound Marketing: dê adeus a velhos conceitos
  • As melhores Ferramentas de Marketing Digital
  • 5 previsões para o Futuro do Marketing Digital

Até a próxima.

Forte Abraço!


Fonte: Artigos Administradores / 5 elementos indispensáveis para o sucesso no marketing digital

Os comentários estão fechados.