A chave da liderança eficaz

A chave da liderança eficaz

Uma boa liderança depende de muitos fatores, mas o mais importante é saber o que se passa na cabeça dos liderados. Como nem sempre as pessoas expressam tudo que pensam, é necessário saber como “ler” o estado emocional e prever o comportamento humano

Se você gerencia uma equipe, quase 90% de sua energia e tempo são direcionados a fazer que as coisas aconteçam.  E a experiência mostra que a maior frustração ao gerenciar pessoas é perceber que a maioria de seus colegas ou funcionários não está tão motivada como você para enfrentar as tarefas diárias, produzir e assumir responsabilidades.

A liderança eficaz começa com uma boa compreensão do comportamento humano.  Por trás de cada desapontamento ou frustração com um empregado, colega, associado ou amigo, você sempre encontrará uma falta de compreensão de suas intenções ou reações. 

O que é um verdadeiro líder? Qual é a diferencia entre o que você ouve ou lê a respeito deste tema e o que você DEVE ser? Como um verdadeiro líder se comporta em QUALQUER situação, desafio ou crise?

 Para responder essas perguntas, o escritor e filósofo americano L. Ron Hubbard escreveu um texto sobre liderança. E aqui estão alguns parágrafos:

“O primeiro requisito que qualquer seguidor de um líder exige que ele tenha é competência. O líder sabe o que está fazendo?”

 “Existe muito misticismo conectado com liderança. A maior parte deste misticismo não tem sentido, entretanto é necessário que uma pessoa que lidera atraia atenção e que ela possa entusiasmar e interessar os liderados. Simplesmente, o fato de saber mais sobre o assunto que os outros ou saber mais sobre organização que os outros, causa que um executivo seja visto com respeito e até com reverência.”

“Um denominador comum entre todos os bons executivos é a habilidade de se comunicar, ter afinidade pela sua área e pela sua gente, e ser capaz de atingir a realidade das circunstâncias existentes. Tudo isso resulta em compreensão. Um executivo que não tem estas qualidades ou habilidades não tem muita chance de ter muito sucesso.”

“Compreensão, adicionada a competência é provavelmente a característica mais importante de um executivo.” (…) – L. Ron Hubbard

E a chave para a compreensão do comportamento humano encontra-se na Escala de Tom Emocional e Tabela de Avaliação Humana, também desenvolvidas por Hubbard. 

A Escala de Tom é uma escala de emoções que vai de apatia a entusiasmo, passando por tristeza, medo, raiva, antagonismo, tédio e alegria, entre outras.

Mas a grande novidade é que Hubbard descobriu que todo indivíduo tem uma emoção mais predominante, mais recorrente ou crônica que irá impulsionar certo tipo de comportamento e moldar sua personalidade. É fácil comprovar que cada emoção impulsiona diferentes tipos de ação. E a partir de um estudo aprofundado do comportamento humano, ele elaborou a Tabela de Avaliação Humana com 24 características de personalidade para cada emoção crônica 

Analisando esta Tabela é possível prever o comportamento humano, saber em quem confiar e assim evitar muita dor de cabeça e prejuízos. Portanto, o conhecimento e uso da Escala de Tom Emocional e da Tabela Hubbard de Avaliação Humana são indispensáveis para a liderança eficaz.


Fonte: Artigos Administradores / A chave da liderança eficaz

Os comentários estão fechados.