5 estratégias para manter seu time integrado

5 estratégias para manter seu time integrado

“Um time de sucesso habitualmente sabe o que cada membro está fazendo e até pensando e se coordenam através desse fato. Isso é uma equipe. São pessoas que cooperam umas com as outras e geralmente se dão bem” – L. Ron Hubbard

Não é novidade que um dos maiores desafios de qualquer empresa, organização, atividade, time e gestor é manter uma equipe integrada.

Hoje, a maioria das empresas e projetos utiliza o conceito de colaboração e equipes para resolver problemas, gerar novas ideias, finalizar tarefas e atividades. Porém antes de estruturar uma equipe e fazê-la desempenhar de maneira efetiva, as empresas e os líderes devem perguntar a si mesmos:

Tenho capacidade e know-how para concluir essa tarefa?

É necessário executar esse projeto envolvendo uma equipe?

 Se as respostas favorecem o trabalho em grupo é definitivamente o momento de olhar para seu capital humano.

O trabalho em equipe tem suas vantagens e desvantagens.

No lado vantajoso temos um apanhado de habilidades, ideias, conhecimento e perspectivas. Em geral o trabalho em equipe realmente enriquece a produtividade, inclusive a individual e aumenta a satisfação no ambiente de trabalho.

Por outro lado um time desengajado e desmotivado de fato desacelera crescimento e cria um novo negócio dentro de uma empresa ou equipe. Um negócio chamado gestão de pessoas.

Uma equipe nestas condições cria lentidão às atividades, desenvolve dificuldades de comunicação que se propaga pela organização e intoxica pessoas. O maior dos problemas entra no campo das críticas, desentendimentos e limitações no trato interpessoal.

 A boa notícia é que há maneiras para lidar com essas dificuldades.

 1 – Comunicação

A comunicação é uma mão de duas vias. Nós aprendemos a falar, mas não aprendemos a nos comunicar corretamente. Saber ouvir e saber como ser ouvido são fatores essenciais para as relações humanas.  Toda e qualquer situação, de qualquer natureza pode ser resolvida com comunicação. As habilidades de comunicação de um líder ajudam a aumentar a interação de equipes, já o sucesso de um time depende inteiramente do desenvolvimento da comunicação de cada colaborador.

 2 – Inspiração e Liderança

A única e mais efetiva forma de motivar e engajar uma equipe é inspirar pelo exemplo.

A autoconfiança dos membros de qualquer time é diretamente ligada à capacidade de seus líderes de liderar pelo exemplo. Por a mão na massa, demonstrar como se faz, desde as tarefas mais simples e comportamento. O exemplo motiva e inspira.

 3- Fluxos definidos

Organização, processos e planejamento mantêm empresas e equipes produtivas. A falta de definição de cargos, funções, atividades, delegar tarefas atravancam os processos e fluxos das empresas e atividade. Saber como realmente organizar, treinar pessoas para suas funções abre as portas para a real produtividade. Produção eleva o moral, equipes motivadas contagiam aos outros e tornam o ambiente de trabalho agradável.

 4 – Alinhamento de propósitos

Saber e acreditar em seus objetivos são a chave para o crescimento pessoal e profissional. As empresas e projetos que sabem exatamente seus propósitos encontram o sucesso com velocidade incomparável. Equipes que alinham seus objetivos de vida com os objetivos do seu grupo, time ou empresa tendem a viver vidas mais felizes, dentro e fora do trabalho. O segredo é aproximar o time e alinhar propósitos.

 5 – Foco nas pessoas

Líderes e empresas habitualmente negligenciam as necessidades de manter seu capital humano afiado, treinado e ligado aos seus objetivos. Em qualquer esfera da vida, quanto mais se sabe, melhor se faz. Treinar pessoas em suas funções torná-las melhores comunicadores, melhores vendedores, mais persistentes e preparados para lidar com os desafios do dia a dia é uma necessidade vital para qualquer atividade, projeto ou empresa. Manter equipes engajadas depende de prepará-las. Pessoas treinadas fazem mais e melhor.

Publicado originalmente em https://www.linkedin.com/pulse/5-estrat%C3%A9gias-para-manter-o-seu-time-integrado-victor-salinas

 


Fonte: Artigos Administradores / 5 estratégias para manter seu time integrado

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