8 razões para criar um site para a sua empresa

8 razões para criar um site para a sua empresa

A internet está transformando o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam, o que leva muitas empresas a empreender na internet, principalmente nas redes sociais, que é onde a maior parte dos seus consumidores está. No entanto, dependendo do negócio, ter um site é tão ou mais importante do que ter uma página no Facebook ou um perfil no Instagram.

mulher olhando site na tela do computador

Não é novidade para ninguém que a internet está transformando o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam. Essa mudança de comportamento, além de obviamente passar pelo âmbito pessoal, também passa pelo modo como as pessoas consomem bens e serviços.

Cientes disso, muitos empresários e empreendedores tentam se adaptar à mudança dos tempos como podem, principalmente através da presença nas redes sociais, que é onde a maior parte de seus clientes possivelmente se encontra e interage diariamente. No entanto, nem só de redes sociais se faz a presença digital de um negócio. Ter um site é tão ou mais importante do que ter uma página no Facebook ou perfil no Instagram.

Se você possui uma empresa ou negócio local e ainda está em dúvida se deve ou não ter um site, vamos ter dar 8 motivos para ir adiante e montar um site para a sua empresa. Vamos lá!

1. Seus clientes estão na internet

Segundo pesquisa divulgada este ano pelo IBGE, 54,9% dos lares brasileiros possuem acesso à internet. Esse percentual representa mais de 36 milhões de residências que acessam a internet regularmente através de computadores, celulares, tablets e outros dispositivos.

Isso significa que seus clientes já estão lá, lendo notícias, compartilhando informações e se relacionando com pessoas e empresas. Sendo assim, você não vai querer deixar sua empresa de fora desta conversa, não é mesmo?

2. Sua empresa provavelmente já está na internet

O brasileiro é um povo sabidamente bastante comunicativo e que adora trocar experiências, sejam positivas ou negativas, o que inclui a indicação de lojas e serviços que já utilizou. É o famoso boca-a-boca, que ganha impulso na era da internet, principalmente através das redes sociais.

Sendo assim, se você possui uma loja, mas ainda não tem presença na internet, é bastante provável que existam consumidores falando (bem ou mal) de seu estabelecimento na internet. Pesquise pelo nome de sua empresa ou negócio em buscadores ou redes sociais e faça o teste! Você poderá se surpreender com o resultado.

3. Seu negócio ficará disponível 24 horas por dia

Se você possui uma loja física, seu estabelecimento provavelmente tem um horário fixo de funcionamento e nenhum negócio acontece quando sua loja está fechada, certo? Na internet é diferente: uma loja virtual fica aberta 24 horas por dia, o que significa mais conveniência para seus clientes e maiores possibilidades de negócio para o lojista.

Já imaginou poder vender seus bens e serviços enquanto dorme? Pois na internet isso é perfeitamente possível! É bem verdade que você terá reorganizar algumas partes do seu negócio para entregar tudo o que vendeu online e isso provavelmente será feito dentro de um horário específico. No entanto, a comodidade que você estará oferecendo a seus clientes, de adquirirem seus produtos no conforto de seus lares, provavelmente fará valer a pena esta empreitada digital.

4. Seus clientes terão acesso fácil ao telefone e ao endereço da sua empresa

Hoje em dia é bastante comum acessar a internet para descobrir o endereço e o telefone de determinada empresa. Você não quer correr o risco de deixar de ser encontrado pelos seus clientes por não estar presente na internet, não é mesmo?

Além disso, ter o endereço e o telefone de sua empresa cadastrado em um serviço de mapas, como o Google Mapas, poderá fazer com que sua empresa seja descoberta por novos clientes, ao pesquisar por negócios semelhantes na sua região. Bem interessante, não acha?

5. Você poderá atingir novos mercados através da internet

Se você possui um negócio de bairro, seus clientes provavelmente estão restritos aos moradores ou frequentadores da região. Na internet as barreiras geográficas não existem, uma vez que pessoas de qualquer localidade poderão acessar o site de sua empresa e comprar os produtos que você oferece.

Portanto, se você tem planos de expansão para sua empresa, talvez através da abertura de uma segunda loja, considere abrir uma loja virtual e expanda seu negócio para públicos muito além de um bairro ou cidade.

6. Estreitar o relacionamento com clientes

Como citamos acima, seus clientes já estão na internet. Por que não interagir com eles eestreitar o relacionamento? Assim, você estará criando oportunidades para novos negócios ou até mesmo novos produtos, que provavelmente não viriam à tona se você não ouvisse a voz dos seus clientes.

Através de alguns recursos de marketing digital, como a criação de um cadastro de clientes online, é possível ir além e atingir sua base de clientes em momentos específicos, parapromover um lançamento ou uma promoção temporária. Se bem feito, esse tipo de ação poderá transformar o modo como você vende seus produtos.

7. Facilitar (e baratear) a divulgação da sua empresa

Na internet é possível fazer propaganda de seus bens e serviços investindo muito pouco. Ferramentas como os links patrocinados do Google ou o anúncio em redes sociais, como o Facebook, são apenas alguns exemplos de ações baratas e que podem ter um impacto efetivo em seu negócio.

Se você ainda não está seguro quanto à efetividade destas ações, tente fazer um teste de baixo investimento. Você verá que o risco é baixo e poderá ter um gostinho do que seria se investisse um pouco mais.

8. Nunca foi tão fácil estar na internet

Criar um site para sua empresa nunca foi tão fácil. Atualmente, existem diversas opções de contrução de sites, para todos os bolsos e gostos. De soluções gratuitas à plataformas robustas de e-commerce, a internet é democrática e permite que qualquer pessoa com boa vontade possa ter o seu próprio cantinho digital.

Ok, estou convencido, mas como faço para começar?

Para ter o seu próprio site, você precisará de dois elementos básicos e que estão presentes em todos os sites da internet: um domínio, que é o endereço eletrônico (ex.: meusite.com), e um serviço de hospedagem de sites.

Dependendo da ferramenta escolhida para a criação de sites, a hospedagem poderá vir integrada no serviço. Esse é o caso das ferramentas de criação de sites, como o Wix, ou de blogs, como o Blogger. Se você pretende investir pouco, talvez deva considerar criar um site por conta própria utilizando ferramentas como estas ou sistemas de gerenciamento de conteúdo gratuitos, como o WordPress.

Se você pode investir um pouco mais, considere a contratação de um profissional ou de uma agência para a criação do seu site. Esse tipo de ajuda profissional poderá ser bastante esclarecedora. Além disso, um profissional poderá te ajudar também a encontrar as melhores oportunidades para o seu tipo de negócio na internet.

Conclusão

Neste artigo, abordamos importantes razões pelas quais você deveria considerar montar um site para a sua empresa. Além disso, vimos também algumas possibilidades de criação de sites, como construi-lo por conta própria ou contratar um profissional para a tarefa.

Mas lembre-se de que ter um site é apenas o primeiro passo para que sua empresa tenha uma presença digital sólida e duradoura. Uma vez que o site seja lançado, este será o início de um relacionamento que precisará ser nutrido ao longo de toda a existência do seu negócio – e que renderá muitos frutos por consequência.


Fonte: Artigos Administradores / 8 razões para criar um site para a sua empresa

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