5 tendências tecnológicas que prometem mudar a educação

5 tendências tecnológicas que prometem mudar a educação

Os métodos tradicionais de estudos e as velhas práticas pedagógicas já não fazem mais parte da sala de aula

É cada vez mais comum o uso da tecnologia em nossas vidas. Crianças e jovens estão mais conectados e absorvendo novas informações a cada segundo. O uso dessas novas tecnologias também se encontra presente no cotidiano dos estudantes. Com isso as escolas precisam correr atrás para acompanhar as principais tendências e atendem a demanda de mercado.

Os métodos tradicionais de estudos e as velhas práticas pedagógicas já não fazem mais parte da sala de aula. O plano de estudo atual é muito diferente do que era apresentado no passado e para atender esse novo perfil de estudantes, as escolas precisam conhecer as tendências de educação e implementar essas mudanças no dia a dia escolar.

Pensando em como auxiliar as instituições de ensino, melhorar a qualidade do aprendizado e adaptar os alunos a essas novas tecnologias, separei cinco tendências tecnológicas que prometem mudar o ensino da educação:

· Aprendizagem Móvel

Conhecido como “mobile learning”, o futuro da educação segundo alguns especialistas, está na tela dos celulares e tablets. A aprendizagem móvel já é uma realidade e tendência em várias escolas do mundo. Os alunos já utilizam os dispositivos móveis para ler e-books, fazer pesquisas na internet, acessar jogos educativos, participar de grupos de estudo em mídias sociais, fórum de discussões, dentre outras tarefas que fazem parte da rotina estudantil.

· Gamificação

Outra tendência é a gamificação, também chamada de gamification ou “educação gamificada”. Essa tendência é conhecida por usar a tecnologia e elementos de jogos eletrônicos para o aprendizado. Os games onlines ajudam a aumentar o nível de atenção, retenção dos conteúdos e motivação dos estudantes. Além disso, os rankings, medalhas e premiações elevam a autoestima dos alunos e os incentivam a acreditar em si mesmo e ter mais confiança. É uma tendência que vale a pena ser investida.

· Aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa ou “Adaptive Learning”, é uma moderna tendência da educação que está se popularizando rapidamente no mundo inteiro. O diferencial dessa plataforma são os conteúdos que podem ser acompanhados de ilustrações, exercícios, vídeos, etc, deixando a aula mais interativa. Além disso, os alunos podem se concentrar na explicação do professor ao invés de anotar o que enxergam na tela, já que o assunto discutido em aula pode ser facilmente acessado posteriormente, pois se trata de um arquivo digital.

· Ensino Híbrido

O ensino híbrido é a mistura de aprendizado online com aprendizado off-line. Nessa tendência o aluno mescla momentos em que estuda virtualmente e sozinho por meio de plataformas digitais, com momentos em que estuda de forma presencial. Enquanto o aprendizado online depende da tecnologia, o estudo off-line dispensa equipamentos modernos e foca nas interações interpessoais.

· Plataforma de Comunicação Escolar

As plataformas de comunicação escolar são ferramentas que podem mudar os rumos da educação moderna. Por meio de softwares e aplicativos integrados, é possível ajudar as instituições de ensino a melhorar a forma de se comunicar com os professores, pais e alunos. Esse tipo de ferramenta também contribui na redução de custos, agilização de processos e otimização da gestão da escola.

Essas tendências tecnológicas chegam para aperfeiçoar a qualidade do ensino e aprimorar a qualidade da educação no Brasil. Para que isso seja colocado em prática as escolas precisam estar dispostas a investir nessas inovações para revolucionar o processo de aprendizagem.

Sávio Grossi – CEO e fundador da Pertoo, uma solução que permite que professores e instituições de ensino possam comunicar de forma simples com os alunos e os pais dos alunos. Por meio da ferramenta professores compartilham informações sobre o processo de desenvolvimento dos alunos, marcam avaliações, enviam recados e compartilham diversos tipos de conteúdos de forma simples e fácil, aproximando os pais no processo de educação escolar e mudando a forma de comunicação entre mestres e pais.


Fonte: Notícias Administradores / 5 tendências tecnológicas que prometem mudar a educação

Os comentários estão fechados.