5 fatores que podem fazer o consumidor não comprar de sua empresa

5 fatores que podem fazer o consumidor não comprar de sua empresa

O preço muitas vezes não é o fator principal que pode fazer uma pessoa comprar ou não comprar de você. Confira os 5 fatores que podem levar seu negócio ao sucesso (ou algo fracasso)…

Alguns empreendedores se prendem na miopia de que o principal fator que pode fazer uma pessoa comprar ou não um produto oferecido é a relação “preço x qualidade”. De fato, esse é um ponto fundamental e, em muitos casos, decisivo em relação ao desfecho de um processo de compra.

Contudo, se levássemos esse fator como verdade absoluta para todos os exemplos de transações comerciais, não veríamos bolsas sendo vendidas por preços de motocicletas e  camisetas de marca sendo vendidas por até 10 vezes o preço de camisetas parecidas. 

Existem inúmeros fatores que podem interferir no momento de compra. Todos esses fatores podem ser descritos em contextos psicológicos, onde os fatores são formados dentro da cabeça do consumidor, e fatores situacionais, quando ligados ao ambiente de compra, a ação de algum vendedor no ponto de venda ou na segurança que um site passa aos usuários, quando falamos de vendas online.

Porém, nesse artigo, gostaria de trazer ao debate 5 fatores que são considerados “custos de aquisição” e que podem recair sobre todos esses fatores. Um curso de aquisição são custos em potencial que vão muito além do valor em dinheiro que o consumidor paga para adquirir um produto ou serviço. 

Os 5 Custos de Aquisição

Custos Monetários: Estes custos são representados pelas unidades monetárias. Ou seja, são os valores em dinheiro que o consumidor paga no momento da compra. É o curso que muitos empreendedores levam em consideração, mas acabam esquecendo os outros quatro.

Custo de Tempo: O tempo e a conveniência para os consumidores estão relacionados com horários de funcionamento do Ponto de Venda. A localização é o ponto central para esse caso. Quando falamos em vendas on-line, o tempo de entrega toma lugar em relação à localização e o tempo pode ser primordial na escolha entre dois e-commerces. Muitos usuários podem optar por pagar mais caro para receber mais rapidamente.

Custos de Risco: São relacionados à insegurança quanto a aquisição. O produto é de qualidade? A loja on-line transparece segurança? Esse é um ponto que acaba fazendo muitos pequenos empresários perderem vendas para os grandes varejistas, mesmo cobrando mais barato.

Custo de Oportunidade: Se um consumidor escolhe comprar de você, ele abre mão de todas as outras possibilidades. Ele aposta em sua empresa e deixa e comprar dos concorrentes. Você precisa reconhecer que todo consumidor possui uma variedade de opções.

Custo de Ansiedade: A ansiedade é uma atitude natural. Em compras de alta complexidade e que envolvem um alto custo monetário, a ansiedade pode fazer o consumidor desistir a qualquer momento da compra. Por isso, é necessário fazer uso de estratégias para deixa-lo mais confiante de seus valores. A melhor forma de fazer isso é sendo honesto e transparente.

 fontes: Consumer Psychologist, Primeiro Negócio, Marketing Teacher


Fonte: Artigos Administradores / 5 fatores que podem fazer o consumidor não comprar de sua empresa

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