5 negócios que entenderam bem o que é responsabilidade social

5 negócios que entenderam bem o que é responsabilidade social

Você sabe o que significa responsabilidade social na prática?

Grandes empresas já se incorporaram ao cotidiano da sociedade e muitas fazem parte da nossa história. Assim, elas são como cidadãos e precisam assumir uma responsabilidade social tanto quanto qualquer um de nós. No entanto, o compromisso deve partir de uma ação voluntária das empresas, que precisam promover comportamentos e ações que contribuam com o bem-estar de algum grupo – sejam seus funcionários, uma comunidade de sua área de atuação, seus clientes – ou para o cuidado com o meio ambiente.

Conheça as práticas de responsabilidade social de cinco grandes empresas brasileiras e veja como elas atuam nesse aspecto:

1) Itaú

Uma das principais ações de responsabilidade social do Itaú Unibanco está focada em projetos educacionais. A Fundação Itaú Social trabalha em parceria com os governos atuando na formulação, implantação e disseminação de metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área.

Por meio de parcerias com diferentes setores, a fundação tem como foco os temas Educação Integral, Leitura e Escrita, Gestão Educacional e Avaliação de Projetos Sociais. Entre essas ações está a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, a Melhoria da Educação no Município e a Excelência em Gestão Educacional.

Outro programa interessante é o Jovens Urbanos, que oferece formação a jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

2) Pão de Açúcar

O primeiro projeto do grupo Pão de Açúcar de Responsabilidade social surgiu em 2001. Foi o chamado Estação Reciclagem. Começou com 12 unidades de coleta nas lojas da rede e hoje existem 228 espalhadas pelo Brasil – metade delas em supermercados da rede Extra. A companhia é parceira de 48 cooperativas de catadores de material reciclável, que beneficiam cerca de três mil pessoas. O grupo acabou de assinar um convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social para colaborar com o programa Brasil Sem Miséria. Com isso, as lojas passarão a adquirir produtos diretamente de cooperativas de agricultura familiar, de modo a aumentar o lucro dos pequenos produtores.

3) Unilever

A Unilever prioriza projetos que promovam higiene, saneamento, acesso a água potável, nutrição básica e aumento da autoestima. No Brasil, alguns trabalhos são desenvolvidos com a Save the Children, representada pela Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, e com o Unicef, que levam saneamento básico até escolas do semiárido brasileiro. Outros projetos são: Vôlei Social Unilever, Kibon no Alemão, Programas AlfaSol (que significa Associação Alfabetização Solidária), Praça vai à Escola e a Missão Social Lifebuoy, um programa contínuo em parceria com a Pastoral da Criança.

4) Coca-Cola

Em parceria com instituições que atuam em comunidades, o Instituto Coca-Cola Brasil coordena o Coletivo. Atualmente, existem 7 modalidades diferentes do projeto: Coletivo Varejo, que capacita jovens para o primeiro emprego; o Coletivo Artes, que oferece técnicas de design a grupos de artesanato femininos; o Coletivo Reciclagem, que apóia cooperativas de catadores; o Coletivo Floresta, responsável pela inclusão socioeconômica dos extratores de comunidades ribeirinhas do estado do Amazonas; Coletivo Logística e Produção, que prepara jovens e adultos para trabalharem nas fábricas da Coca-Cola ou em empresas parceiras; Coletivo Empreendedorismo, que incentiva pequenos estabelecimentos comerciais; e, por fim, o Coletivo Excelência em Eventos, que capacita jovens para que aproveitem as oportunidades geradas em torno de atividades como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

5) Natura

A Natura é reconhecida pelo seu trabalho em sustentabilidade e tem a certificação B Corp, dada a empresas que promovem uma sociedade mais sustentável. A companhia tem compromissos em sustentabilidade até 2020. Entre os princípios pontos estão a economia circular; incentivo ao consumo consciente; responsabilidade pela cadeia de valor; geração de impacto social por meio de incentivo à educação e novos modelos de negócios sustentáveis.

Conteúdo Administradores.com especial para o meuSucesso.com.


Fonte: 5 negócios que entenderam bem o que é responsabilidade social 5 negócios que entenderam bem o que é responsabilidade social

Os comentários estão fechados.