7 dicas para administrar a reputação online da sua pousada

7 dicas para administrar a reputação online da sua pousada

No mundo atual a comunicação é rápida, acessível e on-line. As mídias sociaissão campos férteis para pessoas descontentes por algum motivo. Se sua marca for atingida por algum comentário negativo postado nestas redes pode macular sua reputação. E quando se trabalha com hospedagem, a imagem do seu negócio é o seu maior tesouro. 

A velocidade das informações com o avanço da tecnologia torna as empresas cada vez mais expostas mundialmente aos olhos do público. Para evitar que qualquer deslize coloque sua marca num ponto fora da curva, você precisa se preparar. Importante montar um plano de gerenciamento para promover a valorização de seu produto e serviço nas redes sociais.

Certos cuidados podem evitar que determinadas abordagens de clientes on-line comprometam sua a marca e reputação.

VEJA AS 7 DICAS PARA ADMINISTRAR A REPUTAÇÃO ONLINE DA SUA POUSADA

1 – Cautela

Ser visto e marcar presença nas mídias sociais requerem muita atividade e trabalho. Precisa-se postar mensagens e incluir conteúdos na mesma velocidade das informações on-line. Há necessidade de exclusividade para gerar este material e acompanhar os resultados. Lembre-se o que está por trás da marca é a reputação da Pousada e toda a clientela. Caso está imagem não for bem trabalhada nas mídias sociais, pode desmoronar tudo que construiu no decorrer dos anos.

As várias redes sociais possuem públicos diferenciados. Diversifique os formatos para cada mídia e direcione as ações de acordo com que seu cliente se interage. Para o hóspede de negócio, o post deverá ser feito no Linkedin. Já no Facebook e no Twitter, a interação é mais próxima e constante atingindo um público ainda maior, por conta dos grupos. Mensagens postas nas mídias certas aumenta a visualização do conteúdo de sua Pousada. 

2 – Mensagem sobre medida

Nas redes sociais, a sua Pousada deve aparecer com conteúdo que satisfaça as necessidades específicas e pontuais de seus clientes. Como, por exemplo, divulgar as atrações, eventos na cidade e pontos turísticos próximos ao seu negócio. Publicações com periodicidade que contenham informações pertinentes e interessantes geram interação e reação satisfatória do público, passando uma boa imagem de seu empreendimento, aumentando sua reputação.

3 – Feedback

Realimentar as redes sociais com respostas às perguntas formuladas pelos clientes contribui para o crescimento da reputação de sua Pousada. Se houver alguma mensagem depreciativa deverá ser sanada imediatamente sem vulneralizar sua imagem. Responda com comentários curtos, precisos de maneira individualizada. Cada cliente é único e o feedback deve ser pessoal, particular, embora seja visualizado por todos na rede. O retorno e a consequência dos conteúdos postados demonstram exatamente quais pontos precisam mudar e quais podem ser reforçados.

4 – Saiba como driblar a adversidade

Nem tudo são flores na vida. No mundo dos negócios, a adversidade é comum. Não dá para agradar a todos o tempo todo. Porém, no revés de uma publicação desfavorável nas mídias sociais sobre sua Pousada seja prático: peça desculpas pelo ocorrido. Não fuja do comentário negativo e responda a contento. Se o caso demandar muitos detalhes, resolva o problema no particular, longe dos holofotes das redes. Assim evita-se desgastes desnecessários diante de uma plateia on-line.

5 – Incentivo à fidelização

A clientela fiel da sua Pousada merece uma atenção maior.  Estes clientes são a publicidade favorável de sua marca nas redes sociais. Incentive-os a postarem comentários, informações, dicas sobre seu empreendimento nas mídias. A propaganda boa de quem conhece o local dá mais credibilidade à sua imagem e reputação. Demonstre a estes clientes que você os reconhece e lhes dá valor. Isto é um feedblack positivo, pois exalta os pontos positivos de sua Pousada. 

6 – Não exija comentários

Nunca use o critério de avaliação de sua Pousada para atrair comentários nas mídias sociais. Pode ser um “tiro no pé”. Deixe que as publicações sejam feitas por aqueles que realmente estão satisfeitos com sua Pousada, não por aquele que ganhou um brinde para comentar sobre seu empreendimento nas redes. Aquela famosa pesquisa de satisfação é válida internamente, não on-line e globalmente. Se quiser incentivar comentários, use essa ferramenta dentro da Pousada para reconhecer os pontos fortes e os que devem ser melhorados no seu negócio. 

7 – Caiu na rede fica

O que é postado na Internet dificilmente desaparece… nas mídias sociais o que é comunicado lá permanece, portanto pense bem antes de postar qualquer respostas on-line. Além de ser lida por todo mundo, ficará exposta direto. Comentários, publicidades, imagens, tudo que for ligado à sua Pousada posto nas redes sociais é para sempre.

Encare essas dicas como um aprendizado para infiltrar-se nas redes sociais. Se bem trabalhada as mídias sociais, a reputação será favorável à sua imagem. Postagem diárias com conteúdo interessantes podem garantir retorno satisfatório à sua Pousada. Mas lembre-se, há sempre os dois lados da moeda. Uma avalanche de cliques também pode deixar sua imagem vulnerável mundialmente.

Publicado originalmente em http://bomnegociopousada.com.br/7-dicas-para-administrar-a-reputacao-online-da-sua-pousada/


Fonte: Artigos Administradores / 7 dicas para administrar a reputação online da sua pousada

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