A experiência gastronômica começa na decoração do seu restaurante

A experiência gastronômica começa na decoração do seu restaurante

O sucesso de um restaurante vai além de um bom prato, confira a importância de investir na decoração do seu restaurante

Visitar um restaurante é mais do que comer um bom prato, é uma experiência social que começa com o ambiente.

Proporcionar bons momentos, oferecer um clima agradável e um local cheio de personalidade é um fator tão importante quanto a refeição que será servida para o cliente.

Frequentar bares e restaurantes em grandes capitais tornou-se uma das principais experiências de lazer e entretenimento disponíveis. As pessoas procuram estes estabelecimentos esperando muito mais do que uma boa comida, desejam encontrar locais que ofereçam bons momentos, que façam conexão com seus gostos e costumes.

Investir na criação de um ambiente atraente é parte essencial para o sucesso de um bar, pub, café ou restaurante.

Dicas para decorar seu negócio e agradar clientes

Identifique seu público

Pode parecer uma dica boba, mas é importante lembrar que um negócio antes de ser do proprietário também é dos seus futuros clientes. Muitos empresários focam apenas em explorar seus gostos pessoais e simplesmente esquecem de pensar nas pessoas que visitarão o local. Não projete algo que corresponde apenas as suas expectativas. É preciso atender principalmente as expectativas do seu cliente. Pense nesses detalhes para criar algo que impressione e cause identificação com o seu público.

Defina o estilo da decoração

Lembre-se sempre que a decoração diz muito sobre o preço, qualidade, tradição e público de um estabelecimento. Portanto, é importante pensar nesses detalhes para atrair o público correto. Um público descolado e jovem se identificará com ambientes modernos e cheio de tendências que conversem com os seus gostos. Um público requintado desejará uma experiência sofisticada. Um público tradicional e mais velho, gosta de sentir toda a sua história e experiência na decoração do local. Sua decoração pode ser moderna, tradicional, requintada, vintage, clássica, rústica, pop ou qualquer outro estilo, desde que converse com o seu público alvo. O estilo da sua comida deve conversar com o ambiente oferecido.

Analise a concorrência

Ignorar sua concorrência é desperdiçar a oportunidade de aprender com erros e acertos do mercado. Analise boas ideias, reconheça possíveis problemas e use esse conhecimento na criação do seu projeto.

Pesquise referências e tendências de decoração

A decoração de um restaurante precisa ter personalidade. Uma boa pesquisa de imagens irá ajudar a identificar conceitos que poderão ser aplicados na criação do seu projeto.

Conte uma história

A decoração é mais que um elemento decorativo, muitas vezes distrai, interage ou apresenta sua história, experiência ou o conceito do seu estabelecimento.  Frases divertidas, a experiência da sua família com a gastronomia, a história do estabelecimento, elementos decorativos de acordo com o estilo do negócio, são recursos muito utilizados.

Explore paredes na decoração do seu restaurante

Encare as paredes como grandes painéis que podem ser explorados para comunicar.

Transporte seus clientes para um país, conte uma história ou crie um clima temático. O Painel fotográfico é um excelente recurso para decorar paredes e encher de vida seu estabelecimento. Murais de fotos, adesivação de paredes, quadros e grafite são alguns dos recursos utilizados.

A culinária do seu negócio é inspirada em algum país? Que tal trazer imagens deste local para transportar seus clientes para uma viagem que vai além dos sabores e cheiros.

Um exemplo é o restaurante oriental Tokyo House:  O ambiente é decorado com grandes painéis realizados pela Carvalho Print – Adesivação e Comunicação Visual, as imagens criam todo o clima oriental do restaurante.

Garimpe objetos para criar sua decoração

Feirinhas, viagens e objetos de família pode ser muito úteis para agregar elementos a decoração e gerar o clima e conceito que o empresário deseja. 

Invista em um som ambiente cheio de personalidade

Boa música pode transportar seu cliente para o local ou conceito desejado. É importante lembrar que a música precisar criar um ambiente agradável, sem atrapalhar conversas e estimulando o conforto e bem estar.


Fonte: Artigos Administradores / A experiência gastronômica começa na decoração do seu restaurante

Os comentários estão fechados.