7 características dos profissionais que possuem inteligência emocional

7 características dos profissionais que possuem inteligência emocional

Utilizar a inteligência emocional traz vantagens em sua vida pessoal e profissional. Profissionais que possuem estas habilidades costumam obter promoções mais rapidamente, promovem resultados reais para a equipe e para a empresa, aumentam significativamente sua rede de relacionamentos entre muitos outros benefícios

Possuir inteligência emocional é um fator imprescindível para o planejamento de atividades empresariais no que se refere à liderança, gestão e organização. Com ela você possui a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. É uma habilidade que representa um papel importantíssimo, que promove resultados diferenciados aos profissionais que a possuem e permite desenvolver um ambiente harmonioso e ao mesmo tempo produtivo em ideias e resultados.

Utilizar a inteligência emocional traz vantagens em sua vida pessoal e profissional. Profissionais que possuem estas habilidades costumam obter promoções mais rapidamente, promovem resultados reais para a equipe e para a empresa, aumentam significativamente sua rede de relacionamentos entre muitos outros benefícios.

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria TalentSmart, o Quociente Emocional (QE) tem muito mais ação sobre o sucesso profissional que o Quociente de Inteligência (QI).

Observou-se que 90% dos colaboradores melhor avaliados tem um excelente equilíbrio de suas emoções, enquanto 20% dos colaboradores com resultados abaixo do esperado possuem as mesmas habilidades.

Os profissionais que tem habilidades para administrar suas próprias emoções possuem algumas características marcantes. Entre elas, podemos citar:

  1. Habilidade para descrever suas emoções de forma precisa: não realizam afirmações como “estou me sentindo mal” ou “estou me sentindo frustrado”. Profissionais que possuem inteligência emocional têm habilidades para administrar seus sentimentos porque sabem exatamente quais são eles.
  2. Conhecem suas forças e necessidades de melhoria: profissionais com inteligência emocional reconhecem os pontos que precisam evoluir e aceitam estes desafios bem como conhecem suas forças e diferenciais e utilizam a seu favor para obter mais resultados e competitividade.
  3. Sabem praticar a empatia e respeitar ao próximo: possuem habilidade de respeitar as emoções e diferenças existentes e promover um rapport positivo.
  4. Não se apegam a “melindres” desnecessários: sabem interpretar o que é uma brincadeira, o que é um comentário improdutivo e focam ações e pensamentos positivos no que poderá gerar crescimento e não em situações depreciativas desnecessárias.
  5. Praticam o perdão e gratidão: profissionais com quociente emocional diferenciado tem habilidade para perdoar a si mesmo e ao próximo e sabem reconhecer o valor de suas pequenas conquistas e oportunidades. São gratos pelo que se tornaram e pelo que conquistaram, desde fatos mais mundanos aos mais representativos. Não se apegam aos insucessos, mas sim aos aprendizados.
  6. Pensam no próximo: têm facilidade de construir relacionamentos, pois pensam no próximo e gostam de ajudar.
  7. Buscam o desenvolvimento constantemente: reconhecem que não existe a perfeição, mas há a possibilidade de melhoria constante.

Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional mais seguro se sentirá para resolver problemas. Com autocontrole elevado, não precisará mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação.

Ter inteligência emocional é possuir um elevado conhecimento de si mesmo, capaz de fazer se sentir bem e viver a vida com muito mais facilidade e entusiasmo.

Toda habilidade pode ser adquirida, inclusive de elevar sua inteligência emocional. Basta praticar e participar de treinamentos, palestras e formações a respeito e com certeza obterá maior equilíbrio, será mais feliz e colherá frutos positivos desta mudança.


Fonte: Artigos Administradores / 7 características dos profissionais que possuem inteligência emocional

Os comentários estão fechados.