6 oportunidades profissionais por trás dos e-mails que mandamos no dia a dia

6 oportunidades profissionais por trás dos e-mails que mandamos no dia a dia

Por que é tão importante se dedicar um pouco na hora de escrever um e-mail

É muito comum ouvir que a pessoa detesta escrever. No entanto, é difícil escapar de precisar de redigir vez ou outra. Estão aí os e-mails que fazem parte da vida profissional de quase todo mundo. Mesmo com o WhatsApp é muito frequente a utilização deles no dia a dia. E o que vejo demais são mensagens pouco cuidadosas para clientes.

Exemplo: Favor, conferir o contrato.

Tem ainda os e-mails que não têm nada no conteúdo, o profissional escreve tudo que deseja no título. É feio e pode ser confuso dependendo do tamanho da mensagem. O que mais me preocupa é que tais profissionais poderiam aproveitar melhor os e-mails. Esse tipo de comunicação, por mais simples que possa parecer, é repleta de oportunidades, pois com um simples e-mail a pessoa consegue:

  1. Mostrar disponibilidade para falar com o cliente: uma mensagem melhor trabalhada mostra que o profissional está pronto para atender o cliente sempre que ele precisar. Colocar as formas de contato no final de cada mensagem, telefones, skype, site facilitam um contato além do e-mail. Também é importante colocar esta informação no corpo do e-mail

  2. Demonstra importância do cliente e faz que ele se lembre do profissional: e-mails podem ser enviados sem que uma negociação esteja em curso, para falar sobre algo do setor, uma novidade nos serviços prestados, inovação em produtos. Assim, o cliente não se sente como um mero meio de o vendedor atingir a meta de vendas, mas como importante parceiro, reconhecido profissionalmente.

  3. Mostrar proatividade: um e-mail de pós-venda cumpre esta função. Em vez de esperar o comentário do parceiro de negócios, o ideal é perguntar antes se o produto ou serviço solucionou o problema do cliente.  

Isso só para citar três, pois é possível muito mais:

  • Prospeção: apresentar-se a um potencial parceiro

  • Agradecimento:  dizer obrigado por uma visita ou reunião

  • Enviar proposta

  • Cobrar resposta sem ser chato

  • Fazer pós-venda

  • Parabenizar o cliente por uma conquista

Percebeu como as mensagens por e-mail permeam todo processo de vendas? Assim, você pode melhorar sua negociação, levar a venda adiante com mensagens mais eficazes, bem escritas e estratégicas. 


Fonte: Artigos Administradores / 6 oportunidades profissionais por trás dos e-mails que mandamos no dia a dia

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