7 características de líderes inspiradores

7 características de líderes inspiradores

Líderes não dizem que são líderes. Sua própria atmosfera mostra o que são, seu estilo de liderança, e o porque estão em tal posição. Eles não precisam provar nada. Eles são por sua própria natureza

Algumas pessoas por ganhar seus títulos em suas empresas – porque toda empresa precisa de gerentes e administradores – acreditam ser líderes. Elas mandam e desmandam. Cobram, pressionam e querem resultado, mas nem de longe são inspiradoras e apaixonadas pela coisa mais importante de qualquer negócio: as pessoas.

Leia abaixo 7 características que marcam grandes líderes e questione-se se você é um líder inspirador ou apenas um mandão.

1. Líderes expressam inexorável positividade

Líderes que são líderes tem a capacidade de encontrar o lado bom mesmo nas situações mais embaraçosas e problemáticas. Há consciência neles que a desgraça e tristeza não levam ninguém a nada. Eles são como faróis em meio a um mar de insegurança, desafios e fracassos.

É óbvio que problemas vão acontecer – e agradeça por eles! Você não seria nada sem problemas. Suas experiências e suas habilidades seriam irrelevantes sem suas lutas. E se você quiser ser um líder verdadeiramente inspirador seja sempre positivo, sempre busque ver o lado bom das coisas.

2. Eles são gratos pelos seu time

Não há nada mais frustrante para uma equipe do que ver seus esforços ignorados. Líderes que não mostram apreço pela sua equipe estão colocando em risco seu negócio. Pessoas ficarão menos inspiradas e consequentemente menos produtivas – e são os pequenos gestos do dia que as inspiram e as fazem acordar cedo para atuar com o seu negócio. Mesmo elogios rápidos, ou frases como “isso não teria acontecido sem você”, tem um poder surpreendente. Faça o teste!

3. Líderes tem uma visão clara do futuro

Para inspirar você precisa ter certeza do que você quer do futuro, do que está planejando alcançar. Esse pensamento, aliás, a consciência desse pensamento, fará você não perder o foco dos objetivos.

4. Líderes ouvem

Ouvir não é a mesma coisa do que escutar. Líderes inspiradores ouvem com verdade seus amigos, funcionários e parceiros. Eles também pensam em cada palavra que será dita a fim de demonstrar e tornar claro que estão realmente ouvindo.

Tal coisa abre espaço para melhores feedbacks e relacionamentos com o time traduzindo em um simples gesto que cada membro da equipe é importante e que é necessário para que as missões sejam cumpridas.

5. Líderes tem  impecável comunicação

Regra básica: se o que um líder comunica não pode ser entendido não há progresso. Líderes são claros e aprendem a falar no tempo certo e na hora certa. E eles também se preocupam em como a sua equipe absorverá tais informações. Líderes sabem tomar a quantidade de tempo certa com as informações e instruções que precisam ser passadas e tem ciência de que todos a bordo estão prontos para seguir em frente.

6. Líderes são confiáveis

Clientes e funcionários são muito mais sucetíveis a abandonar o navio quando a prioridade de um ‘líder’ é o sucesso, mesmo à custa do bem-estar da equipe. Líderes sabem que o maior recurso são as pessoas e eles gostam de cuidar delas. Quando funcionários se orgulham da sua liderança e sua organização a inspiração segue logo atrás.

7. Líderes são apaixonados

Entusiasmo pela missão da organização é fundamental para ser um líder inspirador. Todo trabalho torna-se uma tarefa sem sentido quando feito por alguém que é blasé sobre tudo. Se você não sabe o que te faz desenvolver tal trabalho você não pode esperar isso do seus funcionários. Mantenha viva a lembrança para si e para sua equipe sobre o tira da cama e sobre o que te faz gostar tanto do faz.


Fonte: Artigos Administradores / 7 características de líderes inspiradores

Os comentários estão fechados.