5 letras para desenvolver um planejamento de sucesso

5 letras para desenvolver um planejamento de sucesso

Esta ferramenta é uma boa opção para planejar suas metas. De forma simples vamos passar por cada letra deste acrônimo (S.M.A.R.T.) dando as orientações para você criar o planejamento básico para a concretização dos seus objetivos

Esta ferramenta é uma boa opção para planejar suas metas. De forma simples vamos passar por cada letra deste acrônimo (S.M.A.R.T.) dando as orientações para você criar o planejamento básico para a concretização dos seus objetivos.

Mas lembre-se: Não adianta nada ter um bom plano se você não agir, então, use esta ferramenta somente depois de avaliar sua disposição para “por a mão na massa”. Vamos lá!

Letra “S” para ESpecífico

A meta que você têm aí na sua cabeça precisa ser bem detalhada, nessa hora você pode abusar da imaginação e mentalizar tudo que você quer, números, cores, tamanhos, enfim todos os detalhes da sua meta a ser alcançada. O mais importante neste ponto é não deixar idéias soltas, nada que possa gerar dupla interpretação.

Quanto mais detalhado, mais fácil será para o seu próprio entendimento.

Uma boa idéia aqui no ponto de partida é imaginar a meta como se já estivesse sido alcançada. Isso mesmo! Imagine-se no futuro e descreva como se você estivesse lá agora, como presencia o momento da realização da sua meta.

Letra “ M” para Mensurável

Agora que você criou com tudo o que têm direito na sua meta, tá na hora de colocar na ponta do lápis os custos e avaliar as métricas. Seja rigoroso aqui, nada de se deixar levar pela emoção, seja realista e saiba quais os recursos precisa aplicar para alcançar o seu objetivo.

Você só pode avaliar o seu progresso se você é capaz de medir o mesmo. Se no seu projeto não serão necessários custos financeiros (o que eu acho difícil nos dias de hoje), você pode ter como métrica as evidências que te aproximam do resultado.

Letra “A”para Atingível

Perceba que o “sonho” está ficando mais real. Isso mesmo! O que você quer só por querer nada mais é que uma vontade, um sonho.

Agora que você sabe o que quer e quanto precisa aplicar, chegou a hora de avaliar o quanto você conhece de sí próprio, seja criativo, mas sem perder os limites da sua própria capacidade, este planejamento é seu, portanto você só tem uma pessoa para atribuir o sucesso ou fracasso. Você!

Vou dar uma dica: Muitas pessoas falham neste ponto. Leve o tempo que precisar mas avalie suas capacidades com franquesa e se for necessário, faça um plano menor, bem fácil para iniciar, e só depois começe a desafiar-se de forma mais intensa. Nada de tentar o plano impossível assim logo de primeira.

Letra “R” para Relevante

Sem sombra de dúvidas este é o ponto mais importante! Claro que você terá uma dificuldade ou outra para conseguir alcançar uma meta, mas quando este objetivo tem um significado maior para você, essas dificuldades já não têm a mesma influência na sua vida.

Este é o grande porque da sua meta. Especificamente neste ponto te aconselho a colocar o seu coração para fora. Qual a grande realização esta meta te trará?

Letra “T” para Tempo

Simples como o próprio nome. Defina um tempo, um prazo para a conclusão da meta. Nosso cérebro funciona melhor com um prazo para cumprir.

Mais uma dica: Distribua suas tarefas em prazos menores, assim vai poder avançar um passo de cada vez.

Se você conseguiu imaginar sua meta já realizada mentalmente como sugeri no início, será mais fácil criar cenários diferentes para cada prazo, dividindo as etapas e criando um passo a passo para a conclusão.

Para finalizar, leia novamente sua meta observando a coerência que existe entre cada parte deste palnejamento. Não tenha pressa e sempre que for possível crie metas pequenas e fáceis de serem executadas, dessa forma você ganhará mais confiança e estará mais preparado para o próximo nível.


Fonte: Artigos Administradores / 5 letras para desenvolver um planejamento de sucesso

Os comentários estão fechados.