A falácia das faculdades de administração

A falácia das faculdades de administração

Sabe aquele momento em que você conclui que todo conteúdo visto na faculdade não te preparou para o desafio real?

Os cursos de Administração no país estão formando máquinas de reprodução de conteúdo – ” Taylor e Fayol fizeram isso isso e isso…” e só!

Qual o problema desta situação? A realidade é muito mais complexa e dinâmica.

Administrar é a arte de tomar decisões baseadas em cenários distintos e aleatórios. O que pode servir para determinada empresa em um determinado momento pode não colaborar na solução de algum outro entrave ou investimento em outra organização (ou na mesma empresa). Mas por quê? Porque os cenários são distintos, as organizações são distintas e uma extensa variedade de fatores que tornam a vida dos administradores complexa e intensa.

O que acontece nas faculdades?

“Haverá aula de marketing (ou qualquer outra disciplina) na quinta-feira, onde se abordará exclusivamente marketing”. Neste cenário, o “facilitador” do conhecimento irá mencionar Philip Kotler, seus conceitos e fundamentos do assunto. Até aí tudo bem, mas tomar uma decisão de marketing é bem mais complexo do que isso. Abordar marketing dentro das salas de aulas é utilizar os conceitos de Kotler e outros pensadores e ainda envolver assuntos do tipo econômico, logístico, financeiro, pessoal, etc.

Para se atingir determinada praça pode-se por exemplo praticar um preço diferenciado em seus produtos ou serviços! Mas administrador, o que isso irá impactar no seu fluxo de caixa? Quais serão os custos logísticos para escoar esta produção? Quais serão os melhores vendedores para deslocar a este novo local de vendas?

Para lançar um novo produto quanto de matéria prima deverá se estocar? Quais as mudanças no parque de produção? Quais as leis que incentivam a produção sustentável do mesmo? etc.

E assim caminhar dentro dos assuntos, todos eles entrelaçados, forçando aos estudantes compreenderem a complexidade de um planejamento estratégico e da tomada de decisão. Desta forma, os estudantes estariam visualizando a administração na sua essência, no seu aglomerado de variáveis que podem afetar as empresas positivamente ou negativamente.

Logicamente que os conceitos de todos os pensadores fundamentais da administração devem ser levados em consideração, porém, é essencial formar administradores capazes de tomar decisões holísticas dentro da organização, decisões que mudam de situação a cada instante. Utilizar todos os conceitos de forma agregada e não mais separadamente!!!

Logo, para se construir uma comunidade de administradores que tratem a administração do tamanho que ela é, da importância que ela tem e que estejam preparados para os desafios que este campo do conhecimento irá (com certeza) oferecer, é necessário mudar a forma como a mesma é tratada nas universidades desse país.


Fonte: Artigos Administradores / A falácia das faculdades de administração

Os comentários estão fechados.