5 formas como sua startup está perdendo dinheiro com marketing

5 formas como sua startup está perdendo dinheiro com marketing

A cultura das startups está em alta ultimamente. Estamos imersos em histórias modernas de fulanos que foram do lixo ao luxo e tornarem-se empreendedores de enorme sucesso com suas ideias brilhantes.

 

O que nós não ouvimos são as histórias sobre as startups que falham (imagine então, de cada 10 startups nascidas; 7 falham).

E você definitivamente não ouve falar de outras startups por aí que estão indo bem, isso, graças a uma tonelada de trabalho duro e alguns profissionais medíocres.

Se você está sentindo que sua startups está com o negócio estagnado, e que você ainda está fazendo uma grande quantidade de trabalho, mas não consegue ver nenhum resultado ou crescimento – pior, tem visto seu negócio perder dinheiro lentamente – é provável que você precisará re-analisar sua estratégia de marketing.

Aqui estão cinco formas que geralmente muitas startups se perdem no marketing e acabam sacrificando o seu dinheiro, tempo e clientes em potencial.

1. Você tem medo de mudança

O mundo está mudando constantemente, e seu negócio precisa mudar junto. Se você não muda, você passa a correr o risco de ficar obsoleto, esquecido ou simplesmente, ignorado.

Com toda essa informação e propagando, brigando por sua atenção, se você não estiver disposto a trabalhar duro, sua atenção pode ser roubada por outra marca facilmente.

…ou você está mudando de mais.

Consumidores podem ficar entediados com a marca, e podem ficar completamente perdidos quando uma marca muda muito, muito rápido. Isso não quer dizer que uma marca não deva mudar e evoluir com o tempo para manter-se ligada às últimas tendências ou para responder à ânsias de mudança do seu público.

No entanto, muitas empresas se animam demais e apertam o gatilho da mudança muito rápido, então passam por milhões de nomes, cores, logotipos, websites e peculiaridades da marca. Você não deveria querer perder o reconhecimento de sua marca por completo.

Você precisa encontrar equilíbrio entre mudar muito e não mudar.

2. Você tenta fazer muitas coisas muito rápido

Outra grande erro que as pessoas tendem a fazer é investir tempo e dinheiro de mais em suas estratégias de marketing, logo no início das operações. Isso faz sentido, você tem o seu produto e quer encontrar consumidores; então você investe em marketing e você consegue ter um baita retorno. Certo? Bem, nem sempre.

Se você não conhece sua audiência, qualquer estratégia de marketing que você tentar é uma aposta que você faz, acreditando que encontrará as pessoas certas.

Talvez você coloque toda a sua verba em anúncios de banner no Facebook, quando no fim das contas, o seu tipo de cliente praticamente não está no Facebook. Seu tempo e dinheiro seria melhor gasto descobrindo o que sua audiência quer, você pode fazer isso através de testes em pequenos lotes, ao invés de dar um tiro no escuro com uma campanha de marketing que acabará custando caro.

Não jogue com as estratégias de marketing, se você não tiver um plano.

3. Você está falando para o seu consumidor, não com ele

As pessoas não gostam de serem mandadas. Você pode evitar problemas com clientes ao alterar a forma como passa a mensagem para a sua audiência, tente ser mais inclusivo, positivo e estabeleça uma conversa.

Não é raro, empresas serem completamente frias e alienadas com sua linguagem e perderem engajamento com sua audiência por conta disso. Se você conseguir estabelecer uma conversação com eles, sua marca será muito mais atrativa.

O seu mercado não é apenas um lugar para vender seus produtos ou serviços, mas é um local para se construir valor para sua marca. Isso abre um precedente incrível para a construção de possibilidades que são muito mais interessantes, faça uma curadoria de conteúdo que fará com que seus consumidores se aproximem de você. Tente contar uma história com seu conteúdo e ser mais próximo, engajados e aspiracional.

Mudar o tom de voz da sua redação pode fazer com que consumidores se engajem mais.

4. Você está ignorando os números

Existem tantas ferramentas de análise disponíveis no mercado que você pode escolher, então recomendo que as use. Qualquer uma delas que você utilizar, você encontrará utilidade, elas ajudaram você a entender melhor o que funciona e o que não funciona.

Outro ponto importante sobre isso é que, uma vez que você tem os números em mãos, você pode realmente ouvir sua audiência. É fácil criarmos ligação com uma campanha específica (uma imagem, frase, cor ou qualquer coisa que tenha a ver com o marketing), e isso pode ser realmente uma grande ideia. Mas se não estiver funcionando, não está funcionando.

Saber quando é hora de seguir em frente com uma ideia é uma habilidade, e analisar friamente pode ajudar você a desenvolver essa habilidade.

Análises podem até ser um pouco “doloridas” mas isso pode lhe ajudar a economizar tempo e dinheiro.

5. Você está focado de mais nas mídias sociais

Mídias sociais podem levar à uma grande exposição. Isso pode também acabar com a sensação de que você está entrando num vazio que nunca ontem respostas. Muitas startups colocam todo o seu tempo em social media e esquecem completamente sobre os métodos convencionais já comprovados.

Mandar malas diretas pode não parecer a campanha mais sedutora do mundo, mas com certeza ainda é muito benéfico para espalhar a mensagem e na propaganda boca a boca.

Outro risco que você corre quando foca apenas em marketing online é que você pode acabar deixando de lado sua audiência local, que está diretamente em contato contigo. Mesmo se você não tem uma loja física, existem muitas pessoas que valorizam vendedores locais. Você pode estar distraído ao tentar conseguir a atenção do mundo inteiro, enquanto temos uma comunidade inteira que você ignora.

Varie bastante nas suas estratégias, utilize estratégias convencionais também.

Conclusão

Você não poderá enriquecer com uma startup que está jogando fora todo o seu dinheiro num marketing que não funciona. Isso pode ser extremamente malicioso, mas infelizmente, muitos pequenos negócios caem nessa.

Ainda há esperanças que se você evitar cair nos mesmos erros que muitas outras empresas cometem, você poderá não apenas economizar dinheiro, mas alavancar suas estratégias de marca como um todo.

Quais dica você tem para ajudar negócios a economizarem dinheiro com marketing?

 


Fonte: Artigos Administradores / 5 formas como sua startup está perdendo dinheiro com marketing

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