5 lições fundamentais de Steve Jobs para nossas vidas

5 lições fundamentais de Steve Jobs para nossas vidas

As vezes somos levados a pensar que o sucesso é algo para os grandes. Mas esquecemos de duas variáveis que são fundamentais: a primeira é que o sucesso é pessoal e intransferível. O sucesso não precisa ser visto por muitos para existir, ele está relacionado com uma realização pessoal. A segunda variável é que, aquele que hoje é grande, um dia já foi pequeno. Por essa perspectiva gosto muito da máxima “comece pequeno, pense grande e ande rápido”. Só o puro desejo pelo sucesso, ou seja, pela realização, não será suficiente – mas, é já o começo.

Quando olhamos para trajetória de Steve Jobs é possível observar que ela foi cheia de altos e baixos, e que tudo isso serviu de aprendizado e fortalecimento. Separei algumas frases ditas em vida pelo “pai” da Apple e que nos servem de reflexão.

“Às vezes, quando você inova, você comete erros. É melhor admiti-los rapidamente, e seguir em frente para melhorar suas outras inovações.”: O erro calculado precisa ser entendido como uma etapa do processo de inovação – é preciso ser valorizado, estudado e melhorado para que não mais ocorra.

“Inovação distingue o líder de um seguidor.”: inovar tem a ver com execução de ideias. É preciso se reinventar continuamente para não ficar para trás. Se você apenas segue as ideias de outros, dificilmente chegará em uma posição de destaque.

”Esse tem sido um dos meus mantras – foco e simplicidade.”: defina um objetivo e não tire seus olhos dele até alcança-lo. Viva de maneira simples (não simplista). Valorize as pequenas ações e bênçãos da vida. Isso faz muita diferença.

“Eu estou convencido de que metade do que separa os empreendedores bem-sucedidos dos não sucedidos é pura perseverança.”: essa frase tem muita relação com o foco. Não desista na primeira queda, se você não acreditar no seu projeto (sonho), ninguém o fará por você. Uma das características do empreendedor é saber que é possível e não desistir.

“Às vezes, a vida vai te acertar um tijolo na cabeça. Não perca a fé. Eu estou convencido de que a única coisa que me fez seguir em frente era que eu amava o que fazia.”: por fim, tenha paixão pela sua história, pelo seu projeto e continue andando. A vida é cheia de altos e baixos – isso faz parte. Não se faz um bom marinheiro sem uma boa tempestade.

Reflita sobre estas lições, tome as rédeas de sua história e tenha sucesso. Ele é pessoal e intransferível.


Fonte: Artigos Administradores / 5 lições fundamentais de Steve Jobs para nossas vidas

Os comentários estão fechados.