6 elementos chave para seu conteúdo se tornar viral

6 elementos chave para seu conteúdo se tornar viral

Analisamos um artigo que obteve mais de 500 mil curtidas e depois conversamos com os autores sobre suas estratégias para conseguir isso

Este é o santo graal de quem empreende ou trabalha de outra forma na internet: tornar-se viral. Pelo menos quando eu comecei a escrever artigos e a produzir conteúdo, eu não conseguia pensar em outra coisa a não ser tentar descobrir como essa publicação se espalhou rapidamente pelo Facebook, Twitter e por todos os outros lugares importantes. O que eu logo descobri foi que isso requer um pouco mais do que publicar fotos de gatos fofos, apesar de que continuo me questionando sobre isso.

Algum tempo atrás, fizemos no BufferApp uma pesquisa sobre o que realmente torna um conteúdo viral. Analisamos um artigo que obteve mais de 500 mil curtidas e depois conversamos com os autores sobre suas estratégias para conseguir isso. 

Então, sem mais demoras, aqui estão os 6 elementos chave que todo conteúdo deve ter para se tornar viral:

Escassez

Conteúdo exclusivo pode cativar o sentimento de que ele deve ser consumido. O medo de potencialmente “faltar” informação é um excelente estímulo para tornar as pessoas interessadas em seu conteúdo.

Botões de compartilhamento

Desvalorizar os botões de compartilhamento irá ferir a viralidade do seu conteúdo. Protagonize os botões de compartilhamento antes e depois de cada postagem.

Escaneabilidade

Visitantes da web gostam de consumir os “nuggets” da informação, então garanta que seu conteúdo seja fácil de escanear. Um usuário regular consome aproximadamente 20% do conteúdo em uma página de web.

Utilidade prática

Publicações que contêm informação interativa e objetiva, que os usuários podem colocar em prática na mesma hora, podem fazer com que o conteúdo se espalhe de forma viral.

Consistência

Ser consistente com respeito à qualidade e frequência do seu conteúdo pode ajudar a criar confiança e autoridade com sua audiência. Quando os leitores confiam em você e no seu conteúdo, fica mais fácil compartilhar.

A manchete

Como um 6º ponto, nós também olhamos para a ciência por trás da escrita de excelentes manchetes para o Twitter, Facebook e para o seu blog recentemente, o que eu acredito ser outro fator realmente importante para como seu conteúdo irá se sair e se espalhar.

Claro, ainda existem inúmeros outros elementos que precisam fazer parte de um ótimo recorte para o conteúdo viral se espalhar vastamente nas redes sociais. O que você descobriu sobre isso em suas atividades diárias? Compartilhe conosco nos comentários.

Artigo originalmente publicado no blog do BufferApp e gentilmente cedido ao Administradores.com pelo autor.


Fonte: Artigos Administradores / 6 elementos chave para seu conteúdo se tornar viral

Os comentários estão fechados.