6 dicas para se tornar um bom vendedor

6 dicas para se tornar um bom vendedor

Mesmo com a desaceleração do mercado de trabalho, a área de vagas operacionais continua aquecida

Apesar de a crise estar afetando o mercado de trabalho, ainda há vagas disponíveis, principalmente no setor operacional. Prova disso são os crescentes cadastros diários na plataforma de georecrutamento da Emprego Ligado. Até maio a startup havia registrado 950 mil convites de entrevistas, que ofertavam, além dos salários, benefícios importantes vale-transporte, plano de carreira, plano de saúde e vale-refeição.

“Os números mostram que, pelo menos na área de vagas operacionais, o mercado continuará aquecido”, afirmou Jacob Rosenbloom, CEO da Emprego Ligado. Mas para concorrer a uma dessa vagas é importante o candidato estar atualizado e preparado para surpreender o recrutador. E uma área que tem aparecido em destaque é a profissão de vendedor. Confira algumas dicas úteis para você que pretende conquistar uma posição no setor de vendas ou para lhe ajudar a alavancar ainda mais a sua carreira.

1. Você pode ser tímido, mas tem que ser eficiente

Algumas pessoas são mais extrovertidas e já nascem com um dom nato para vendas. Mas, se esse não é o seu caso, você provavelmente terá que ter mais do que carisma para conseguir vender. Você precisará ser dedicado e provar competência. Saiba ouvir com atenção e extrair o que a pessoa precisa. Não ter uma das qualidades não impede que você seja bem sucedido na área.

2. Seja persistente

Muitos vendedores desistem a um passo de fechar a venda, mas é preciso lembrar que dificilmente um cliente compra no primeiro contato. A persistência em vendas é saber receber muitos “nãos” sem desanimar e seguir com o objetivo planejado.

3. Surpreenda

Prometa menos e entregue mais. É necessário sempre criar novas maneiras de superar expectativas, e fazer “agrados” não esperados. Essa é a melhor maneira de encantar seus clientes.

4. Tenha foco

Cheque sempre as necessidades e esteja disposto para atendê-lo. Porém, evite ampliar a venda até que o cliente esteja 100% satisfeito com a anterior. Oferecer muitas opções ao mesmo tempo dá a sensação de que você está querendo “empurrar” serviços e isso só vai afastar o comprador.

5. Seja organizado

Antes de ir a campo tire algumas horas para se organizar. Mantenha o material de trabalho e apresentação atualizada, tenha um cartão e uma lâmina de serviços sempre na mão.

6. Conheça o interlocutor

Para não correr riscos de cometer algum engano, é importante saber mais sobre a pessoa com quem você vai conversar, mesmo que nunca tenha a visto. Busque mais informações e ajuste o seu discurso de acordo com o que você pesquisou.


Fonte: Notícias Administradores / 6 dicas para se tornar um bom vendedor

Os comentários estão fechados.