7 informações de grande importância para o sucesso do seu negócio

7 informações de grande importância para o sucesso do seu negócio

Para conseguir uma boa comunicação, é preciso que a empresa tenha informações direcionadas e específicas. Assim, a informação pode ser uma ferramenta estratégica que contribui para as empresas se diferenciarem no mercado. Saiba quais informações são importantes para a estratégia de sua empresa

As organizações do séc. XXI que desejam competir no mercado precisam se preocupar não apenas em atrair os clientes, que são estimulados das mais diversas formas, mas também precisam satisfazer suas necessidades e fazê-los fiéis a sua empresa. Além disso, é necessário gerenciar o negócio, agindo de forma rápida e com pouco custo. Neste cenário, a informação passa a ser um ativo de grande valor, que precisa ser bem gerenciado.

Desta forma, as empresas têm o desafio de buscar novas estratégias, de forma a continuarem existindo no mercado. Agora, a informação torna-se relevante na gestão das empresas, e seu gerenciamento (que começa inicialmente com uma necessidade, passa pela aquisição, uso, distribuição e adaptação dessa informação de forma organizada) se completa de forma estratégica ao processo de gestão, podendo servir de apoio à tomada de decisão.

Contudo, para conseguir uma boa comunicação, é preciso que a empresa tenha informações direcionadas e específicas. Assim, a informação pode ser uma ferramenta estratégica que contribui para as empresas se diferenciarem no mercado. Ela também pode ser a base da geração de produtos e serviços diferenciados, que atendam às necessidades dos clientes, por meio do reconhecimento de suas necessidades e na construção de relacionamento constante; além de ter alto valor para a estratégia.

Estudos na área da teoria organizacional descrevem o poder da informação para as empresas que a criam e a utilizam estrategicamente. Segundo Mintzberg, Lampel, Quinn e Ghoshal (2006), são três fases a serem transpostas:

  1. Na primeira, a empresa precisa decodificar, ou seja, dar significado à informação adquirida e adequá-la à organização, que seria a gestão da informação e inteligência competitiva;
  2. Depois, é preciso Estimular a fomentação de novos conhecimentos, favorecendo a inovação (gestão do conhecimento);
  3. Por fim, é necessário avaliar o processo e a utilização da informação para prover a organização do percurso, o que geraria a inteligência estratégica.

É importante também, depois de captá-las, avaliar estas informações, ter retorno das mesmas, para que se possa viver um processo de meta-aprendizado, a partir dos próprios esforços oriundos de sua execução.    

Assim, analisar a Informação como Recurso no Contexto das Pequenas Empresas Brasileiras, dá a oportunidade de prever Ações para dar suporte às suas Estratégias e fazê-las crescer neste Mercado Tão Competitivo.

Em minha pesquisa para dissertação de mestrado em administração, foram ouvidas 210 pequenas empresas ocupantes dos segmentos comércio/serviço ou indústria, excluindo, por exemplo, as do setor público e ONGs, que não participam de uma livre concorrência mercadológica. Os questionários foram respondidos por diretores, gerentes, pessoal operacional e consultores de empresas brasileiras.

Como resultado, obteve-se 7 informações mais relevantes para a elaboração da Estratégia de Pequenas Empresas. São elas:

  1. Detectar as Preferências dos Clientes
  2. Informação por Meio de Treinamento
  3. Informação na Medida Certa
  4. Nomear o Cliente
  5. Gerir o Conhecimento
  6. Conhecer os Custos da Produção
  7. Normas e Valores

É certo que a base do conhecimento organizacional está na informação, utilizada por empresas e também países para gerir melhor seus recursos. Portanto, é necessário que os gestores e os responsáveis pela gestão estratégica das empresas repensem o papel da informação no processo e na execução da estratégia competitiva de suas organizações, ou correrão o risco de perderem espaço perante seus concorrentes que já vislumbraram a informação como ferramenta estratégica e a denominaram propriamente de inteligência competitiva.

Boa sorte!

Texto baseado em meu e-book “7 informações mais relevantes para a elaboração da Estratégia de Pequenas Empresas“, disponível para download gratuito, onde é possível conferir o resultado completo da pesquisa e mais dicas de como trabalhar estas informações.


Fonte: Artigos Administradores / 7 informações de grande importância para o sucesso do seu negócio

Os comentários estão fechados.