5 estratégias de marketing utilizadas no reposicionamento de imagem da cantora Valesca Popozuda

5 estratégias de marketing utilizadas no reposicionamento de imagem da cantora Valesca Popozuda

De funkeira polêmica a diva do funk sofisticada. Veja as cinco estratégias de marketing utilizadas em seu processo de reposicionamento de imagem

Atualmente considerada a diva do funk, Valesca Popozuda é uma das maiores representantes do ritmo no país. Mas nem sempre foi assim. Antes de alcançar o status de diva e ser reconhecida nacionalmente com um dos nomes da música brasileira, a funkeira era considerada vulgar, por cantar músicas de cunho sexual e recheadas de palavrões; símbolo sexual, por fazer questão de exibir as curvas do seu corpo; e uma personalidade da mídia polêmica, por não ter pudor em expor sua opinião nos jornais, revistas e sites especializados em famosos.  

Valesca Popozuda ficou marcada pela imagem construída para o público alvo do grupo Gaiola das Popozudas, do qual era vocalista. Esse público era formado por homens e a chamada massa funkeira da comunidade. Com toda a ascensão na mídia, a imagem da funkeira acabou alcançando negativamente o grande público.

Necessidade da mudança de imagem

Criado nas favelas, em 1990, com letras de apologia ao sexo, drogas e até mesmo à criminalidade, o funk carioca foi discriminado durante décadas, antes de ser reconhecido como movimento cultural e isso fez com que cantores do ritmo enfrentassem dificuldades para conquistar o grande público, até mesmo por conter um conteúdo inapropriado.

Os primeiros funkeiros que conseguiram se destacar no mercado musical brasileiro foram Claudinho e Buchecha. Com letras mais “adequadas” e dançantes, eles conquistaram um público diversificado, cantando o chamado “funk melody”, que é uma versão mais leve do funk carioca. A dupla, que emplacou um sucesso atrás do outro, como “Conquista”, “Nosso Sonho” e “Xereta”, só acabou por conta do falecimento do Mc Claudinho, em 2002.

Visando a preferência do grande público pelo funk melody, novos mc’s se destacaram no mercado musical, com o apoio dos profissionais especializados. Esses profissionais, utilizando estratégias de marketing, transformaram os cantores e criaram um novo cenário para o mercado do funk.

A nova estética fez com que o ritmo ganhasse visibilidade nacional, criando um mercado altamente competitivo. Com isso, mc’s que continuavam cantando oentão chamado “funk de raiz” precisaram se reformular, mudando o estilo de suas músicas e até mesmo suas posturas pessoais, adotando também as estratégias de marketing para a mudança de imagem.Esse foi o caso de Valesca Popozuda, que além de ser funkeira, ainda carregava o peso de ser reconhecida como uma personalidade da mídia polêmica e símbolo sexual.

As 5 estratégias de marketing utilizadas no reposicionamento de imagem da cantora Valesca Popozuda

Gestão de Marca Pessoal – Valesca apresentou um bom comportamento dentro do reality show A Fazenda e ao sair do confinamento, decidiu seguir carreira solo e mudou completamente seu visual. A funkeira abandonou as roupas curtas e passou a vestir roupas que escondem mais as suas curvas.  

Gestão de Produto – Para acompanhar o novo cenário do funk e a novas preferências do público alvo, Valesca modificou seu estilo musical, investiu em clipes e ampliou a estrutura dos seus shows.

Networking – Valesca Popozuda fez parceria com grandes nomes da música nacional e até internacional, além divulgar sua amizade com artistas de grande escalão.

CRM Social (Customer Relationship Marketing) – Valesca Popozuda faz questão de manter contato direto com os fãs. Por meio das redes sociais, a cantora busca saber a opinião sobre seu trabalho. Focada nesse relacionamento, Valesca reservou um número de celular para fazer contato direto com seus seguidores.

Marketing Social – Valesca Popozuda está sempre engajada em campanhas sociais para o direito da mulher e contra a homofobia. Essas campanhas já lhe renderam o titulo de feminista e um público LGBT, cativo e fiel. A última campanha social apoiada pela cantora foi Desmatamento Zero. Valesca, ativistas do Green Peace e outros artistas foram até a Câmara dos Deputados e entregaram um documento que proíbe o corte das árvores.  O ato foi destaque na imprensa nacional, mas mesmo com a participação de grandes nomes da mídia nacional as manchetes davam destaque na participação da funkeira.

De um modo geral, Valesca Popozuda teve exceto no processo de mudança de sua imagem e alcançou o reposicionamento. Antes conhecida como a funkeira polêmica e símbolo sexual, hoje é considerada a diva do funk sofisticada e referência para outras funkeiras. Com o novo status, a cantora tem uma agenda shows lotada, participa de campanhas publicitárias e assina uma coluna no site do Jornal Extra.


Fonte: Artigos Administradores / 5 estratégias de marketing utilizadas no reposicionamento de imagem da cantora Valesca Popozuda

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