A ESCOLA MATA A CRIATIVIDADE E SEM CRIATIVIDADE NÃO HÁ INOVAÇÃO.

A ESCOLA MATA A CRIATIVIDADE E SEM CRIATIVIDADE NÃO HÁ INOVAÇÃO.

A escola mata a criatividade – essa frase pertence ao Especialista em Educação e Criatividade, Ken Robinson. Segundo ele o grande inibidor da inovação no mundo todo é o sistema educacional.

Em minhas palestras, sem conta uma história real de uma criança que estava em uma sala de pré-escolar em uma aula de desenho, onde ela desenhava um peixe voando, neste momento a professora se aproxima, pergunta o que significa a ilustração, a criança explica e em seguida a professora sinaliza que peixe não voa. A criança responde: – mas, o meu voa.

O que aconteceu naquele momento foi uma inibição voluntária da criatividade humana.

A criatividade é uma atitude comportamental que funde conhecimento, imaginação e avaliação. O adulto possui mais conhecimento e senso avaliativo do que uma criança, porém a criança possui uma extraordinária capacidade inventativa.

Ao longo dos anos de vida escolar, vamos adiquirindo e acumulando conhecimentos padronizados: isso pode, isso não pode, isso é certo, isso é errado, isso é assim, isso é assado. Nossa capacidade avaliativa vai sendo moldada e nossa imaginação congelada.

A professora Doutora Martha Gabriel em uma de suas palestras sinalizou que criatividade é igual tesouro, tem de ser escavada.

Gosto sempre de sinalizar aos meus alunos, sobretudo de pós-graduação, que uma competência sine qua non hoje no mercado é a abertura mental – precisamos estar atentos e abertos ao novo, caso contrário, faremos sempre mais do mesmo. É preciso também questionar os padrões de forma respeitosa e avaliar o que podemos fazer para refinar e inovar.

Minha dica de hoje é portanto, busque sempre conhecimento, tenha capacidade analítica e avaliativa, mas, seja curioso, questione, imagine, escave as possibilidade – pois só assim conseguiremos ter organizações mais criativas e inovadores.

Pense nisso e faça o seu sucesso!!!!


Fonte: Artigos Administradores / A ESCOLA MATA A CRIATIVIDADE E SEM CRIATIVIDADE NÃO HÁ INOVAÇÃO.

Os comentários estão fechados.