A crítica de forma positiva

A crítica de forma positiva

A crítica é uma análise avaliativa de alguma coisa. Ou seja, quando o cliente critica algo da sua empresa ele está analisando, e a crítica é em prol de uma melhoria, podemos encarar a crítica como um feedback

A crítica é uma análise avaliativa de alguma coisa. Ou seja, quando o cliente critica algo da sua empresa ele está analisando, e a crítica é em prol de uma melhoria, podemos encarar a crítica como um feedback. O feedback nos dá entender que é algo positivo, portanto é mais fácil aceitar algo que venha dele. A crítica nos soa como algo negativo e talvez não ajude evoluir. Quando você tem um feedback negativo é algo interessante, é sinal que alguém avaliou seu produto ofertado e está lhe ajudando a melhorá-lo, afim de atender a expectativa dos consumidores. 

Em meio a tanta informação formou-se uma sociedade exigente e cheio de pré-conceitos, e isso nos traz grandes desafios. Um dos desafios é atender a um cliente que já viveu uma experiência ruim com seu concorrente, ele está com a mente afetada por mau atendimento, ou por um produto ruim.  Para entendermos melhor, darei um exemplo:  Quando você liga para uma empresa de telefonia qual paradigma você tem em relação à prestação de serviços?

  • Mau atendimento;
  • Má prestação de serviços;
  • Tarifas altas, etc. 

Criamos paradigma que nos afetam na escolha de um produto daquele segmento, nunca estaremos confiantes o bastante, a não ser que a empresa melhore seus serviços e abordagens. Quando temos clientes insatisfeitos é hora de procurarmos entender onde está o erro e melhorar a estatística negativa.

Relação Empresa x Relação Cliente

Com o aumento dos negócios, informações disponíveis, pessoas com poder de compra, temos diariamente sérios desafios.  O que nos ajuda a definir e melhorar nossa competitividade no mercado?  Relação empresa x relação cliente.  Se você passar horas de seu tempo apenas falando sobre seus produtos, e sobre sua empresa, seu cliente ficará entediado e provavelmente não fechará negócios com você. O tempo que você está com o cliente é disponibilizado a ele, você deve ouvi-lo a maior parte do tempo. Se ouvir seu cliente e entender quais suas dúvidas, com toda certeza conseguirá atender as necessidades dele. Você criará uma sinergia que lhe trará um bom convívio e grandes resultados. 

Conheça seu Produto

Não deixe de conhecer o produto e saber tudo que é importante para seu cliente. Se desenvolver um conhecimento aprofundado do produto estará à frente de muitas empresas. Hoje em dia vemos a todo instante vendedor e empresas preocupadas apenas com o caixa da empresa, e não com o consumidor final.  Quando se cria valor, quando se resolve problemas, automaticamente a receita aumenta. O seu foco deve ser o cliente, atender suas necessidades, que por sinal só crescem. 

Pós Venda

Dê mais valor a seus clientes e busque feedback. Uma das melhores maneiras de buscar um feedback do cliente é dando suporte pós venda, que por sinal é uma das melhores maneiras de fidelizá-lo e melhorar a relação dele com a empresa. A pós-venda ativo e sério da segurança do cliente voltar a fazer negócios com a empresa, a pós-venda não é simplesmente um canal para reclamações, e sim um canal de pesquisa onde você pode tirar informações valiosas a respeito do mercado, produto e cliente. O cliente que critica tem valor muito alto para sua empresa. As pessoas nunca estão satisfeitas, crie oportunidades a partir disso.


Fonte: Artigos Administradores / A crítica de forma positiva

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