7 coisas que você precisa saber para ter sucesso empreendendo

7 coisas que você precisa saber para ter sucesso empreendendo

Muitos iniciam sem planejamento, por isso, é importante saber o básico para empreender e estar sempre a frente

Ver seu próprio negócio alcançar sucesso é o sonho de qualquer empreendedor. O problema é que muitos mal conseguem ver seu empreendimento ser lançado por falta de preparo. Ainda assim, é preciso saber o básico para decidir trabalhar para você mesmo.

“Há alguns anos não me via empreendedor”, diz Ruy Leal, no livro Superdicas Para Empreender Seu Próprio Negócio. “Muitos empreendedores de sucesso iniciaram seus negócios assim, sem que planejassem, por uma oportunidade construída ou inesperada, ou ainda por pura necessidade, quando a melhor alternativa que se apresentou foi iniciar um empreendimento”, escreve ele.

Para ajudar quem está começando a empreender, pegas algumas dicas do especialista para ter sucesso empreendendo:

1 – Não há emprego para todos

“Uma coisa é certa e inexorável no século XXI: Não há e não haverá empregos para todos nos moldes que conhecemos hoje”, diz Leal. As transformações pelas quais a humanidade passa são tão velozes que mal começamos uma etapa e já estamos em outra.

O mercado de trabalho, principalmente, acompanha essa velocidade. “Como empreendedor”, diz Ruy, “você terá um novo ângulo para exnergar sua função na vida e estimular sua capacidade de realizar em um terreno muito diferente daquele trilhado pelo empregado”.

2 – Saiba quem você é

Não se deixe enganar pelo imaginário glamour de ter um negócio: as armadilhas do caminho não serão poucas. “Não há caminho fáceis e rápidos para quem quer ter negócio próprio com sustentabilidade e sucesso”, diz o especialista. “É necessário preparo, vontade e consciência do trabalho exigido até que o negócio esteja estabilizado. Depois, os cuidados ainda devem ser redobrados para que a empresa não caia no deslumbramento e na embriaguez que o crescimento pode causar”, acrescenta ele.

Para ter seu negócio, é fundamental conhecer e possuir determinadas condições e habilidades, necessárias para obter uma razoável chance de êxito. “Não tente se enganar acreditando possuir condições e habilidades maiores do que realmente são, pois se trata de iniciar algo financeiramente muito sério que, em caso de insucesso, representará prejuízo pessoal, quando não familiar”, escreve Ruy. Elabore perguntas sobre você, internamente, para obter respostas íntimas e verdadeiras.

3 – Plano de negócio é fundamental

O plano de negócios permite perceber e avaliar com mais clareza os riscos e as possibilidades reais do negócio-alvo. Minimiza erros e aumenta as condições de acertos. Permite explorar melhor o mercado, verificar a viabilidade do projeto e identificar as melhores práticas para a venda.

“Com um plano de negócios consistente na mão, fica mais viável conseguir um sócio ou investidor, o que faz as chances de sucesso crescerem exponencialmente. Da ideia na cabeça ao papel já um caminho enorme a ser trilhado, nebuloso, cheio de armadilhas imperceptíveis no insight. E do papel para a prática, mais ainda”, explica Leal.

4 – Alianças estratégicas

“Desde o momento da criação do negócio, você sempre deve examinar a possibilidade de fazer alianças com outras organizações. Até mesmo com a concorrência”, escreve Ruy Leal. Saber que você não consegue fazer tudo é a primeira lição importante no início do seu negócio.

As alianças possibilitam que o interesse pelo seu crescimento e fortalecimento seja algo real junto aos seus aliados, pois o componente financeiro também permeará essas relações: seus aliados perderão dinheiro se você não ganhar o seu.

“Para uma aliança dar certo, três condições são básicas”, alerta o empreendedor. “De acontecer com empresas que possuam valores e interesses convergentes; o contrato deve ser bem elaborado e contemplar as responsabilidades de cada parte detalhadamente expostas e o padrão de qualidade exigido; deve haver um rigoroso controle do que é executado, já que o nome e a marca que irão aparecer na etapa final são os seus”, diz.

5 – Antenado para sempre

O mundo está em constante transformação e a competitividade é internacional, não havendo mais fronteiras comerciais nem reservas de mercado. Com isso, a tecnologia também muda. Tudo está interligado, independentemente de onde é produzido.

“Essa consciência planetária precisa estar na mente e no espírito do empreendedor desde o início da concepção de seu negócio. Com essa perspectiva de vida e de ação neste planeta, você estará contribuindo para a perenidade de seu negócio, pois saberá observar e identificar oportunidades que o mundo vier a apresentar (e serão inúmeras, senão todas) para preservar a vida nesta única nave que temos para viver”, comenta Leal.

6 – Mantenha o foco

Foco é fundamental. Todo empreendedor deseja produzir rapidamente e alcançar êxito o mais breve possível. Alguns, muito ansiosos por resultados mais rápidos, mal lançam seus produtos e já pensam em novos produtos, lançando-os precipitadamente.

“Não dá para abraçar o mundo”, explica o empreendedor. “Além disso, qualquer empresa no início terá escassez de recursos humanos, tecnológicos e/ou financeiros”, escreve ele. Não existem caminhos rápidos o fáceis: tenha certeza de que a abordagem está sendo direcionada adequadamente ao nicho que quer atingir e estabeleça, sempre, uma linha mestra para seu produto e seu negócio.

7 – Esteja em paz com o sucesso

Há quase duzentos anos, Abraham Lincoln comentava sobre estar no topo: “Praticamente qualquer um pode suportar a adversidade, mas se quiser testar o caráter de alguém, dê-lhe poder”. Caso não estejamos pronto para o sucesso, deixaremos de usufruir os benefícios que ele pode trazer.

“Será fundamental que se prepare para esse inevitável momento”, explica Ruy Leal. “Em tudo na vida, o improviso traz mais problemas do que acertos. O sucesso é como uma sala escura cheia de frágeis objetos. Se você não se preparou para andar nela nessas condições, certamente irá tropeçar e cair. E quanto mais alto estiver, mais alto e insuperável será o tombo. Acorde para seu sucesso e esteja em paz com ele para que seja duradouro e muito saudável para seu negócio!” completa o escritor.


Fonte: Notícias Administradores / 7 coisas que você precisa saber para ter sucesso empreendendo

Os comentários estão fechados.