A dica é aprofundar-se!

A dica é aprofundar-se!

A solução para os problemas passa, necessariamente, pelo interesse no autodesenvolvimento e na aprendizagem aprofundada e contínua de temas complexos

É humano, em meio a uma crise na empresa, no mercado ou no país, a pessoa buscar uma informação pouco divulgada, que a faça sair dela o mais rápido possível.

Entretanto, o fato de você compreender uma explicação não significa que ela seja correta. Muitas vezes, a dica que o indivíduo segue, na ânsia de encontrar uma solução, pode fazê-lo resolver um problema de curto prazo e causar outro muito maior no longo prazo. Isso é motivo de preocupação com o futuro, estresse e descrença no seu potencial de conduzir a vida de maneira equilibrada. Especialmente nas questões que englobam a carreira e as finanças pessoais.

A causa disso está na falta de profundidade no aprendizado a respeito da complexidade que cerca os problemas que enfrenta quanto mais a vida avança.

A solução passa, necessariamente, pelo interesse no autodesenvolvimento e na aprendizagem aprofundada e contínua de temas complexos.

Se é verdade que o último degrau da complexidade é a simplicidade, também é verdadeiro que essa é uma escada na qual você não pode pular degraus. Darwin demorou 20 anos para responder à pergunta: “Qual a origem das espécies?” Você acha que ele conseguiu pulando etapas em seu método de investigação?

Não existem atalhos para o autodesenvolvimento. Você precisa se expor a experiências de vida, algumas muito duras, e conquistar o apoio de pessoas importantes. Por vezes, procurar novos indivíduos que possam acrescentar conhecimento e experiência e reduzir sua exposição ou esquecer pessoas que não lhe acrescentem nada. Um mentor ou um coach poderá ser indispensável. Você sempre poderá se desenvolver sozinho, mas isso leva muito mais tempo.

Além do autodesenvolvimento, para sua carreira evoluir continuamente, você deve procurar fazer parte da elite do seu setor. Saber quem são os melhores e por quê? Onde eles se formaram? O que sabem? Como aplicam o conhecimento? Você deve participar de associações, fóruns presenciais e na internet e trocar experiências com essas pessoas, para saber em que nível você está. Aprender e compartilhar sempre. Não se feche sozinho em sua carreira e na sua empresa. Esse é um cenário comum e que causa muito desalento a pessoas que perdem seu emprego.

O importante é que você viabilize sua profissão e seu sucesso financeiro por toda a vida.

Mas não tente fazê-lo de qualquer jeito. O mundo não precisa de pessoas rasas e que exerçam suas profissões por meio de dicas. Mas, sim, por vocação, propósito maior e desejo de contribuir para o bem de todos.


Fonte: Artigos Administradores / A dica é aprofundar-se!

Os comentários estão fechados.