5 passos para a liderança

5 passos para a liderança

Liderança pode ser um talento nato, ou moldado no dia a dia, a capacidade de inspirar, vem junto com comprometimento, trabalho duro, humildade e muita empatia

O sucesso não bate na porta daqueles que o esperam sentados, sorte é o encontro da oportunidade com a preparação, prosperidade exige resiliência, liderança exige muito mais, eis alguns passos: 

1º passo

Seja honesto

Pode parecer óbvio, mais não é, líderes precisam ser transparentes, seja honesto consigo mesmo sobre suas limitações e com as pessoas ao seu redor. Honestidade é fundamental para o desenvolvimento da empresa, e o crescimento das pessoas, lembre-se da imagem que você quer refletir, líderes influenciam por suas atitudes e ações não por simples falas.

2º passo

Delegue funções

Sábio não é aquele que retém conhecimento e sim aquele que aprende dividir multiplicando informações, assim é o líder, confiar é sinal de força não de fraqueza, se certifique da competência daqueles que estão a sua volta, líderes não engessam pessoas, ao contrário investem no talento, habilidades das pessoas, libertam, revolucionam.  

3º passo

Reforço positivo

Suas atitudes positivas impactam diretamente aqueles que o rodeiam, contagie sua equipe de boas energias. Comece a criar ações de integração entre as pessoas, procure as conhecer verdadeiramente, descubra suas histórias, chamar um colega de trabalho para um café pode abrir portas que você não imagina, elogie as pessoas lembre a elas um pouco de tudo que há de bom todos os dias.

4º passo

Comunicação objetiva

Ainda que a equipe tenha um ambiente claro de ideias, é preciso transmitir conhecimento a todos, assim como oferecer oportunidade de todos expressarem suas ideias que podem contribuir para um projeto, ouvir experiências, sugestões agrega valor nas pessoas e consequentemente para empresa. Um ambiente produtivo necessita de comunicação, caso ao contrário, o desenvolvimento de projetos serão afetados acarretando prejuízos para a empresa.

5º passo

Bom Humor

Humor é essencial para formação de um líder, principalmente em momentos delicados, de crise onde as pessoas estejam desanimadas. Pessoas felizes trabalham melhor, produzem mais, então é fundamental um líder saber motivar sua equipe, proporcionar um ambiente saudável de trabalho, descontraído quando preciso, para integralização das pessoas.


Fonte: Artigos Administradores / 5 passos para a liderança

Os comentários estão fechados.