5 passos para a formação de uma cultura organizacional

5 passos para a formação de uma cultura organizacional

Lamentavelmente ainda há lideranças que entendem cultura organizacional como um quadro ou um banner pendurado na parede, sob o qual a equipe deve ser treinada

Muito se fala em cultura organizacional nas empresas e não é raro ouvir um líder dizendo “Precisamos fortalecer a nossa cultura organizacional”. Aí é geralmente é enviado um e mail para o setor de recursos humanos com a demanda de promover ações para o desenvolvimento da cultura organizacional. Lamentavelmente ainda há lideranças que entendem cultura organizacional como um quadro ou um banner pendurado na parede, sob o qual a equipe deve ser treinada.

A palavra cultura na sua essência é o ato, arte, modo de cultivar, é um conjunto das operações necessárias para que a terra produza (…) Transferindo esse conceito para o contexto organizacional poderemos afirmar que cultura organizacional é o jeito de ser, o modo de fazer as coisas e o conjunto de operações para que as “pessoas” produzam, considerando nessa metáfora, pessoas como a terra fértil das organizações. Conceitualmente, cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros de todos os escalões hierárquicos perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. (NASSAR, 2000).

Vejamos os cinco passos importantes para se desenvolver uma cultura na organização:

1) Tire a cultura da parede: Não é possível desenvolver cultura organizacional imaginando que isso acontecerá apenas pelo fato de ela estar pendurada na parede. O desenvolvimento de cultura organizacional acontece especialmente através da prática, do exemplo e símbolos organizacionais que arrastam as pessoas para os comportamentos desejados. Para isso é preciso entender que a cultura está dentro das pessoas e portanto elas precisam ver como os valores, a visão e a missão da empresa podem conduzi-las para o sucesso a média que é praticada especialmente por seus líderes.

2) Respeite as diferenças: Como líder, você não deve aplicar a cultura organizacional apenas através dos seus filtros de crenças. É preciso conhecer a equipe e suas diferenças de forma a conduzi-la a internalizar os valores organizacionais em harmonia com sua própria história, crenças e valores. Uma cultura consolidada acontece quando há convergência dos valores, crenças e objetivos das pessoas com os da organização.

3) Dê sentido às pessoas: Conhecendo a equipe, suas características e diferenças, o líder com exemplo e entusiasmo, poderá inspirar seus colaboradores de forma que eles consigam se encontrar dentro do objetivo organizacional. O trabalho cotidiano terá sentido se as pessoas conseguirem se ver no futuro da organização, sentindo que quando a empresa alcançar sua visão, todos os envolvidos estarão realizados.

4) Observe e corrija o rumo: A capacidade de observação é de suma importância para o líder que pretende gerar e desenvolver a cultura organizacional na sua equipe. Esse líder exercerá o papel de “piloto” que observa atentamente a “tripulação” exercendo as atividades que conduzem o “navio” e intervém sempre que necessário para que seja possível chegar ao destino. Dessa forma, o líder observador poderá por meio do exemplo corrigir os rumos em busca do objetivo comum.

5) Acrescente uma pitada de emoção: o segredo para o desenvolvimento de cultura organizacional é o relacionamento. As pessoas dentro de uma organização estão se relacionando o tempo todo, seja com colegas, clientes ou fornecedores, portanto o envolvimento emocional deverá fazer parte do processo de aprendizagem e desenvolvimento da cultura. As pessoas quando tratadas como seres integrais dotados de coração e não apenas como “mão” – de – obra, conseguem sentir-se parte do processo de construção da organização, isso fará com que a missão, a visão e os valores saiam da parede das empresas direto para o coração das pessoas e por fim emanará nas ações e atitudes que construirão organizações, equipes e profissionais de sucesso.


Fonte: Artigos Administradores / 5 passos para a formação de uma cultura organizacional

Os comentários estão fechados.