8 dicas para aumentar a produtividade

8 dicas para aumentar a produtividade

Seu dia parece que não rende e as atividades vão se acumulando, e chega uma hora que você nem sabe por onde começar a resolvê-las? Talvez tenha chegado a hora de parar e refletir sobre quais são os motivos que te levam a isso

Em pesquisas, são identificados vários fatores que reduzem a produtividade pessoal, mas devemos refletir sobre o nosso padrão comportamental, e impedir que se torne uma questão crônica e interfira diretamente na saúde física e emocional.  Se você não consegue identificar o que atrapalha sua rotina, entre tantas ferramentas disponíveis, proponho realizar um teste muito simples e rápido, disponível no site TriadPS (eu fiz), e será traçado um perfil e levantados os motivos que impactam a produtividade. O resultado, mesmo resumido, é um passo para a reflexão.

Para ajudar neste processo, coloco aqui 8 dicas simples e básicas que já ajudam , e muito, no pontapé  inicial desta mudança comportamental:

1. Planeje seu dia na noite anterior: utilize um caderno, agenda, ou escolha uma ferramenta tecnológica, entre tantos apps disponíveis atualmente, para planejar todas as suas tarefas do dia e da semana.

2. Crie listas: as listas ajudam a visualizar suas tarefas;– o cérebro é muito visual e textual; e isso facilita a organização mental do que deve ser executado, além de facilitar o controle.

3. Priorize: depois das atividades listadas, classifique por prioridades, executando primeiro as tarefas mais difíceis e complexas, que demandam mais tempo. Ao finalizar, passe a executar as tarefas de alta prioridade, mas que demandem menos tempo.

4. Crie seu próprio sistema de produtividade: identifique o seu perfil e crie seu próprio sistema que você sabe que irá gerar melhores resultados. Por exemplo: se você “funciona” muito bem pela manhã, coloque sua energia para a resolução das atividades neste período, que estará mais ativo e motivado e os resultados, certamente, serão mais proveitosos. Além disso determine um formato para a organização e controle de suas atividades que melhor funciona de acordo com seu perfil.

5. Evite a procrastinação: se esforce para executar as atividades dentro do planejado, evitando procrastinar resoluções. Assim, você não acumula tarefas e não gera desânimo. E aí, quando decidir resolver as pendências, perceberá que será necessário maior gasto de energia e tempo do que se tivesse feito dentro do planejado.

6. Seja organizado: mantenha seu material de trabalho ou pertences sempre organizados. Cada coisa em seu devido lugar. E se não tiver lugar determinado, crie. Separe uma pasta para contas a pagar, outra de contas já pagas, e assim por diante. Um dos grandes fatores que atrapalham a produtividade é o desperdício de tempo à procura de um objeto ou documento fora do lugar. Em média, se você sabe onde procurar, gastará aproximadamente, 20 segundos para encontrá-lo. Se não souber, esse tempo pode subir para 2 minutos.

7. Delegue: dê prioridade para as atividades que só você, e mais ninguém, pode resolver. As outras que podem ser resolvidas por outras pessoas, delegue-as.

8. Faça uma pausa: de acordo com a técnica Pomodoro, desenvolvida pelo italiano Francesco Cirillo na década de 1980, para cada 25 minutos de trabalho focado, faça uma pausa de 3 a 5 minutos. Isso ajuda a relaxar, distrair e fazer com que o dia se torne mais produtivo e eficiente. Passar muito tempo sem descanso, tira a concentração, gera alto índice de estresse e como consequência, o dia se torna menos produtivo.


Fonte: Artigos Administradores / 8 dicas para aumentar a produtividade

Os comentários estão fechados.