A crise com liderança inspiradora e criatividade

A crise com liderança inspiradora e criatividade

Criatividade para superar a crise, o lider deve ser inspirador para ter resultados extraordinários

A palavra crise, principalmente no Brasil, deve ser a palavra escrita e falada que está nas mentes de todas as pessoas, até porque muitos perderam os empregos ou perderam alguns clientes e precisam fazer algo para mudar este patamar, enquanto a situação do País não melhora, não podemos ficar parados. Todos estão revendo suas prioridades, seus planejamentos, e redefinindo os projetos antes previstos e que precisam de novos recursos para serem realizados. E para isso, precisamos ter um cérebro ativo e saudável para estar preparado para esta reformulação de planos. Para isso é urgente usar a criatividade para ajudar a suplantar este momento e se preparar para os novos parâmetros.

É importante perceber que fazer as coisas da mesma maneira, certamente não será a solução, porque o máximo que conseguirá é atingir aos mesmos resultados, que já não são suficientes.É preciso ser original, uma qualidade que muitos não estão habituados, mas que podem ser trabalhados no dia a dia, para serem incorporadas. A neurociência trabalha e sugere algumas técnicas para adquirir estas qualidades. E uma delas é se aprofundar sobre os assuntos que estão envolvidos, ou seja, se capacitar no que vai ser necessário, neste caso planejamento, definição de metas.

Para que esta capacitação fique mais suave do que a tradicional capacitação exige, a Neurociência entende que a melhor maneira para se chegar a uma solução criativa é parar de pensar conscientemente no assunto.Prega-se que a solução surge quando se está pensando ou desenvolvendo uma outra atividade lúdica, mas relaxada. Quantos vezes não encontramos a solução, quando se estava tomando banho? Não estou pregando que todos devem tomar banho a todos momentos, para encontrar a solução para novas situações que surgem, mas podemos desenvolver atividades que estimulem o pensamento lateral, como jogos de memorização e enigmas.

Por isso o lider que inspira seus colaboradores ou liderados, tem que estar apto para orientar sua equipe para este tipo de pensamento, com sua qualidade específica que é de vencedor. Se a pessoa estiver de acordo com a maneira como é incentivada a trabalhar, ela também vencerá e ambos farão parte de uma equipe vencedora. Isso não quer dizer que estes vencem sempre,, mas os líderes que inspiram sabem absorver as derrotas e partir para os próximos desafios.

Neste momento de crise o líder deve inspirar seus liderados de forma positiva, de que é possível passar por esta turbulência. Quem tem entre 40 e 50 anos já sabe como é crise, como é viver num país inflacionário e mal adminsitrado. Como é importante estar capacitado, equilibrado e com planejamento vigente e sendo administrado de perto. Por isso a inspiração deve ser positiva, e estar preparado para quando sairmos desta situaçã, porque devemos ter fé e acreditar que vamos sair e mais que existe sempre uma oportunidade neste smomentos, desde que as pessoas estejam preparadas, tenham calma em analisar as situações e agir quando aparecer a ocasião.

Que venha a crise, porque nosso cérebro está inspirado para reagir com criatividade.


Fonte: Artigos Administradores / A crise com liderança inspiradora e criatividade

Os comentários estão fechados.